Minha lista de blogs

quinta-feira, 26 de junho de 2008

INFORME LEITURA

Simpósio Internacional marca centenário da morte de Machado de Assis

O Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial reunirá nos dias 25 a 29 de agosto de 2008, no auditório do MASP, em São Paulo, nomes importantes da crítica machadiana nacional e estrangeira para um ciclo de conferências e debates. Organizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da Fundação Editora da Unesp e com apoio do Ministério da Cultura, o encontro “tem a função de construir as bases para um contato mais amplo, sólido e constante entre os diversos pesquisadores da obra de Machado de Assis”. As inscrições para o evento já estão abertas e são gratuitas. O evento integra o eixo 2 do PNLL (Fomento à Letura e à Formação de Mediadores). Informações completas sobre o programa, palestrantes e inscrições estão disponíveis no site.


Escolas indígenas recebem livros escritos por índios

Alunos de aldeias do norte e nordeste do Brasil estão recebendo os primeiros exemplares de livros produzidos por professores índios. No total, são 42 títulos elaborados para as escolas indígenas de todo o país e distribuídos pelo Ministério da Educação. Além das matérias tradicionais, as obras tratam de temas como línguas, ritos, lendas e a literatura indígena, além de focarem as questões ambientais. A previsão é que a distribuição da primeira remessa dos livros termine até o final de julho.

Livro de Todos está pronto

Foi finalizado no último dia 16, com a publicação do 18º e último capítulo, o Livro de Todos. A obra, escrita de forma colaborativa na Internet, teve a participação de 173 pessoas, entre anônimos e autores famosos, além de 14.238 visitantes que acessaram o site neste período para acompanhar "O mistério do texto roubado". O livro será lançado, com sessão de autógrafos e presença dos autores, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre 14 e 24 de agosto.

Crianças lêem mais por diversão que adolescentes

Um estudo sobre os hábitos de leitura dos jovens entre 5 e 17 anos nos EUA, o Kids & Family Reading Report, apontou que o tempo gasto na leitura por lazer, e não por obrigação, diminui a partir dos oito anos e continua a decair ao longo da adolescência, principalmente porque não encontram títulos que lhes interessem. Ainda assim, um quarto do total dos entrevistados afirmou ler por prazer todos os dias. Acesse o estudo completo (em inglês).


Biblioteca Popular de Botafogo reabre após restauração

A Biblioteca Popular de Botafogo foi reaberta na última sexta-feira, homenageando o escritor Machado de Assis, patrono do espaço. Durante o fim de semana, houve atividades culturais sobre o escritor no lugar, como peças de teatro, palestras e shows. A Biblioteca Popular de Botafogo foi instalada no Rio de janeiro em 1956. Este ano, o espaço passou por um processo de restauração estrutural e agora volta a disponibilizar aos cariocas narrações de histórias, peças teatrais e encontros literários, além de um acervo de cerca de 22 mil títulos.

Nenhum comentário: