Minha lista de blogs

terça-feira, 13 de abril de 2010

O INDIZIVEL NO SESC CAMPOS NO DIA 16/004/2010 ÁS 20 HORAS

INDIZÍVEL expressa um momento fundamental na vida de um pintor, um escritor e um ator que depois de uma crise criativa, voltam a executar suas artes inspirados em uma mesma imagem: um cego a espera de seu amor, uma mulher chamada Sarah.
Apresentação



INDIZÍVEL apresenta a história de um pintor, um escritor e um ator que, cada um a seu modo, contam a história de um cego a espera de um amor, uma mulher chamada Sarah.

O momento de espera é a noite de um reveillon e todos buscam a sua Sarah, que em alguns momentos foi a causa dessa “paralisia” e em outros aparece como aquela que os “curaria”, devolveria a eles, sua paixão criadora, uma vez que essas mulheres – distintas entre si – tinham além do nome, a mesma condição: os abandonaram com uma promessa de retorno.

Um mergulho nas histórias desses personagens que se metamorfoseiam no próprio cego. Ou do cego que se metamorfoseia nesses personagens.

E pra um artista passar tempos sem criar é torturante. Como dizem os personagens da peça, passar dois anos sem criar “é como se você fosse um centro-avante dois anos sem gol, ou um surfista dois anos sem onda, ou um pára-quedista dois anos sem queda. Mais algum exemplo?”. Não seríamos incompletos sem a possibilidade de manifestarmos o que nos é mais próprio? Quem somos afinal, senão o que manifestamos como nosso próprio fazer?

A noite de reveillon, tal com o momento sugere: um renascer. A lucidez dessa espera, dessa ausência, dessa cegueira fez com que eles voltassem a criar. Com ou sem Sarah.

As palavras se entrelaçam nas pinceladas do escritor e na performance do ator. Todos falam sobre o cego, que conheceu sua Sarah numa noite de reveillon com a promessa de voltar a se encontrar no mesmo local – seu apartamento e como todos esperavam por dois anos.

A peça é um jogo, uma metalinguagem e se passa nesse vácuo de espera do cego, nessa reflexão desses artistas sobre a espera do cego, espelho deles mesmos. Ou seriam os artistas espelho do cego (espelho paradoxal para um cego), a que cegueira estariam presos, a espera de quem estariam?

Concepção



A trilha sonora de Manuel Pessôa tem presença fundamental na peça. O som contínuo do piano, com algumas melodias que sempre se repetem, trabalha sensações fundamentais na expressão da dramaturgia, que acontece em espiral. Por isso, a música traz uma referência sonora única. Em outros momentos, o som vem como imagem: chuva, multidão que grita, passos no assoalho, fogos de artifício. A trilha sonora assume assim um papel essencial na concepção do espetáculo, pois estabelece um contato, tendo a audição como o sentido principal e o sons, pano de fundo mais estreito para nortear sua realidade.

A história do cego foi escrita pela capixaba Aline Yasmin, poeta, pensadora e articuladora cultural a convite de Vinícius Piedade. A partir daí, Vinícius dialogou com outros personagens, um escritor, um pintor e um ator que estavam há dois anos sem criar, numa narrativa metalingüística, para entrar no universo do cego.

No texto de Yasmin, um cego é posto frente a lembranças de acontecimentos passados que o prenderam, ou antes que o envolveram dos quais não pretende se libertar. A liberdade, aqui, assume um papel complexo e fundamental para seu futuro, mas toda esta agonia, esta indefinição, a sua vida, depende de um momento, uma aparição, uma presença, e esta presença acontecerá nos próximos momentos... ou não. Como passar os últimos instantes de espera e expectativa para enfrentar a liberdade ou a continuidade deste pacto desesperador? Como sentir, exprimir, contar e expor esse dilema sem se utilizar de imagens, sem saber o que há exatamente ao lado e ao mesmo tempo, transformar memória nessas imagens – ainda que não visuais. Essa história se passa de maneira fragmentada, já que as lembranças desse encontro com Sarah são o foco e a partir daí, um estreito contato com si mesmo.

Essas sensações são investigados pelos artistas em suas obras: o pintor expressa isso em seu quadro, o escritor em seu livro e o ator nessa peça. Peça de um ator com cenário mínimo, usando o máximo do seu material humano e o mínimo de recurso externo. Uma relação intensa e direta com o público, que é convidado a montar o quebra cabeças das histórias. Público que é convidado a refletir sobre a acomodação e sobre a força que o amor exerce sobre nós. A busca de usá-lo para fortalecer ao invés de enfraquecer é uma questão levantada com muita veemência pelos artistas que retratam o cego ou pelo cego a refletir sobre os artistas.

PESQUISA







Depois de cinco anos em viagens por todo país com o solo CARTA DE UM PIRATA, Vinícius Piedade volta ao palco com essa dramaturgia inédita visando aprofundar sua pesquisa da questão do ator sozinho no palco usando o mínimo de recurso mas visando o máximo de efeito. Sua pesquisa iniciada com a turnê de CARTA DE UM PIRATA chama-se O ATOR INCONFORMADO. CÁRCERE é a continuidade dessa pesquisa juntamente com o solo INDIZÍVEL. As três peças estão em repertório de Vinícius Piedade.




IMPORTÂNCIA SOCIAL DA ARTE e reflexão do espetáculo INDIZÍVEL



Na base do projeto INDIZÍVEL está a concepção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a todos sem procurar ser destinada a um público específico.

Combinamos os mais diversos elementos: a música, a literatura, a mímica e o teatro em suas várias acepções: erudito, popular, regional- primamos por tornar a artes simples, sem perder o caráter poético e a erudição, apostando também na sensibilização sensorial dos espectadores.

Atrelando a concepção do espetáculo ao processo de difusão cultural a peça se estrutura sobre a questão de como democratizar o acesso à arte, sendo assim, a democratização não é apenas um compromisso, mas a própria razão de ser do espetáculo. E isso se dá de diversas formas, seja através de apresentações em contextos físicos e sociais adversos, seja nas parcerias que já foram feitas e que serão feitas por todo país na viabilização desse acontecimento teatral.

Ficha Técnica



Direção, iluminação e atuação:

Vinícius Piedade



Texto: Aline Yasmin e Vinícius Piedade



Trilha Sonora: Manuel Pessoa



Concepção visual: Márcio Baptista



Figurino: Cynthia Guedes



Fotos: Joffre Oliveira







Nenhum comentário: