Minha lista de blogs

sábado, 6 de dezembro de 2008

Boletim Faz de Conta - Dezembro 2008 o último do ano .....



Prêmio VivaLeitura anuncia seus vencedores


Os ganhadores do Prêmio VivaLeitura 2008 foram divulgados na última quarta-feira, dia 12, em evento realizado no MASP (Museu de Arte de São Paulo), que contou com a presença dos representantes dos Ministérios da Cultura e da Educação, Américo Córdula e André Lázaro; do secretário Geral da OEI, Álvaro Marchesi; da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende; da presidente da Undime, Justina Iva; de secretários da educação de diversos estados; do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto; e do diretor do Grupo Santillana no Brasil, Andrés Cardó. Confira os projetos vencedores:
Categoria 1 (Bibliotecas públicas, privadas ou comunitárias): Ônibus-Biblioteca, de São Paulo - SP, que leva cerca de 130 mil livros à comunidade paulistana para empréstimo ou consulta.

Integra o Eixo 1 do PNLL.
Categoria 2 (Escolas públicas e privadas): Leitura Bibliotecas Escolares - Palavras Andantes, de Londrina – PR, que atua por meio de 4 focos (formação continuada dos professores, realização semanal da Hora do Conto, reestruturação arquitetônica e pedagógica das bibliotecas escolares e ampliação dos acervos) e busca investir na formação de leitores na escola.
Categoria 3 (Sociedade: ONGs, pessoas físicas, universidades, faculdades e instituições): Formação de multiplicadores da Expedição Vaga Lume, de São Paulo - SP, que visa formar mediadores de leitura em bibliotecas comunitárias de áreas rurais da Amazônia Legal.

Integra o Eixo 1 do PNLL.
Houve ainda menção honrosa para A Tarde Educação, da Bahia; Minibliotecas da Embrapa, do Distrito Federal (
integra o Eixo 1 do PNLL); Jornadas Literárias, do Rio Grande do Sul (integra o calendário de Eventos do PNLL); e Projeto Entorno, de São Paulo.


Ação incentiva a formação de novos leitores


O Projeto Biblioteca Viva, da Fundação Gregório de Matos, de Salvador (Bahia), busca incentivar a formação de novos leitores, disponibilizando encontros semanais e mensais com crianças para narração de histórias e oficinas com bibliotecários, professores e auxiliares de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Fruto das atividades do Ano Municipal da Leitura em Salvador, ocorrido em 2007, a ação integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) e busca despertar o gosto e o hábito da leitura, atingindo cerca de 1.500 crianças.




Mudança em lei autoral propõe legalização de fotocópia

Está em debate uma mudança na Lei 9610/98, que defende os Direitos Autorais no Brasil, para que ocorra a legalização da fotocópia. O coordenador geral de Direito Autoral do Ministério da Cultura, Marcos de Souza, em audiência promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, defendeu que as cópias sejam legalizadas, beneficiando, assim, o direito à educação. Segundo especialistas, essa lei limita o acesso à informação, devendo ser reformulada para equilibrar o direito de acesso público a informações e a proteção do direito do autor, bem como acompanhar os avanços que a informática vem produzindo em relação a dados.

Novo site dedicado ao cordel

Um site dedicado ao cordel foi lançado pela Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. São cerca de nove mil folhetos que podem ser consultados em versão digital, sendo cerca de 2.500 disponiblizados em versões originais e variantes. O site também disponibiliza a biografia de autores e informações sobre esse tipo de literatura. Para acessar o acervo.

Prêmios literários divulgam ganhadores

O guineense Tierno Monénembo venceu o prêmio francês Renaudot com a obra Le roi Kahel, que aborda o condicionamento dos intelectuais na África e a vida difícil dos africanos na França, inspirado no explorador francês, Olivier de Sanderval. Já o prêmio literário Dylan Thomas, oferecido pela Universidade de Wales, no Reino Unido, foi vencido pelo vietnamita Nam Le, que contou pequenas histórias em sua coleção The Boat. E o prêmio Goncourt foi para o afegão Atiq Rahimi, com a obra Syngué Sabour - Pierre de Patience, relatando a guerra e os sentimentos humanos nela despertados.

Livro didático carrega preconceitos implícitos, diz especialista

O livro didático brasileiro ainda apresenta estereótipos e baixa representação de raças e de gênero segundo a pesquisadora Fúlvia Rosemberg. Em audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, no último dia 12, Fúlvia citou estudo, do qual é co-autoria, que revela uma sub-representação de negros, indígenas, mulheres e, inclusive, de crianças. Na ocasião, ainda foram discutidas as políticas públicas para o livro didático, conduzida pelo Programa Nacional do Livro Didático e a suposta "ideologização" dos textos, principalmente do ponto de vista político.

VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará discute livro e leitura

Temas como a situação do setor do Livro e Leitura no nordeste brasileiro e as leis do Livro e da Leitura foram retratados no Ciclo de Debates: questões do livro e da leitura, promovido pelo MinC nos dias 14 e 15 de novembro, durante a VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Estiveram presentes Jéferson Assumção, da Coordenação Geral do Livro e Leitura do MinC, Wilma Nóbrega, representante do Nordeste na Câmara Setorial do Livro e Leitura, e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, que participaram dos debates.

Biblioteca Nacional presenteia crianças e jovens com livros


Nenhum comentário: