Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Diminui analfabetismo no país



Diminui analfabetismo no país

O analfabetismo no Brasil caiu nos últimos anos. Foi o que apontou a análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nessa semana pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada). Em 1992 o número de analfabetos era de 17,2%, caindo para 10% em 2007. Isso representa 7,2 pontos percentuais em 15 anos. Segundo os resultados, a queda maior ocorreu entre a população com 15 anos de idade ou mais. Já a população com 40 anos ou mais apresentou o maior número, concentrando 17,2% de analfabetos. Esse dado evidencia os problemas de acesso à escola que grande parte da população brasileira mais velha teve quando estava em período escolar.
Com relação à localização, os dados apontaram que nas áreas rurais quase um quarto da população é analfabeta. Já para a população urbana/metropolitana este índice é de 4,4%. Para os quesitos raça/cor, os indicadores revelaram números expressivos. Mesmo com alguns avanços a população negra ainda representa mais que o dobro do número de brancos que não sabem ler nem escrever. São 14,1% em contraponto aos 6,1% dos brancos.
Nordeste
Apesar da grande redução do número de analfabetos o Nordeste do país ainda é a região que concentra o maior número de pessoas que não sabem ler nem escrever. De acordo com o diretor da Diretoria de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, mesmo diante da redução de 0,8 p.p, essa região ainda apresenta um índice duas vezes maior que a média brasileira, situando-se em 20%. O contraste fica visível se observados índices como da região Sul, com 5,4%, seguida da Sudeste, que apresentou 5,8 %.
Por Ana Paula de Oliveira
*Fonte:
www.ipea.gov.br

Nenhum comentário: