Na próxima quinta-feira, tem início o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e o I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, no Centro de Convenções do Memorial da América Latina, em São Paulo. Exatos dois anos antes, em 14 de agosto de 2006, era publicada a Portaria Interministerial 1.442 que institucionalizava o Plano Nacional do Livro e Leitura. O anúncio do lançamento foi feito na Bienal do Livro de São Paulo daquele ano. Agora, durante a 20ª edição desta mesma Bienal, o PNLL conta com um espaço de 150m2, na Avenida 1 com as ruas D e E, onde divulgará os projetos cadastrados em seu Mapa de Ações e as iniciativas dos Ministérios da Cultura e da Educação relacionadas ao livro e à leitura.
Fórum apresentará 50 ações do PNLL
Durante o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura, os participantes conhecerão, por meio de pôsteres digitais, 50 dos 681 projetos cadastrados no PNLL (clique aqui para ter acesso ao Mapa das Ações). As ações representarão as diversas regiões do Brasil e as características institucionais das propostas (governo federal, estadual, municipal ou da sociedade civil), assim como os quatro eixos estratégicos do PNLL (Democratização do acesso; Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização da leitura e comunicação; e Desenvolvimento da economia do livro).
Coleção anima clássicos da literatura mundial para uso como material pedagógico
Campanha O Direito de Ler será lançada na Bienal do Livro de São Paulo
Com o objetivo de valorizar a dimensão educativa e política da leitura, a campanha O Direito de Ler, será lançada na Bienal do Livro de São Paulo. O projeto, organizado por Edições SM, contará com diversas ações como o “túnel dos direitos humanos”, o lançamento do mini-selo Leituras do Escritor e a contribuição com o acervo da Biblioteca Viva, que será instalada em pavilhão anexo da Bienal, dentro do projeto Ler é a minha praia. A campanha é lançada no ano em que se comemora o sexagenário dos Direitos Humanos e pretende estimular a reflexão sobre a educação, além de fomentar a leitura e a produção literária.
6º Festival Recifense de Literatura
Nenhum comentário:
Postar um comentário