Minha lista de blogs

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Prezados amigos e associados,

Prezados amigos e associados,

O Governo do Estado, através da Secretaria do Estado de Cultura, firmou um acordo com o SESC Rio e está repassando uma verba de R$ 600.000,00 para um projeto de circulação de espetáculos (saiu 6a. feira, 22/08, no Globo). A escolha dos espetáculos é de responsabilidade do SESC Rio. Serão treze cidades novas que receberão espetáculos teatrais, onde não existem unidades do SESC Rio. Teatros ou locais nas cidades que não tenham condições de receber espetáculos serão equipados ou terão lonas construídas para o evento.

O CBTIJ, há duas semanas atrás, foi recebido pela Superintendente de Teatros do Estado do RJ, Sra. Eva Dóris, que disse ser conhecedora de nosso trabalho, que nossos associados se diferenciam pela qualidade de seus espetáculos e que poderíamos contar com seu apoio em relação ao teatro para crianças.
Causou-nos, portanto, muita surpresa, ao tomarmos conhecimento do projeto acima descrito, que o mesmo não contemple o segmento de teatro infantil. É na infância que se toma gosto pela música, pelo teatro, pelo futebol. Uma criança, que desde cedo vai a um jogo, começa a gostar de esporte e, assim, só uma criança sendo levada ao teatro poderá, quando adulta, ser um público efetivo. Chamamos isso de criação de uma futura platéia.
Esqueceram-se a Secretária Adriana Rattes e a Superintendente de Teatros Eva Dóris que as crianças têm tanto direito de assistir a bons espetáculos quanto seus pais. Sabemos que nos últimos anos vivemos uma crise de maus espetáculos de teatro infantil (talvez no teatro adulto o número seja até maior), mas os associados do CBTIJ têm em repertório uma enorme quantidade de espetáculos premiados e com excelentes críticas.

Por outro lado, sabemos que as crianças em muitos destes novos municípios escolhidos talvez nunca tenham assistido a um espetáculo profissional de qualidade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente que prega: em seu Art. 4º, parágrafo único – "A garantia de prioridade compreende... (alínea c) ter preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas, e na (alínea d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude"; e em seu Art. 59 – "Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.". Portanto, essa ação da Secretaria de Cultura, além de ser discriminatória em relação às crianças, é também preconceituosa com os profissionais que fazem teatro para crianças.
Assim é que o CBTIJ espera que o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, respeite "a cidadania das crianças e o direito destas de aprenderem e se divertirem pelo teatro e reafirme o direito ao lazer e à cultura da criança e do jovem."
Fomos informados também pela Secretaria de Cultura, através da sua Superintendente, que está para ser lançado um edital de fomento a produções teatrais e tomamos a atitude de enviar carta solicitando que a mesma dê a devida importância à questão de seleção de espetáculos para crianças. Seria interessante pensar, ainda, numa comissão de seleção que tenha profissionais que entendam e participem da área infantil.

Solicitamos a todos os associados e amigos que escrevam para o e-mail
eva.doris@cultura.rj.gov.br / eva.doris@terra.com.br / sec@sec.rj.gov.br se manifestando e solicitando a inclusão de espetáculos para crianças neste circuito. Pois, além de tudo o que já afirmamos acima, não podemos ver nosso mercado de trabalho ser ainda mais sucateado.

Cordialmente,
CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude
Conselho de Administração

Nenhum comentário: