Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de outubro de 2008



Espaço literário para crianças de até 5 anos no Paraná


Com um espaço desenvolvido para aguçar os sentidos de crianças de zero a cinco anos por meio dos livros, o projeto Bebeteca: berço dos futuros leitores, localizado na cidade paranaense de Castro, visa destacar a importância da literatura no desenvolvimento infantil. O programa, que integra o do PNLL, proporciona o estímulo à criatividade das crianças e a convivência com os livros desde os primeiros meses de vida.


Biblioteca é transferida para novo edifício e permite maior acesso a livros e leitura


A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Espírito Santo, fez a transferência do acervo para um novo edifício, aumentando a capacidade acervistica para 100 mil exemplares. Integrante do Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, o projeto disponibiliza praça interna com tecnologia multimídia, sala de TV e um centro de exposições, proporcionando aos cerca de 1000 usuários/dia formação e reflexão sócio cultural através do convívio com livros e com a tecnologia.


Feira de Frankfurt completa 60 anos debatendo o futuro do livro


Com a participação de 7,3 mil expositores de 110 países, movendo 1 bilhão de euros em negócios e atraindo quase 300 mil visitantes, teve início a Feira de Frankfurt com muito debate sobre o futuro do mercado livreiro, a crise econômica global e a influência da digitalização. Destaque também para a literatura turca, especialmente a feita por mulheres, e a falta dos livros brasileiros nas estantes no primeiro dia do evento. No último sábado, dia 18, o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Marques Neto, e o coordenador geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, falaram sobre as políticas públicas adotadas no Brasil para difusão do livro e promoção da leitura.


Pesquisa discute o futuro das editoras com a digitalização


Pesquisa realizada pela Feira de Frankfurt buscou descobrir como a digitalização irá alterar o futuro da indústria editorial. Respondido por mais de mil profissionais de 30 países, a enquete aponta o comércio com livrarias online como o mais importante para o desenvolvimento do setor e a Amazon e o Google como os principais atores da digitalização mundial. A expectativa do setor é que os livros tradicionais sejam ultrapassados pelos digitais em 2018, mas a discussão sobre os e-books ainda divide os editores.


Versão de livros pela Internet é elogiada por Paulo Coelho


A produção e divulgação de livros pela Internet foram elogiadas por Paulo Coelho, autor convidado da Feira de Frankfurt que já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo. Presente na abertura da Feira, o escritor disse que a veiculação de suas obras pela Internet impulsionou as vendas, ao contrário do que pensam algumas editoras. "Eles lêem algumas páginas e pensam: meu Deus; é muito mais fácil comprar o livro do que ler nesta tela - então, eles vão lá e compram o livro", disse Coelho, em entrevista após a abertura do evento.


Concurso Pontos de Leitura é lançado após visita em área violenta do Recife


O I Concurso Pontos de Leitura foi lançado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na sede da Representação Regional Nordeste do MinC. O evento, que homenageia o centenário da morte de Machado de Assis, selecionará 600 iniciativas culturais que fomentem o livro e a leitura no Brasil. Antes, o ministro visitou o projeto Livroteca Comunitária Os Guardiões, que se localiza na Comunidade dos Bodes, uma das mais violentas do Recife. Na ocasião, foi assinado um convênio com a coordenação do programa Mais Cultura e uma doação de 200 títulos para o projeto.


Rede de bibliotecas no Recife lança campanha para arrecadar livros


A campanha Para gostar de ler, precisamos de livros, lançada pela Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Recife, busca arrecadar livros para 14 bibliotecas cadastradas nesta rede. Com 7 pontos de arrecadação, o projeto será finalizado em 30 de novembro. Jéferson Assumção, coordenador geral do Livro e Leitura do MinC, disse que o objetivo do Governo Federal é estimular ações semelhantes a essa em todo o país, já que "é preciso desenvolver o hábito de leitura, principalmente, em comunidade carentes”, diz.


FliPorto Divulga sua programação literária


Foi divulgada a programação literária da Fliporto 2008, que ocorre em Porto de Galinhas, Pernambuco, entre os dias 6 e 9 de novembro. A programação conta com uma aula espetáculo de Ariano Suassuna na abertura, um dia dedicado à literatura latino-americana (sábado) e uma homenagem ao centenário de Machado de Assis, no dia 9. A programação também terá lançamentos de livros e atividades para as crianças no FliPortinho.


Prêmios literários divulgam seus finalistas


O Prêmio São Paulo de Literatura de 2008 divulgou seus finalistas que concorrerão ao prêmio de R$ 200 mil. Apesar de divulgado que seriam dez finalistas para cada categoria, o júri optou unanimamente que o melhor seria escolher apenas cinco escritores para cada grupo. Já o prêmio National Book Award, dos Estados Unidos, anunciou seus finalistas, dentre os quais figuram Peter Matthiessen (vencedor do prêmio de não-ficção em 1979) e Marilynne Robinson, finalista em 1983 e 1989. Os vencedores serão divulgados em 19 de novembro, em Nova York.


Vencedores de prêmios literários pelo mundo são divulgados


O vencedor do Man Booker Prize de 2008 foi o indiano Aravind Adiga, que escreveu o romance de ficção The White Tiger. Ele se tornou o quinto indiano a vencer o Booker Prize e ganhou uma quantia de 87 mil dólares. Já Uwe Tellkamp foi o vitorioso no Prêmio Alemão do Livro com seu romance sobre a derrocada da Ex-Alemanha Oriental sob a perspectiva de uma família de classe média. O autor levou 25 mil euros pela vitória.


Brasileiro vence Prêmio Leya 2008


O jornalista brasileiro Murilo Antônio de Carvalho foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Leya. Com o título O Rastro do Jaguar, o brasileiro terá sua obra publicada por uma das editoras do grupo português Leya, além de receber 100 mil euros pela vitória. Murilo é o repórter responsável pelo programa Siga bem caminhoneiro, do SBT e também autor do programa Rádio Atitude, junto com Ana Maria Braga e Louro José.


Evento em Alagoas reúne Proler e gestores de bibliotecas públicas


Acontece entre os dias 3 e 7 de novembro, em Alagoas, o IV Encontro Alagoano do Proler, com o objetivo de reunir todos os segmentos do livro e leitura do estado nordestino. O evento, que tem como eixo temático A Leitura e Redes de Bibliotecas para uma Alagoas Sustentável, também abrigará o II Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas Públicas e o I Fórum do Plano Estadual do Livro e Leitura. Para se inscrever, basta entregar dois livros infantis que serão doados à Biblioteca do Estado e à Biblioteca Volante.


Dicas de leitura


Sonetos e Outros Poemas, de Manuel Maria de Barbosa du Bocage“Incultas produções da mocidadeExponho a vossos olhos, ó leitores ;Vede-as com mágoa, vede-as com piedade;Que elas buscam piedade, e não louvores; Ponderai da Fortuna a variedadeNos meus suspiros, lágrimas e amores ;Notai dos males seus a imensidade,A curta duração dos seus favores ; E se entre versos mil de sentimentoEncontrardes alguns, cuja aparênciaIndique festival contentamento, Crede, ó mortais, que foram com violênciaEscritos pela mão do Fingimento,Cantados pela voz da Dependência.”Leia este e outros poemas na íntegra
Dentro da noite, de João do Rio“— Então causou sensação?—-Tanto mais quanto era inexplicável. Tu amavas a Clotilde, não? Ela, coitadita! Parecia louca por ti, e os pais estavam radiantes de alegria. De repente, súbita transformação. Tu desapareces, a família fecha os salões como se estivesse de luto pesado. Clotilde chora... Evidentemente havia um mistério, uma dessas coisas capazes de fazer os espíritos imaginosos arquitetarem dramas horrendos. Por felicidade, o juizo geral é contra o teu procedimento.— Contra mim?Podia ser contra a pureza da Clotilde. Graças aos deuses, porém, é contra ti. Eu mesmo concordaria com o Prates que te chama velhaco, se não viesse encontrar o nosso Rodolfo, agora, onze da noite, por tamanha intempérie metido num trem de subúrbio, com o ar desvairado...— Eu tenho o ar desvairado?— Absolutamente desvairado.— Vê-se?— É claro. Pobre amigo! Então, sofreste muito? Conta lá. Estás pálido, suando apesar da temperatura fria, e com um olhar tão estranho, tão esquisito. Parece que bebeste e que choraste. Conta lá. Nunca pensei encontrar o Rodolfo Queiroz, o mais elegante artista desta terra, nem trem de subúrbio, às onze de uma noite de temporal. É curioso. Ocultas os pesares nas matas suburbanas? Estás a fazer passeios de vício perigoso?”

Favoritos
Clarice Lispector (1920-1977)“Quando comecei a escrever, que desejava eu atingir? Queria escrever alguma coisa que fosse tranqüila e sem modas, alguma coisa como a lembrança de um alto monumento que parece mais alto porque é lembrança. Mas queria, de passagem, ter realmente tocado no monumento. Sinceramente não sei o que simbolizava para mim a palavra monumento. E terminei escrevendo coisas inteiramente diferentes.”“Não sei mais escrever, perdi o jeito. Mas já vi muita coisa no mundo. Uma delas, e não das menos dolorosas, é ter visto bocas se abrirem para dizer ou talvez apenas balbuciar, e simplesmente não conseguirem. Então eu quereria às vezes dizer o que elas não puderam falar. Não sei mais escrever, porém o fato literário tornou-se aos poucos tão desimportante para mim que não saber escrever talvez seja exatamente o que me salvará da literatura." Trecho do livro Aprendendo a viver
Site oficial


Visão de Clarice Lispector, poema de Carlos Drummond de Andrade
Trecho de entrevista gravada em 1977 para a TV Cultura
Trailer de A Hora da Estrela, filme de Suzana Amaral baseado na obra de Clarice Lispector
Trechos de obras de Clarice Lispector
A Paixão segundo G.H. no Google Book
Clarice Lispector entrevista Tom Jobim


Cursos e Palestras
A Prosa de Ficção: sua criação e seu alcanceEstação das LetrasQuando: 29 de outubro, das 17h às 22hConteúdo: Serão trabalhadas duas etapas relacionadas à prosa na ficção. Na primeira será discutida a questão “será que há algo a qual valha a pena escrever?”, passando na seqüência para o estudo da adequação de forma e conteúdo dos contos desenvolvidos pelos alunos.Docente: Luiz RuffatoLocal: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro (RJ)Telefone: (21) 3237-3947E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=estacaodasletras@estacaodasletras.com.br
Couro para encadernação de livros de coleção em geral ABERQuando: 1º de novembro, das 9h às 14hConteúdo: O curso transmitirá conhecimentos básicos para a utilização do couro em encadernações, estudando seus principios e critérios de conservação.Docente: Orlando OkanishiLocal: Rua Machado de Assis, 222 cj 2 – São Paulo (SP)Telefone:(11) 5579-6200E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=secretaria@aber.org.br
Os Grandes Romances do Século XXCasa do Saber - RJQuando: Início em 5 de novembro, às quartas-feiras, às 20 horasConteúdo: O curso estudará alguns dos mais importantes romances do século XX, analisando sua importância e sua estrutura, dando enfase ao enredo, às peculiaridades e inovações de cada um dos romances.Docente: Marcelo BackesLocal: Av. Epitacio Pessoa, 1164 – Rio de Janeiro (RJ)Telefone: (21) 2227-2237E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=inforio@casadosaber.com.br
Formação Inicial de EscritoresRevista LínguaQuando: 10, 12, 17 e 19 de novembro, das 19h30 às 22hConteúdo: Será estudada a criação de um estilo próprio de escrita, mediante a descoberta de recursos e métodos literários.Docente: Gabriel PerisséLocal: Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar – São Paulo (SP)Telefone: (11) 3039-5696E-mail: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=oficinas@revistalingua.com.br
Agenda nacional
III Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e XV Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas (RJ)20 a 22 de outubroMais informações: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=snbp@bn.com.br ou (21) 2220-4690 Feira Nacional de Jaguariúna (SP)22 a 26 de outubroMais informações 54ª Feira do Livro de Porto Alegre (SP)31 de outubro a 16 de novembroMais informações 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (CE)13 a 21 de novembroMais informações Feira do Livro de Curitiba (PR)4 a 16 de novembroMais informações: http://br.mc521.mail.yahoo.com/mc/compose?to=feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br
Agenda internacional
Feira Internacional do Livro de Santiago (Chile)31 de outubro a 16 de novembroMais informações Feira do Livro de Istambul (Turquia)1º a 11 de novembroMais informações Miami Book Fair (Estados Unidos)9 a 16 de novembroMais informações Feira do Livro de Oslo (Noruega)21 a 23 de novembroMais informações Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México)29 de novembro a 7 de dezembroMais informações
28ª Feira do Livro Ricardo Palma (Peru)30 de novembro a 12 de dezembroMais informações
Prêmios Literários
5º Prêmio Barco a VaporPeríodo de inscrições: até 28 de fevereiro de 2009Aberto a: todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos.Premiação: R$ 30 milMais informações 7º Concurso de Contos - Instituto Popular de Arte e Educação e Biblioteca Leverdógil de FreitasPeríodo de Inscrições: até 31 de outubroAberto a: jovens de 13 a 17 anos e adultos acima de 18 anosMais informações Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH)Período de inscrições: até 24 de outubroAberto a: instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação.Premiação: R$ 15 mil ao vencedor de cada categoria e R$ 5 mil ao segundo lugar.Mais informações 35ª Seleção Anual FNLIJ – Prêmio FNLIJ 2009 (Produção 2008)Período de inscrições: até 31 de dezembroAberto a: todos os profissionais do livro e editoras que tenham títulos em língua portuguesa.Mais informações VIII Prêmio Livraria Asabeça 2009Período de inscrições: 30 de junho de 2009Premiação: um contrato de edição e impressãoMais informações Prêmio Cidade de Porto Seguro – CrônicasPeríodo de inscrições: até 30 de novembro de 2008Premiação: Serão publicados todos os textos em livro alusivo, em janeiro de 2009Mais informações

Nenhum comentário: