Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de abril de 2010

BOLETIM PNLL PLANO NACIONAL LIVRO E LEITURA

                    Plano Estadual do Livro e Leitura do Mato Grosso do Sul



O governo do Mato Grosso do Sul publicou, no último dia 9, decreto instituindo o seu Plano Estadual do Livro e Leitura. O plano, informa o Portal MS, será um “instrumento de fortalecimento das cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura, como fato relevante para o desenvolvimento da produção intelectual, o acesso aos bens culturais e a promoção da cidadania no Estado”. A implementação deverá ser feita em regime de mútua cooperação com a União, no âmbito do PNLL, e com os municípios do Estado, no âmbito de seus Planos Municipais do Livro e da Leitura (PMLLs), podendo participar sociedades empresariais, universidades e organizações da sociedade civil.



                           FORUM  Mais Livro Mais Leitura em Bonito



Na semana passada, entre os dias 7 e 9, também aconteceu o Encontro Regional do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito. E a cidade recebeu ainda o Fórum Mais Livro Mais Leitura , que contou com a participação de Maria Helena Signorelli, da Coordenação-Geral de Economia e Política do Livro do MinC; Zoara Failla, gerente executiva de Projetos do Instituto Pró-Livro; e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL.



                         Fórum Mais Livro Mais Leitura em Faxinal do Céu



Em maio, será Faxinal do Céu que receberá representantes dos 399 municípios do Paraná para o Fórum Mais Livro Mais Leitura . O Fórum faz parte do Programa “O Livro e a Leitura nos Estados e Municípios”, implementado em parceria pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Plano Nacional do Livro e Leitura e Instituto Pró-Livro. O objetivo é fomentar Planos Estaduais e Municipais do Livro e Leitura, mobilizando, capacitando e assessorando estados, prefeituras e secretarias da Educação e Cultura para o seu desenvolvimento e implantação. Acesse o site Mais Livro Mais Leitura .



                                               II CNC



No último dia 7 de abril, foi apresentado na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados o resultado da II Conferência Nacional de Cultura. Segundo o site do MinC, as propostas foram detalhadas pela secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, que lembrou ser o Congresso Nacional “fundamental na aprovação do marco regulatório da Cultura”. Clique aqui e confira as proposições de cada um dos um dos cinco eixos da CNC da setorial do Livro, Leitura e Literatura.



                                                Novo endereço do PNLL



O escritório do PNLL de São Paulo passa a funcionar a partir de hoje, 12 de abril, na Representação do Ministério da Cultura em São Paulo. O endereço é Rua Formosa, 367, 21º andar - Centro - São Paulo (SP). Os telefones para contato são (11) 5539-6304 ou 5084-0628.



                                         Capacitação em Projetos Culturais



O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa do MinC que visa, segundo o site do Ministério, “qualificar a demanda no setor cultural e difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e às parcerias e apoios diversificados”. As próximas cidades que receberão as oficinas gratuitas são Arapiraca (AL), São Francisco do Conde (BA), Currais Novos (RN), Garanhuns (PE), Campo Grande (MS) e Macapá (AP).



                          Armário do Conhecimento e Inclusão Digital Fonte de Cultura



O Instituto Cultural da Indústria Paraíba (Sesi-PB) criou o Armário do Conhecimento e Inclusão Digital. Desenvolvido junto aos trabalhadores da indústria e seus dependentes, o projeto utiliza recursos tecnológicos e atividades lúdicas que despertam o interesse e o prazer de ler. Integrado ao Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), proporciona mecanismos de compreensão de leitura e acesso ao mundo digital.



                                  Paulo Coelho digital



Paulo Coelho, o escritor brasileiro que já vendeu mais de 100 milhões de livros em todo o mundo, está também fazendo sucesso nas mídias sociais. Depois de facilitar o trabalho de piratear seus livros na Web (veja entrevista para o site de O Estado de S. Paulo) e criar um filme experimental a partir de 6 mil vídeos enviados por seus leitores, ele acaba de se tornar um dos indicados para o 3rd Annual Open Web Awards . Ele concorre nas categorias Tweet of the Year; Most Interesting Twitter User to Follow; Best Facebook Fan Page; Most Educational to Follow; e Most Inspiring to Follow.



                                                                        Bienal do Ceará



Teve início na última sexta, 9 de abril, e segue até o dia 18, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará. O tema principal desta edição é “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e a escritora homenageada, a cearense Rachel de Queiroz. O evento também abriga o seminário Cultura, Democracia e Socialismo na América Latina e Caribe , que discutirá a integração cultural, comunicação e o futuro do socialismo na região.


  
BN  inaugura exposição de obras raras



O Projeto Fênix: antes & depois , da Biblioteca Nacional , restaurou 104 obras publicadas entre os séculos XV e XVIII. São mais de 15 mil folhas recuperadas, parte delas podendo agora ser vistas pelo público. Entre as obras expostas, estão uma edição de 1609 de Os Lusíadas, de Camões, e o livro Divina Proportione (1509), de Luca Pacioli, com ilustrações de Leonardo da Vinci.







Nenhum comentário: