Minha lista de blogs

terça-feira, 12 de agosto de 2008

BOLETIM DA LEITURA



PNLL na Bienal de São Paulo


Na próxima quinta-feira, tem início o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e o I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, no Centro de Convenções do Memorial da América Latina, em São Paulo. Exatos dois anos antes, em 14 de agosto de 2006, era publicada a Portaria Interministerial 1.442 que institucionalizava o Plano Nacional do Livro e Leitura. O anúncio do lançamento foi feito na Bienal do Livro de São Paulo daquele ano. Agora, durante a 20ª edição desta mesma Bienal, o PNLL conta com um espaço de 150m2, na Avenida 1 com as ruas D e E, onde divulgará os projetos cadastrados em seu Mapa de Ações e as iniciativas dos Ministérios da Cultura e da Educação relacionadas ao livro e à leitura.


Fórum apresentará 50 ações do PNLL



Durante o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura, os participantes conhecerão, por meio de pôsteres digitais, 50 dos 681 projetos cadastrados no PNLL (clique aqui para ter acesso ao Mapa das Ações). As ações representarão as diversas regiões do Brasil e as características institucionais das propostas (governo federal, estadual, municipal ou da sociedade civil), assim como os quatro eixos estratégicos do PNLL (Democratização do acesso; Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização da leitura e comunicação; e Desenvolvimento da economia do livro).


Coleção anima clássicos da literatura mundial para uso como material pedagógico



A coleção Que tudo mais vá para o inferno, da
Livro Clip, disponibilizará gratuitamente para visualização e download vídeos e trailers de obras clássicas como MacBeth, de Shakspeare, e Fausto, de Goethe, apoiando-se no site Domínio Público. Também serão lançadas na rede informações biográficas dos autores, dados sobre a obra e algumas dicas para professores utilizarem o livro na sala de aula.


Campanha O Direito de Ler será lançada na Bienal do Livro de São Paulo



Com o objetivo de valorizar a dimensão educativa e política da leitura, a campanha O Direito de Ler, será lançada na
Bienal do Livro de São Paulo. O projeto, organizado por Edições SM, contará com diversas ações como o “túnel dos direitos humanos”, o lançamento do mini-selo Leituras do Escritor e a contribuição com o acervo da Biblioteca Viva, que será instalada em pavilhão anexo da Bienal, dentro do projeto Ler é a minha praia. A campanha é lançada no ano em que se comemora o sexagenário dos Direitos Humanos e pretende estimular a reflexão sobre a educação, além de fomentar a leitura e a produção literária.

35º Prêmio FNLIJ abre inscrições


A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil abre as inscrições para o 35º prêmio FNLIJ. Contando com 18 categorias, a premiação escolherá as melhores obras publicadas no ano de 2008. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de dezembro gratuitamente, mediante envio de cinco exemplares do livro concorrente para a FNLIJ. Os livros serão lidos e avaliados em diferentes etapas por especialistas de todas as regiões do Brasil.

6º Festival Recifense de Literatura


Entre os dias 24 a 31 de agosto de 2008, acontece o 6º Festival Recifense de Literatura. Além de uma Festa do Livro, o evento conta com seminários, laboratório de comunicação literária, minicursos sobre teoria e criação literária, conferências, concurso de recitação poética, mostra de cinema, mesas-redondas, oficinas descentralizadas, leituras de ficção e de poesia e exposições. Em 2008, o Festival tem como tema: Recife de todas as leituras.









Nenhum comentário: