Minha lista de blogs

terça-feira, 30 de setembro de 2008

BOLETIM FAZ DE CONTA OUTUBRO 2008




Práticas de leitura ganham espaço com o I Concurso Pontos de Leitura

Visando selecionar 600 iniciativas que fortaleçam, estimulem e fomentem a leitura no Brasil, o Ministério da Cultura criou o I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis. Cada uma das ações inscritas será avaliada por comissão presidida pelo coordenador-geral do Livro e Leitura, Jéferson Assumção, e as selecionadas receberão um kit de, no mínimo, 500 títulos, um computador e um mobiliário básico. As incrições, abertas até dia 10 de novembro, são gratuitas e podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, cujas iniciativas completem no mínimo um ano no dia 10 de novembro de 2008. Não poderão se candidatar bibliotecas, escolas e universidades de caráter público.


43 milhões de livros serão distribuídos a estudantes da rede pública em 2009

Cerca de sete milhões de estudantes da rede pública de ensino, do ensino fundamental e médio
receberão, a partir de 2009, 43 milhões de exemplares de livros didáticos. As obras estarão relacionadas com as matérias básicas lecionadas e a distribuição de livros será feita pelos Correios, com exceção das áreas rurais, onde a prefeitura será a responsável pela distruibuição. Além disso, cerca de 60 milhões de livros complementares para a primeira série do ensino fundamental serão enviados, totalizando 103 milhões de volumes distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE).


Prêmio Jabuti divulga seus vencedores
Os vencedores da 50ª edição do
Prêmio Jabuti foram divulgados no último dia 23. O evento, que ocorreu na Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, premiou três livros em cada uma de suas categorias, com destaques para o livro O filho eterno, vencedor da categoria romance e finalista do prêmio Portugal Telecom, a obra 1808, de Laurentino Gomes, vencedor da categoria reportagem e O outro lado, de Ivan Junqueira, vencedor em Poesia. Os troféus do prêmio Jabuti serão entregues no dia 31 de outubro, quando finalmente serão revelados os melhores livros de ficção e não-ficção.


Feira de Frankfurt mantém sua convidada de honra, negando boicote


Representantes da Feira de Frankfurt, que se iniciará no dia 15 de outubro,
mantiveram sua decisão de manter a Turquia como homenageada, contradizendo os boatos de que haveria o boicote devido à censura imposta na Turquia. De acordo com o vice-presidente do evento, Thomas Minkus, a feira não pode forçar um país a tomar uma posição política. Vinte autores já aderiram ao boicote à Turquia, entretanto, mais de 300 autores turcos já confirmaram suas presenças.


Completa-se o centenário da morte de Machado de Assis


Completa-se nessa segunda feira, dia 29 de setembro, o centenário da morte de Machado de Assis, um dos maiores escritores não só do Brasil, mas de toda a literatura mundial. Haverá na tarde de hoje uma sessão solene na Academia Brasileira de Letras, da qual foi fundador, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também assinará na ocasião quatro decretos de promulgação do Acordo Ortográfico dos Países de Língua Portuguesa. Para ler os textos de Machado de Assis
.


Machado de Assis inspira escritor premiado


O jornalista e escritor Délcio Teobaldo, vencedor do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infanto-Juvenil com a obra Pivetin, relata, em entrevista veiculada no site
Plurale, como uma pesquisa sobre Machado de Assis inspirou sua criação. “Gostar de ler e portar livros, naquela época equivalia, numa correlação direta, a portar uma arma, como a infância desassistida faz hoje. Neste aspecto, Machadinho é contemporâneo e se impõe como um ícone de superação social, ao sair da invisibilidade e se tornar o que é. Assim como Machadinho, Pivetin enfrenta e sobrevive a situações adversas”. Na entrevista, Teobaldo também fala que Machado de Assis é exemplo de superação social, além de explanar a origem do seu trabalho, seu processo de criação literária e o papel mobilizador da literatura.


Obra completa de Machado de Assis está na rede de computadores


A obra completa de Machado de Assis está disponível ao público na
Internet. Composta de 246 arquivos, a coleção está organizada de forma cronológica e contém desde os mais famosos romances do escritor até as poesias, peças de teatro, traduções, crônicas e contos. O projeto conta ainda com depoimentos de estudiosos e especialistas, além da biografia e de vídeos relacionados ao autor. Fruto de uma parceria do site Domínio Público com o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística, da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto apresenta os textos nos formatos para leitura na tela (HTML) e download (PDF).


DVDs com bate-papos de escritores são distribuídos a 600 escolas estaduais em MG


Uma série de DVDs educativos contendo as 15 melhores entrevistas com escritores do programa Sempre um Papo do ano de 2007 foi distribuida, na última quarta feira, dia 17, em 600 escolas de 61 municípios de Minas Gerais. Essa
ação, da Associação Cultural Sempre um Papo, busca aproximar os autores dos leitores por meio de bate-papos, além de trazer discussões mais amplas para a sala de aula com a utilização dos DVDs. De acordo com Jéferson Assumção, coordenador geral do Livro e Leitura do MinC, "os projetos da Associação Sempre um Papo, que integram as ações do PNLL, aproximam o escritor e o leitor, propiciando debates e reflexões que contribuem para uma maior divulgação da literatura, especialmente entre crianças e jovens estudantes". Além da distribuição dos DVDs, houve também um programa de capacitação de diretores e orientadores, discutindo a importância da leitura em sala de aula.


Escola italiana utiliza Pinóquio como alerta contra pedófilos


Uma escola em Brescia, Itália, decidiu utilizar
Pinóquio para alertar as crianças contra a pedofilia. Após lerem trechos do livro em classe, os professores indagam os alunos sobre forma a fazer com que eles consigam captar o conceito de “estranho” e assim evitar ataques de pedofilia.


Analfabetismo na Brasil é um dos piores da América Latina


Apesar de sofrer queda e estabilizar-se em 10% no Brasil, o índice de analfabetismo brasileiro ainda é um dos piores da América Latina, ficando atrás de países como Bolívia, Suriname e Peru, como informa a
Folha Online. De acordo com a pesquisa realizada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 14, 1 milhões analfabetos em 2007. A maior taxa ocorre entre a população com 25 anos ou mais (12,5%), enquanto a menor ocorre entre os adolescente (1,7%).


Biblioteca encontra partitura inédita de Mozart


Uma equipe de trabalhadores de uma biblioteca em Nantes, na França,
encontrou uma partitura inédita de Mozart. Deixada na biblioteca por volta do século XIX, o documento ficou perdido por mais de um século. A obra, que se fosse vendida hoje chegaria ao preço de 100 mil dólares, é dividida em duas partes: a primeira contém alguns compassos de uma peça religiosa, enquanto a segunda está em processo de decodificação, já que há notas por todas as partes do papel.


Inscreva sua ação no PNLL


O PNLL está construindo um Mapa de Ações pelo livro e pela leitura, sistematizando os programas, projetos e eventos e abrindo o site para cadastro de ações. São quatro os eixos estratégicos: Democratização do acesso, Fomento à leitura e à formação de mediadores; Valorização da leitura e comunicação; e Desenvolvimento da economia do livro. As informações para preeenchimento do cadastro estão disponíveis .

Nenhum comentário: