Minha lista de blogs

sábado, 22 de novembro de 2008

7 ° Simposio Internacional dos Contadores de História

Internacional de Contadores de Histórias no Espaço Sesc, em Copacabana.
Como nas edições anteriores, o Simpósio traz inovações, consolidando sua posição de referência
Programação
Literatura - congressos e seminários7º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIASUm encontro com muita história para contar.
Com atrações de todo Brasil e convidados internacionais, o SESC Rio realiza a 7ª edição do Simpósio da arte de contar histórias, no Brasil e no mundo.
Este ano, a narração oral é relacionada à radiodifusão, com o tema Viajando nas histórias do rádio: Ontem e Hoje. O tema é uma homenagem ao centenário de Almirante (Henrique Foréis Domingues), a maior patente do rádio brasileiro e criador do programa Incrível, fantástico, extraordinário, sucesso nas décadas de 30 e 40.
A proposta é discutir a importância desse veículo no nosso dia-a-dia e como vêm se incorporando a ele novas tecnologias. Este ano, o Simpósio destaca como novidade a ênfase na conectividade: as sessões de histórias ganharão outros territórios através da transmissão via rádio e internet.
A programação do evento - gratuita - inclui mesas redondas, oficinas, Mercado da Palavra (com apresentações de contadores de histórias e espaço de leitura), e a famosa Maratona de Contos, com 24 horas seguidas de histórias reunindo atrações para todas as idades.
As mesas redondas (27 e 28) destacam a homenagem ao radialista Almirante, o trabalho de uma rádio para crianças com Alemberg Quindins - criador da Fundação Casa Grande do Cariri - e a rádio em locais alternativos com Werinton Kermes, secretário de cultura de Votorantin/SP e diretor do documentário Povo Marcado - programa de rádio produzido por detentas da cadeia pública de Votorantin, em São Paulo.
As oficinas (27 e 28), com duração de três horas, reunirão contadores brasileiros e estrangeiros debatendo temas sobre rádio e narração de histórias.
A Maratona de Contos, com 24 horas ininterruptas de histórias, terá início às 18h de sábado e terminará às 18h de domingo. Entre as atrações - Zé Zuca e a Rádio Maluca, Carlos Navas, Tapetes Contadores de Histórias, Maria Pompeu e José Bocca, entre outros.
O Simpósio de Histórias terá como convidados os estrangeiros Mônica Chiesa (Argentina), Merida Urquia (Cuba) e Misael Torres (Colômbia).
"O Almirante narrava - com a ajuda do cast de rádio-teatro da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, histórias curiosas enviadas pelos ouvintes e fazia grande sucesso. Teremos no Mercado da Palavra computadores com o áudio de vários programas apresentados pelo Almirante naquela época. Resgatar isso e mostrar para as novas gerações é muito bacana", afirma Benita Prieto, idealizadora e produtora do Simpósio.
Leia mais sobre o evento.
Como participar
Todas as atividades têm entrada franca e são sujeitas à disponibilidade de senhas.
Mesas Redondas, Mercado da Palavra e Oficinas: de 27 a 28 de novembro.
Mesas: das 9h às 13h.
Oficinas: 14h30 às 17h30 e de 18h30 às 21h30.
Maratona de Contos - 24 horas de histórias sem intervalo. Início dia 29 (sábado) às 18 horas e término dia 30 (domingo) de novembro às 18 horas.
Mais informações sobre o evento: (21) 3904-2210, 9828-0767 ou através do e-mail
simposiohistorias@ gmail.com.
Informações para a imprensa:Fátima Gomes - Ass. de Imprensa do SESC RioTel: (21) 3974-8903, 3974-8904 e 8566-4820E-mail:
fatimagomes@ sescrio.org. br.. 27 e 28/11 - Mesas-redondas: A literatura de Guimarães Rosa e Machado de Assis nas ondas do rádio; Viajando nas histórias do rádio; e O poder das narrativas organizacionais.. 27 a 30/11 - Mercado da Palavra: Feira de livros, cantinho de leitura e palco aberto para que o público narre suas histórias, em um espaço cenográfico construído para evocar a Era do Rádio.. 28/11 - Oficinas: Seu objetivo é fornecer ferramentas para que os contadores possam criar programas de rádio voltados para rádios comunitárias, emissoras comerciais e a internet.. 29 a 30/11, 18h às 18h - Maratona de Contos: Contadores profissionais se revezam na tarefa de entreter o público durante 24 horas ininterruptas. Espaço Sesc

Nenhum comentário: