Minha lista de blogs

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Boletim Faz de Conta Novembro 2008



Instituto Nacional do Livro é debatido no Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura


A recriação do Instituto Nacional do Livro (INL) foi um dos temas discutidos no I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil, que ocorreu no dia 29 de outubro. Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o INL é essencial para que haja “uma estrutura mínima que dê capacidade à articulação do conhecimento, das técnicas necessárias ao seu desenvolvimento”. O Seminário também tratou de outros assuntos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil como sociedade leitora. Dentre esses temas, segundo Jéferson Assumção, coordenador geral do livro e leitura do MinC, estão “o financiamento, através da criação do Fundo Pró-Leitura e a recuperação da institucionalidade do livro, com o Instituto Nacional do Livro e Leitura”. Já os avanços e obstáculos do PNLL foram discutidos por José Castilho Marques Neto, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, na primeira mesa de debates. Também estiveram presentes no evento o senador Cristovão Buarque, que defendeu o projeto da criação do Dia da Leitura no dia das crianças (12 de outubro) e o deputado Geraldo Magela (PT-DF), que debateu na Mesa II a criação de entidade autônoma para o livro.


Decreto pode criar Fundo Pró-Leitura


Segundo a Agência Câmara, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirmou que o Fundo Pró-Leitura poderá ser criado por meio de um decreto presidencial. Apesar da proposta estar em conflito com a de reforma tributária em andamento, as negociações estão avançadas e o governo já superou a interpretação de que o fundo seria constituído a partir de impostos. Para o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), coordenador da Frente Parlamentar Mista da Leitura, "dificilmente há oposição quando o assunto é leitura".


Biblioteca Nacional anuncia compra de 800 mil livros na semana que completa 198 anos


A Biblioteca Nacional anunciou a compra de 800 mil títulos que serão distribuídos para 410 bibliotecas municipais e 600 pontos de leitura em todo o país no primeiro semestre de 2009. O edital de licitação será divulgado em novembro. Cada biblioteca receberá mil livros e os pontos de leitura, 600, sendo 30% direcionados ao público infantil e juvenil, faixa etária predominante dos municípios inscritos no projeto “Território da Cidadania”.


Feira do Livro de Porto Alegre começou na última sexta-feira


A Feira do Livro de Porto Alegre teve início no último dia 31 de outubro. Em sua programação, mais de 700 sessões de autógrafos e 300 eventos entre mesas-redondas, oficinas e programação artísticas voltadas para crianças e adultos. Também ocorrerão outras atividades, como a exposição de cultura alemã, a homenagem aos patronos desta (Charles Kiefer) e das edições anteriores. Como o estado homenageado este ano é Pernambuco, serão destacadas obras de autores como Gilberto Freyre e Ariano Suassuna. A Feira segue até o dia 16 de novembro.


Prêmio VivaLeitura será entregue dia 12


A entrega do prêmio VivaLeitura acontece no dia 12 de novembro, no MASP, em São Paulo. O evento contará com a presença de Juca Ferreira, ministro da Cultura, Fernando Haddad, ministro da Educação, e Álvaro Marchesi, presidente da Organização dos Estados Ibero-americanos, entre outros. Os vencedores das três categorias (Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, Escolas públicas e privadas e Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais) receberão R$ 30 mil.


Concurso estimula fazer literário e criação poética


O Concurso Literário Mansueto Bernardi divulgará seus vencedores no dia 17 de novembro. Além de promover o fazer literário, o objetivo do projeto, que integra o Calendário Anual de Atividades e Eventos do PNLL, é divulgar a cidade de Veranópolis (RS) e o escritor Mansueto Bernardi. Totalmente dedicado à poesia, o concurso está dividido em quatro categorias (infantil, juvenil, adulto e maturidade), premiando com valores monetários, troféus e publicação de textos.


Evento encerra projeto Curtindo a Leitura


O VIII Café com Letras, que ocorre em Planaltina, Distrito Federal, encerra o projeto Curtindo a Leitura com o encontro de leitores e um escritor na escola. O projeto, que integra o Calendário Anual de Atividades e Eventos do PNLL, trabalha rodas de leituras, dramatizações e releituras, entre outras atividades, estimulando o hábito da leitura nos alunos durante o ano letivo.


Laurentino Gomes e Ignácio de Loyola Brandão vencem o Jabuti


Na última sexta feira, dia 31, foram entregues os troféus para os 20 vencedores do prêmio Jabuti e divulgados os grandes ganhadores das categorias ficção e não ficção. Ignácio de Loyola Brandão surpreendeu vencendo, com a obra O Menino que Vendia Palavras, o favorito Cristovão Tezza . E o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, representando o ministro da Cultura, Juca Ferreira, entregou o prêmio de não ficção para Laurentino Gomes, por 1808. A comemoração, que ocorreu na Sala São Paulo, contou com o lançamento do livro Prêmio Jabuti – 50 anos que traz fotos e textos em comemoração ao qüinquagésimo aniversário do prêmio.


4 mil pessoas utilizam o BookCrossing no Brasil


O projeto de Book Crossing, que consiste em deixar livros em lugares públicos para que outras pessoas leiam e repassem está ganhando força no território brasileiro. Integrante do Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), ele foi criado em 2001, e conta hoje com 5 milhões de livros registrados por 700 mil pessoas em 130 países. No Brasil, são 4 mil os integrantes que formam uma corrente de distribuição de livros. Segundo Helena Castello Branco, fundadora da primeira Zona Oficial do Brasil, localizada em São Paulo, o objetivo é conseguir estabelecer 30 zonas em todo o país até o fim de 2008, contribuindo “para aumentar os índices de leitura no Brasil”.


Google fecha acordo extra-oficial com autores e editoras


O Google fechou uma parceria extra-oficial com o sindicato norte-americano dos autores e a Association of American Publishers (AAP), propiciando a expansão do Google Book Search. Um dos pontos fundamentais do acordo é o pagamento de 125 milhões de dólares para custas processuais e a criação de uma organização independente sem fins lucrativos administrada por autores e editores, denominada Book Rights Registry. A decisão encerra a disputa judicial iniciada há três anos, quando o sindicato e a AAP moveram uma ação contra o projeto.


O Filho Eterno vence o Portugal Telecom


O escritor catarinense Cristovão Tezza foi o vencedor do prêmio Portugal Telecom com o livro O Filho Eterno. A obra, que narra a relação entre um pai e seu filho com síndrome de Down, também foi a vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio Bravo! Prime de Cultura deste ano. Em segundo lugar ficaram o português António Lobo Antunes e a brasileira Beatriz Bracher, com os títulos Eu Hei-de Amar uma Pedra e Antonio, respectivamente. O terceiro lugar ficou com O Sol se Põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho.

Nenhum comentário: