12 de março, data do nascimento do bibliotecário e escritor Manuel Bastos Tigre, é o Dia do Bibliotecário. Entre as várias comemorações, a Bibli
oteca da Presidência da República promove, em Brasília, Bibliotecário no Brasil - O mundo da informação: o capital humano em debate, no próprio dia 12, com palestras e exposições no auditório do anexo I, Palácio do Planalto. Também no dia 12, às 14h, acontece o 3º Encontro Regional de Bibliotecários, na Universidade de Taubaté. E na capital paulista, na mesma data, profissionais do setor se encontram no prédio da Imprensa Oficial, às 9h, para um café da manhã durante o qual será apresentada a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro.
Livros contra a violência juvenil
"Combater a violência com inteligência" é o lema dos policiais da base militar do Jardim Ranieri, em São Paulo, responsáveis pela implantação da Biblioteca da Base Comunitária de Segurança no bairro paulistano. A iniciativa - que integra o Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso) -, conta com um acervo de aproximadamente oito mil livros e sua sede foi levantada pelos policiais, com auxílio da comunidade na doação do material de construção e mão-de-obra. Além de diminuir as taxas de violência local por proporcionar um lugar onde os jovens podem passar as tardes, a presença da BCS no Jardim Ranieri vem preencher uma lacuna cultural da região, oferecendo aos moradores de todas as idades um estímulo à leitura e à melhoria do desempenho escolar.
Circuito da Leitura
Prêmio Vivaleitura
Estão abertas as inscrições para o prêmio Vivaleitura 2009. Até o dia 24 de julho, as instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil podem concorrer com seus trabalhos de incentivo à leitura em três categorias distintas (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Serão selecionados e divulgados em outubro cinco projetos em cada eixo. Os vencedores serão conhecidos em novembro.
CERLALC promove 3º Congreso Iberoamericano de Libreros
O Centro Regional para El Fomento Del Libro En America Latina e el Caribe (CERLALC) irá promover, dos dias 18 a 20 de abril, o terceiro Congreso Iberoamericano de Libreros, em Buenos Aires, Argentina. Com o tema El Futuro de Un Oficio, o congresso terá como foco as mudanças que o setor livreiro está sofrendo, principalmente com a entrada de inovações tecnológicas. Dentre os convidados estão Marco Marinucci, representante do Google na Itália, e Richard Uribe, do CERLALC da Colômbia. O Brasil será representado por Elizabeth Xavier, da editora Objetiva.
Propaganda mostra crianças estimulando adultos na leitura
Um vídeo que circula na internet aborda a possibilidade das crianças estimularem os adultos na leitura. Nas imagens, uma criança lê um livro, mas sua mãe a pressiona para irem embora. A jovem escolhe um livro para a mãe, envolvendo ambos no mundo literário. No Brasil, os jovens e crianças leem mais que os adultos de acordo com a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, com uma média de 8,5 livros para a faixa etária de 11 a 13 anos e 4,2 para adultos de 30 a 39.
Ortografia é unificada, mas e a fala?
Vídeo produzido pela BBC Brasil durante o especial sobre o acordo ortográfico compara a questão da ortografia com as grandes diferenças na fala que há entre os países de língua portuguesa. Apesar de já ter gerado controvérsias nos Estados lusófonos, como o manifesto assinado por mais de 100 mil portugueses contra a junção da língua, o Novo Acordo Ortográfico será implantado. Já as falas continuarão diferentes. O vídeo ainda diz que a troca cultural no mundo lusófono pode facilitar a compreensão, além de relatar que os portugueses têm maior facilidade em entender os brasileiros do que o contrário.
E-reader Kindle integrado ao Iphone
Um aplicativo que permite aos usuários de Iphones e Ipods Touch ter acesso ao Kindle está sendo distribuído gratuitamente pela Amazon na Apple App's Store, possibilitando o acesso e a transferência dos mais de 240 mil livros encontrados no estoque da Amazon. Com o programa Kindle for Iphone and Ipod Touch, é possível começar um livro no Kindle e continuar a leitura exatamente do ponto onde parou nos hardwares da Apple. Entretanto, não é possível dar o zoom através do multi-touch do celular, bem como não há acesso a jornais, revistas e blogs, serviço limitado a apenas um Kindle. De acordo com a Reuters, "a Amazon não tem interesse em promover o produto muito rapidamente para que possa preservar sua base muito maior de receitas geradas pela venda de livros impressos, além de evitar competição direta com empresas como a Apple."
Nenhum comentário:
Postar um comentário