Minha lista de blogs

sábado, 2 de julho de 2011

Funcultura EM CAMPOS Até que enfim ...

Os novos integrantes do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura  (Funcultura), que é um organismo formado por membros da sociedade civil e poder público, nomeados pela prefeita Rosinha Garotinho, foram empossados neste sábado, (02) na sede da Secretaria Municipal de Cultura. Na ocasião, foi eleito por unamidade o vice presidente do órgão, o poeta Antônio José Muylaert Batista (Dedé). Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, o momento está sendo a realização do sonho de artistas de várias gerações.
  
__ A partir da criação do Funcultura, Campos passa a ser uma das poucas cidades brasileiras a contar com um Fundo para o desenvolvimento de seus investimentos culturais. Dessa maneira, pretendemos atender aos anseios e aumentar a autoestima dos produtores culturais, além de estimular todas as produções que são tão ricas na construção da cidade. Esta oportunidade tão esperada é o reconhecimento do poder público ao trabalho dos artistas __ destacou Orávio.
   
O secretário ressalta que há mais de 60 anos, entidades culturais esperam por este momento que ficará marcado na história do município. O vice presidente eleito, Dedé Muylaert, ressaltou que, além da importância da criação do Fundo há o reconhecimento do empresariado local em relação aos artistas.
  
"Este momento é resultado do incentivo e comprometimento do presidente Orávio de Campos aos produtores culturais. Reconhecemos a grandiosidade da conquista e buscaremos a qualificação dos profissionais da área cultural", acrescentou Dedé.
   
A criação do fundo e sua regulamentação prevêem apoios, através de editais para teatro, música, produções videográficas, edição de livros e catálogos, preservação do patrimônio público, pesquisas históricas, além de manutenção de programas envolvendo o inventário das novas culturas tribais decorrentes das novas ordens sociais localizadas na periferia do município. Após a posse realizada hoje, os documentos serão registrados em cartório, o CNPJ será solicitado e os produtores culturais poderão se registrar no órgão.
   
Os membros - O Comitê tem a presidência do secretário de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, e os demais representantes do governo são: Patricia Cordeiro Alves (Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima); Mauricio de Moura Caldas Xexéo (Biblicoteca Municipal Nilo Peçanha); e Neusimar da Hora (Secretaria Municipal de Educação).  Da sociedade foram nomeados: a professora Dione Baptista do Amaral Sardinha (Núcleo de Pesquisas do Uniflu/Fafic); o turismólogo Antonio Roberto de Góis Cavalcanti (Kapitar Turismo e Cultura); a professora Neide Maria da Hora (Núcleo de Arte e Cultura de Campos) e o poeta Antonio José Muylaert Batista (Associação Regional de Teatro – Arta).

Nenhum comentário: