Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

BOLETIM FAZ DE CONTA ... MAIS INFORMAÇÕES...



Editorial


Em 2008, lembramos de Machado de Assis, de Padre Vieira e Guimarães Rosa, gigantes da literatura brasileira. Foi o ano em que, após mais de uma década, aprovou-se o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que pode contribuir para que o português seja um dos idiomas oficiais da ONU. Aprofundou-se a relação desta antiga mídia que é o livro com as novas tecnologias, descobrindo-se novas plataformas de leitura - caso dos celulares.
Mas também foi um ano fértil em discussões sobre políticas públicas para o livro e a leitura. Na próxima edição do Boletim do PNLL, iremos lembrar de alguns eventos que marcaram 2008. Agora, é tempo de refletirmos sobre os rumos que foram tomados e o papel estratégico que o PNLL exerceu para fazer cumprir sua missão principal: induzir e colaborar para a construção de uma Política de Estado para que, junto com a Sociedade, se desenvolva a capacidade leitora de todo o povo brasileiro.


Durante o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura, que aconteceu em agosto, já foi possível apontar para uma importante mudança de mentalidade e da aceitação do PNLL como ponto de reflexão e referência para as políticas públicas do setor. O Ministério da Educação, que ano a ano intensifica a distribuição de centenas de milhões de livros didáticos, passou a priorizar também a aplicação de recursos na formação de professores-leitores, a criação de bibliotecas em salas de aula e abriu o debate com a sociedade para a reintrodução da literatura como matéria curricular. No Ministério da Cultura, a aplicação integral dos planos do "Mais Cultura" na área do livro e leitura pode significar uma verdadeira revolução no sistema de bibliotecas públicas e nas formas de se relacionar com os potenciais leitores, através dos Pontos de Leitura e dos Agentes de Leitura.


Um dos acontecimentos mais importantes na área do apoio político à luta por uma sociedade leitora foi a criação da Frente Parlamentar pela Leitura, liderada pelo deputado Marcelo Almeida. As iniciativas pelo fortalecimento político estratégico da leitura para os brasileiros, que já vinham sendo tomadas pelo poder executivo e pela sociedade agora contam com o apoio de enorme contingente de deputados e senadores da república.


Por iniciativa de editores, escritores e livreiros, foi retomado o debate para a maior institucionalização do livro e da leitura junto ao governo federal, com a entrega de Manifesto que propõe a recriação da Secretaria Nacional do Livro e Leitura ao ministro Juca Ferreira durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Nesse mesmo manifesto selaram-se, mais uma vez, o apoio do mercado livreiro ao PNLL e às outras iniciativas governamentais. O assunto evoluiu com a proposta posterior do ministro em criar o novo Instituto Nacional do Livro e Leitura, tema também debatido no Congresso Nacional quando se realizou, por iniciativa da Frente Parlamentar pela Leitura, o I Seminário de Políticas de Incentivo à Leitura no Brasil. Na ocasião, o ministro da Cultura, apoiado pelos deputados e senadores presentes, afirmou que o INLL é essencial para o desenvolvimento do patamar alcançado pelo MinC na área do livro e da leitura, tarefa das mais complexas e importantes do Ministério. Embora o debate ainda prossiga, o MinC já deu mais um passo para recolocar o livro e a leitura nos patamares mais altos do Ministério: acaba de ser criada a Diretoria do Livro e Leitura, vinculada à Secretaria Geral do Ministério e que substitui a Coordenadoria Geral do Livro e Leitura.


Outra ação importante que envolveu esses setores em 2008 avançou mais alguns passos, inclusive com o importante aval de parte expressiva do Congresso Nacional, foi o debate em torno do Fundo Pró-Leitura, cuja proposta é arrecadar 1% do mercado livreiro nacional, cerca de R$ 50 milhões anuais, para ações que democratizem o acesso ao livro e transformem a qualidade da capacidade leitora no Brasil. 2009 será crucial para encerrar a fase de debates e instituir de uma vez por todas o fundo, que provavelmente ocorrerá no formato de Fundo Setorial da

Leitura, vinculado ao Fundo Nacional de Cultura.



Por fim, cabe registrar a intensificação da troca de experiências nacionais e internacionais na área de promoção, mediação e incentivo à leitura. Eventos como o Seminário Literatura na Escola, o I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, o II Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e o III Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura no Mercosul (veja notas abaixo) proporcionaram o intercâmbio cultural tanto entre as regiões do Brasil quanto entre os países da América Latina.


São estes os desafios postos para continuarmos a construir as bases do desenvolvimento da leitura no Brasil. E aqui se reafirma a intenção de manter e fazer crescer o PNLL como um instrumento que induz às políticas de desenvolvimento do livro e da leitura, de espaço de diálogo e inter-relação, de convívio e expressão democrática do lugar e do papel da leitura na sociedade brasileira.


Pontos de Leitura


Foram publicados na edição 248 do Diário Oficial da União os nomes dos vencedores do concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis. Cada projeto receberá um kit composto por 500 exemplares de material bibliográfico, sendo 50% de obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência; um computador; e mobiliário básico para biblioteca. As iniciativas selecionadas estão presentes nos 410 municípios atendidos pelo Programa Territórios da Cidadania 2008, nas áreas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e municípios prioritários do Mais Cultura (leia mais sobre o Concurso Pontos de Leitura).
Uma biblioteca para o Mercosul
Durante III Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura no Mercosul, realizado em São Paulo durante dias 26 e 27 de novembro, o Brasil apresentou a proposta, aceita por unanimidade, de criar uma biblioteca do Mercosul. A idéia é estimular o intercâmbio cultural entre os países da região, com cada um selecionando mil títulos dentre seus autores e os doando aos demais membros. Periodicamente, seriam feitas atualizações. A medida deverá agora ser discutida por cada um dos países-membros para sua viabilização e implantação.


Participação de países do Mercosul nas feiras regionais


Outra proposta discutida no III Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura no Mercosul e que ganhou o apoio de todos os presentes foi a de que os países-membros passem a convidar os demais para participação em suas feiras de livro, de modo a promover a circulação de obras, autores e informações sobre seus planos de livros e leitura. A medida viria fortalecer a difusão de autores nacionais nos países da região. Também se cogitou a criação do Prêmio Mercosul para a estimular iniciativas que promovam a renovação da pedagogia aplicada à leitura e escrita. A instituição do prêmio permitiria o fortalecimento de uma base de dados sobre as experiências bem-sucedidas.


Fortalecimento de bibliotecas escolares e públicas


A necessidade do fortalecimento das bibliotecas escolares e públicas foi amplamente discutido durante o seminário do PNLL no Mercosul, incluindo tanto a formação dos profissionais que nelas atuam, como também sua forma de gestão. Nesse sentido, foi reforçada a importância de cada município contar com uma biblioteca. Foram destacados, ainda, o plano colombiano de implantação de bibliotecas em áreas rurais e indígenas e o projeto chileno "Ler antes de apreender a ler", voltado para crianças de três a cinco anos de idade. E se levantou a idéia de se instalar uma rede de bibliotecas públicas do Mercosul, reunindo os responsáveis nacionais pelas bibliotecas públicas. Essa instância permitiria intensificar os trabalhos de intercâmbio de informação, programas de formação, promoção da institucionalização dos sistemas de bibliotecas e produção de material de apoio para formação e gestão de projetos especiais.


Biblioteca Nacional de Brasília começa a funcionar


A primeira inauguração foi há dois anos, mas uma polêmica sobre a incidência do sol no edifício, que prejudicaria o acervo, impediu que ela começasse a funcionar. Agora, desde o último dia 11 de dezembro, as instalações da Biblioteca Nacional de Brasília estão abertas com 50 mil livros à disposição e a expectativa da visita de três mil a cinco mil pessoas por dia. Segundo a Agência Brasil, "o Ministério da Cultura fez um repasse de R$ 2,5 milhões, que deve ser publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias". Dinheiro que deve ser destinado para a compra de mais de 150 mil exemplares.


Biblioteca supre necessidade de leitura em Alagoas


Localizado em uma região onde havia defasagem de material literário para alunos de escolas estaduais e municipais de São Sebastião em Alagoas, o projeto Biblioteca Comunitária de São Sebastião, tem como objetivo principal suprir essa carência, organizando uma biblioteca principalmente em torno de livros doados. A iniciativa ainda estimula o combate à exclusão social, além de promover eventos culturais abertos a toda a população da região. Integrante do Eixo 1 do PNLL (Democratização da Leitura), a biblioteca atende a todas as pessoas do município, fazendo parcerias com diversas entidades para fomentar o hábito de leitura.


Plano Nacional do Livro Didático abre inscrições para 2011


Estão abertas as inscrições, no âmbito do Plano Nacional do Livro Didático de 2011 - PNLD 2011, para o processo de avaliação e seleção de coleções didáticas destinadas aos alunos dos anos finais do ensino fundamental 1. De acordo com o edital, o cadastramento ocorre dos dias 12/01 a 27/03/2009 e a entrega das coleções e da documentação ocorrerá entre os dias 13 e 17/04 do mesmo ano. Após este prazo, os livros serão avaliados em termos de qualidade por uma comissão.


Dicas de leitura


Milagre do Natal, de Afonso Henriques de Lima Barreto"O bairro do Andaraí é muito triste e muito úmido. As montanhas que enfeitam a nossa cidade, aí tomam maior altura e ainda conservam a densa vegetação que as devia adornar com mais força em tempos idos. O tom plúmbeo das árvores como que enegrece o horizonte e torna triste o arrabalde.Nas vertentes dessas mesmas montanhas, quando dão para o mar, este quebra a monotonia do quadro e o sol se espadana mais livremente, obtendo as cousas humanas, minúsculas e mesquinhas, uma garridice e uma alegria que não estão nelas, mas que sê percebem nelas. As tacanhas casas de Botafogo se nos afigura assim; as bombásticas "vilas" de Copacabana, também;Era numa rua desse bairro que morava Feliciano Campossolo Nunes, chefe de seção do Tesouro Nacional, ou antes e melhor: subdiretor. A casa era própria e tinha na cimalha este dístico pretensioso: "Vila Sebastiana". O gosto da fachada, as proporções da casa não precisam ser descritas: todos conhecem um e as outras. Na frente, havia um jardinzinho que se estendia para a esquerda, oitenta centímetros a um metro, além da fachada. Era o vão que correspondia à varanda lateral, quase a correr todo o prédio. Campossolo era um homem grave, ventrudo, calvo, de mãos polpudas e dedos curtos. Não largava a pasta de marroquim em que trazia para a casa os papéis da repartição com o fito de não lê-los; e também o guarda-chuva de castão de ouro e forro de seda. Pesado e de pernas curtas, era com grande dificuldade que ele vencia os dous degraus dos "Minas Gerais" da Light, atrapalhado com semelhantes cangalhas: a pasta e o guarda chuva de " ouro". Usava chapéu de coco e cavanhaque."Leia o texto na íntegra
Chove. É dia de Natal, de Fernando PessoaChove. É dia de Natal.Lá para o Norte é melhor:Há a neve que faz mal,E o frio que ainda é pior.
E toda a gente é contentePorque é dia de o ficar.Chove no Natal presente.Antes isso que nevar.
Pois apesar de ser esseO Natal da convenção,Quando o corpo me arrefeceTenho o frio e Natal não.
Deixo sentir a quem quadraE o Natal a quem o fez,Pois se escrevo ainda outra quadraFico gelado dos pés. Leia outras poesias de Fernando Pessoa
Favoritos
Cruz e Souza (1861 - 1898)
O coração de todo o ser humanoFoi concebido para ter piedade,Para olhar e sentir com caridadeFicar mais doce o eterno desengano.
Para da vida em cada rude oceanoArrojar, através da imensidade,Tábuas de salvação, de suavidade,De consolo e de afeto soberano.
Sim! Que não ter um coração profundoÉ os olhos fechar à dor do mundo,ficar inútil nos amargos trilhos.
É como se o meu ser campadecidoNão tivesse um soluço comovidoPara sentir e para amar meus filhos!
Biografia
A poesia interminável
Broquéis
Faróis
Missal
Últimos sonetos
O Livro Derradeiro
Poemas Humorísticos e Irônicos
Resenha do filme Cruz e Sousa - o Poeta do desterro
Prêmios Literários
35ª Seleção Anual FNLIJ - Prêmio FNLIJ 2009 (Produção 2008)Período de inscrições: até 31 de dezembro de 2008Aberto a: todos os profissionais do livro e editoras que tenham títulos em língua portuguesa.Mais informações
5º Prêmio Barco a VaporPeríodo de inscrições: até 28 de fevereiro de 2009Aberto a: a todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos.Premiação: R$ 30 milMais informações
VIII Prêmio Livraria Asabeça 2009Período de inscrições: 30 de junho de 2009Premiação: um contrato de edição e impressãoMais informações

Nenhum comentário: