Minha lista de blogs

quarta-feira, 11 de junho de 2008

GRUPO FAZ DE CONTA PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL


PROALFA /UNIMED CAMPOS

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS
UMA QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Grupo Faz de Conta atendendo a um pedido da assistente social Fatima Zaia participa deste projeto desde de 2006. Para o grupo é muito gratificante pois tem como objetivo principal de promover e divulgar a leitura nada mais justo que uma ação como essa que resgata a auto estima principalmente. Em brevwe estarei divulgando fotos da participação.
Confira o projeto

· Identificação : PROALFA
· Caracterização : Programa de Responsabilidade Social Empresarial
· Implantação : 2001
· Locais atendidos pelo programa: Comunidades de baixa renda sem escolaridade fundamental.
· Público alvo: adultos/idosos





II - OBJETIVOS

Ø Através do processo de Alfabetização proporcionar ao público atendido das Comunidades assistidas, uma visão clara e diferenciada da realidade na qual estão inseridos. Estimulando o desenvolvimento da leitura fundamental desencadeamos um processo de valorização da auto-estima, do fortalecimento pessoal, da confiança na aprendizagem, valorizando a educação como meio de reforço para inclusão social em sintonia com a comunidade.



III - METODOLOGIA

Baseando-se nos princípios paulofreirianos e da educadora Emília Ferreiro ( propostas piagetianas) o processo de ensino-apredizagem trabalha a diversidade de gêneros com a tradição oral e linguagem não verbal. O indivíduo como sujeito transformante, pode contribuir para mudanças do seu cotidiano , de seu grupo e da sua comunidade . A metodologia insere codificações e decodificações das palavras, das sílabas , da relação fonema e do conceito de numerização. Os alfabetizandos adultos chegam às salas de aula depois de uma série de experiências informais com as letras e com os números, acumulando conhecimentos práticos e reflexões sobre o dia a dia, próprios da luta pela sobrevivência e da vida no cotidiano em ambientes letrados e semi-letrados.
Sendo assim, as ações pedagógicas de caráter interdisciplinar são entendidas como um exercício de cidadania e ato transformante à medida da significância na expressão da inserção do alfabetizando em sua realidade, num determinado recorte histórico, o processo de ensino aprendizagem constrói e transforma o saber individual e coletivo. O PROALFA foi desenvolvido através de pesquisa sócio-econômica em comunidades carentes, mensurando as necessidades locais, vindo a priorizar o setor educacional através da Alfabetização para Adultos. O programa desenvolve dois Módulos distintos : Módulo I direcionado aos alunos não letrados e Módulo II, aos alunos que já realizam algum reconhecimento das letras , cada qual com nove meses de duração. As avaliações pedagógicas são trimestrais num processo global resultante do construtivismo com análise individual e coletiva.


IV – PÚBLICO ALVO

O PROALFA atende ao público adulto / idoso das comunidades assistidas pelo Programa.


V – AVALIAÇÃO

A UNIMED CAMPOS através da operacionalidade do PROALFA não previa resultados com tanto retorno positivo como vem registrando as avaliações nestes últimos cinco anos de implantação. O comprometimento das comunidades / alunos melhora consideravelmente em todas as áreas abrangentes da educação. Quando optamos pelo PROALFA não prevíamos tanta aceitação. As conclusões do impacto partiram da primeira pesquisa que entrevistou 12 alunos e na opinião deles, o programa promoveu melhora significativa em suas vidas , tais como: na comunicação com familiares , vizinhos e colegas de turma, organização e limpeza, relacionamento interpessoal, e em relação a compreensão da vida como um todo. As entrevistas revelaram ainda, nas respostas espontâneas , o aumento da responsabilidade com mais postura, nova leitura do mundo: mais educada, maior asseio pessoal e auto-estima, interesse em participar de outras atividades culturais e educacionais, como: palestras, oficinas educativas , passeios, mini cursos profissionalizantes e desejo de dar continuidade nas séries subseqüentes do ensino fundamental.
Identificamos a transformação das turmas durante sua evolução pedagógica e pessoal. A cada nove meses todos alunos participam de leituras e interpretações de parágrafos dentro da organização ascendente ( leitura individual ou em dupla e depois a compartilhada).
Até dez/2007 totalizamos 567 adultos alfabetizados, com grande procura das comunidades para novas turmas. Registramos a evolução do Programa também com gráficos e resultados estatísticos visualizando o crescimento sócio-educativo. Finalizando, o PROALFA desenvolve as capacidades de pensar, criar, dialogar e expressar-se em diferentes leituras e linguagens adormecidas na idade e no tempo.
Em 2008 renovamos as inscrições e novas matrículas em atendimento as 03(três) comunidades – Matadouro, Guarus e Ururaí, cada qual com média de 30 alunos. Paralelamente, realizamos ações socioeducativas bimestrais – neste ano – focalizaremos o Tema “ PROMOVER RECICLAGEM DE IDÉIAS E ALTERNATIVAS PARA SUSTENTABILIDADE” – através de palestras, vídeos, oficinas e gincanas, estimulando a cultura e o entretenimento, desenvolvendo ferramentas para construção de pessoas mais informadas, colaboradores de um mundo mais justo, saudável e feliz, é o nosso ideal.O respeito ao meio ambiente cresce à medida que a população possa entender melhor a dinâmica da natureza, e a educação é o fertilizante do futuro.
----------------------------------------------------------------------------------------
Maria de Fatima Costa Zaia
Assistente Social Unimed Campos/RJ
Coordenadora do PROALFA/ Gestor em Responsabilidade Social
ssocial@campos.unimed.com.br
tel(s) 22- 27370659

Nenhum comentário: