Jurubatiba é tema de poesia em bienal internacional
Autora é de Carapebus e viveu em Quissamã durante a adolescência
Foto: Genílson Pessanha/Prefeitura de Quissamã
Poesia da região valorizando a restinga de Jurubatiba fará parte
da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 10 agosto, no
Pavilhão de Exposição do Anhembi (SP). 'Um coração, três pulmões” é um
dos muitos trabalhos da poetisa Ana Paula Souza Filgueira, de Carapebus,
que estudou durante a adolescência em Quissamã. O trabalho fará parte
da antologia de poesias e contos 'Nossa História, Nossos Autores', em
dois volumes, que será lançado durante o evento. Segundo Ana Paula, sua poesia fala de um tempo em que a restinga era visitada de forma mais intensa pelas famílias, com as típicas praiadas em feriados prolongados, acampamentos, descanso. “Não é uma crítica à modernidade e ao maior controle necessário do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, que é uma estrutura importante para conservar o espaço natural”, informou, ressaltando que o objetivo do texto é apenas não deixar a memória se perder.
A secretária de Educação de Quissamã, Maria Aparecida dos Santos e Silva disse achar interessante um trabalho que relembra a história e fala da realidade de forma poética, que acaba sensibilizando as pessoas. “Queremos passar esta experiência nova para os alunos”, disse, convidando Ana Paula para declamar a poesia durante a Semana Literária, que será realizada de 28 a 30 de agosto, reunindo alunos da Educação Infantil ao 9º ano da rede municipal.
Premiada pela qualidade de seus poemas, que fazem parte de várias antologias, a poetisa disse que o título “Um coração, três pulmões” refere-se à restinga de Jurubatiba espalhada pelos municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário