Embaixadora da Cultura do Brasil
Personagem Mônica, de Mauricio de Sousa, deverá receber título do MinC
O Ministério da Cultura deverá homenagear com o título de Embaixadora da Cultura do Brasil a personagem Mônica, criação do desenhista e cartunista Mauricio de Sousa.
O anúncio da titulação será feito pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, neste sábado, 18 de julho, durante a abertura da exposição Mauricio 50 Anos. A solenidade - que marca o ínicio de uma série de eventos para comemorar o cinquentenario da Turma da Mônica - ocorrerá às 19h, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo.
“Vemos com muita legitimidade a titulação da Mônica como Embaixadora da Cultura do Brasil em reconhecimento à relevância das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa como produto cultural brasileiro de projeção internacional e a sua eficácia como recurso pedagógico de estímulo à leitura”, afirma a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles.
A escolha da personagem deve-se à contribuição de Mauricio de Sousa para as políticas públicas voltadas à promoção do acesso aos bens e serviços culturais. Nessa perspectiva, a iniciativa também contribui para ampliar as possibilidades de parcerias, sobretudo em relação ao uso de imagem para fins educativos e culturais.
“Foi uma surpresa. A Mônica vai continuar com o mesmo trabalho de espalhar cultura. Agradeço ao ministério”, declarou Mauricio de Sousa, pai da ‘pequena dentuça’, que conquista crianças e adultos a cada geração desde 1963, quando foi criada.
Com sua personalidade forte, Mônica é a mais popular da Turma e lidera a maioria das campanhas educativas realizadas pelo Instituto Mauricio de Sousa. Também já foi nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela organização no país, e do Turismo do Brasil, pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
Parceria com a Cultura - Em dezembro do ano passado, a Mauricio de Sousa Produções doou mais de três milhões de exemplares de gibis ao Ministério da Cultura para ser distribuído nas bibliotecas municipais do Brasil, nos Pontos de Leitura e Pontinhos de Cultura. Do montante, 300 mil exemplares são destinados ao Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, uma ação conjunta entre as duas pastas voltada para o incentivo à leitura. Leia mais.
Turma da Mônica
Mauricio de Sousa iniciou sua trajetória de desenhista, roteirista e criador de histórias em quadrinhos em 1959. A primeira tira, publicada no Jornal Folha da manhã, era protagonizada por seus primeiros personagens: o cão Bidu e seu dono Franjinha.
Atualmente, os gibis de Maurício de Sousa, encabeçados pela personagem Mônica, fazem parte do cotidiano da população brasileira como veículos de diversão, informação e formação, marcando a vida de crianças, jovens e adultos de diferentes gerações.
Nessas cinco décadas, suas criações chegaram ao público no cinema, televisão, jogos eletrônicos e Internet. A Turma da Mônica tem sido instrumento de difusão e formação cultural e de disseminação de boas práticas relacionadas à ética, cidadania, justiça, solidariedade, preservação ambiental, valorização da arte e do esporte, dentre outros temas de relevância sociocultural.
Personagem Mônica, de Mauricio de Sousa, deverá receber título do MinC
O Ministério da Cultura deverá homenagear com o título de Embaixadora da Cultura do Brasil a personagem Mônica, criação do desenhista e cartunista Mauricio de Sousa.
O anúncio da titulação será feito pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, neste sábado, 18 de julho, durante a abertura da exposição Mauricio 50 Anos. A solenidade - que marca o ínicio de uma série de eventos para comemorar o cinquentenario da Turma da Mônica - ocorrerá às 19h, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo.
“Vemos com muita legitimidade a titulação da Mônica como Embaixadora da Cultura do Brasil em reconhecimento à relevância das histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa como produto cultural brasileiro de projeção internacional e a sua eficácia como recurso pedagógico de estímulo à leitura”, afirma a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles.
A escolha da personagem deve-se à contribuição de Mauricio de Sousa para as políticas públicas voltadas à promoção do acesso aos bens e serviços culturais. Nessa perspectiva, a iniciativa também contribui para ampliar as possibilidades de parcerias, sobretudo em relação ao uso de imagem para fins educativos e culturais.
“Foi uma surpresa. A Mônica vai continuar com o mesmo trabalho de espalhar cultura. Agradeço ao ministério”, declarou Mauricio de Sousa, pai da ‘pequena dentuça’, que conquista crianças e adultos a cada geração desde 1963, quando foi criada.
Com sua personalidade forte, Mônica é a mais popular da Turma e lidera a maioria das campanhas educativas realizadas pelo Instituto Mauricio de Sousa. Também já foi nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pela organização no país, e do Turismo do Brasil, pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
Parceria com a Cultura - Em dezembro do ano passado, a Mauricio de Sousa Produções doou mais de três milhões de exemplares de gibis ao Ministério da Cultura para ser distribuído nas bibliotecas municipais do Brasil, nos Pontos de Leitura e Pontinhos de Cultura. Do montante, 300 mil exemplares são destinados ao Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, uma ação conjunta entre as duas pastas voltada para o incentivo à leitura. Leia mais.
Turma da Mônica
Mauricio de Sousa iniciou sua trajetória de desenhista, roteirista e criador de histórias em quadrinhos em 1959. A primeira tira, publicada no Jornal Folha da manhã, era protagonizada por seus primeiros personagens: o cão Bidu e seu dono Franjinha.
Atualmente, os gibis de Maurício de Sousa, encabeçados pela personagem Mônica, fazem parte do cotidiano da população brasileira como veículos de diversão, informação e formação, marcando a vida de crianças, jovens e adultos de diferentes gerações.
Nessas cinco décadas, suas criações chegaram ao público no cinema, televisão, jogos eletrônicos e Internet. A Turma da Mônica tem sido instrumento de difusão e formação cultural e de disseminação de boas práticas relacionadas à ética, cidadania, justiça, solidariedade, preservação ambiental, valorização da arte e do esporte, dentre outros temas de relevância sociocultural.
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