Minha lista de blogs

segunda-feira, 2 de março de 2009

Boletim Faz de Conta de Leitura Março 2009


Biblioteca Comunitária Oca do Saber
Na pequena vila Alter do Chão, distrito de Santarém, no Pará, a Biblioteca Comunitária Oca do Saber disponibiliza para a comunidade local livros e acesso grátis à internet, além de promover atividades lúdicas de educação ambiental, de pintura, de mediação de leitura e multimídias. O projeto, que integra o Eixo 1 do PNLL (Democratização do Acesso), dispõe de cerca de 2.750 livros e é parte do Ponto de Cultura da OCA, responsável pela organização de encontros com brincadeiras de roda, workshops, mostras de vídeo, leitura de poemas e "causos", além de cursos de informática que promovem a inclusão digital, valorizam da cultura amazônica e motivam a preservação ambiental.


Chá com leitura


Todos os sábados pela manhã, acontece na Praça Rui Barbosa, em Cataguases (MG), o Chá com Leitura, projeto integrante do (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores), com a colaboração do Instituto de Valorização da Ética na conduta e Relacionamentos. Este encontro proporciona o contato entre autores, escritores e leitores e disponibiliza livros, poesias, leituras e narração de histórias para os mais variados tipos de público. Ao final de cada evento, os participantes podem levar para casa os textos que foram apresentados durante a reunião. Essa iniciativa ajuda a divulgar o trabalho de diferentes autores, formar novos leitores e expandir o universo livreiro, além de proporcionar uma pausa no cotidiano acelerado das pessoas, que param para ouvir e tomar um chá com bolacha.


Ler, Viver e Criar


Ao perceber a falta de um espaço cultural na cidade de Natal (RN), onde fosse possível incentivar atividades relacionadas à leitura, um morador da comunidade, que é professor, poeta e filósofo, cedeu sua casa para a instalação desse projeto. Estava dado o primeiro passo para a criação da Biblioteca Cultural Otávio Garcia: Ler, Viver e Criar, integrante do Eixo 2 do PNLL (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores). A BCOG desenvolve oficinas culturais e literárias, que investem em performances poéticas, declamações de textos e poesia e até encenação teatral e de fantoches. Além disso, auxilia os estudantes nos finais de semana, feriados e durante à noite, para tirarem dúvidas ou fazerem pesquisas. Com a ajuda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e de outras instituições educacionais e religiosas locais, a BCOG já conseguiu implantar cursos de extensão e pré-vestibular.


Projeto quer legalizar fotocópias de trechos de livros


A ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos), em parceria com 12 editoras nacionais, lançou uma ferramenta na Internet que visa diminuir o uso de fotocópias ilegais. A Pasta do Professor (site acessível apenas pelo navegador Internet Explorer) permite a impressão de trechos ou capítulos específicos, com a diferença de que fica embutido no preço das cópias o valor destinado ao pagamento de direitos autorais. A iniciativa não disponibiliza arquivos virtuais das obras, apenas cópias físicas. Segundo reportagem do IdgNow, "para evitar que um conteúdo impresso com os recursos do portal seja posteriormente multiplicado ilegalmente por cópia simples, é aplicada uma marca d'água em todas as páginas impressas, com os dados do ponto de venda que realizou a cópia, bem como nome e CPF do aluno que a adquiriu".


Site é ponto de encontro de autores do Oriente Médio


Autores e editoras do Oriente Médio ganharam um espaço na Internet para se comunicar entre si e com o Ocidente. Lançado no início deste mês, o Pen Atlas of World Literature busca criar uma comunidade de leitura apresentando novos autores a seus usuários. Tem conteúdo sobre 23 países e 270 escritores e traz 183 livros traduzidos para o inglês. Também conta com um blog onde são relatados os novos trabalhos, principalmente poesia e contos árabes, além de trazer notícias sobre o mundo literário em geral.


O que você anda lendo?


No ar desde 1º de janeiro, o portal Skoob é uma rede de relacionamentos onde o usuário comenta o livro que está lendo e dá uma nota a ele. Com cerca de 10 mil membros, o site possibilita colocar em uma estante virtual os livros já lidos ou que se pretende ler. Segundo nota do Estadão Online, "como a estante de livros de cada um é pública, os outros usuários podem ver o que você está lendo, saber o que você acha de cada livro e, claro, decidir (ou não) ler o livro do outro. No final do processo, o sistema ainda informa quantos livros e o número de páginas o cadastrado já leu, em um marcador batizado como 'paginômetro'".


Naomi Klein vence o Warwick Prize


A vencedora do prêmio de 50 mil libras esterlinas oferecido pelo Warwick Prize foi Naomi Klein, com o livro The Shock Doutrine, em que relaciona as mudanças econômicas do século XX com acontecimentos como o golpe militar chileno e o massacre da Praça de Tiananmen, na China. Aberta a escritores de todo mundo e a todos os gêneros literários, a premiação teve como tema principal neste ano a "complexidade". Para a versão de 2011, o tema geral será "cor".

Vídeo apresenta a Biblioteca Joanina de Coimbra


Um vídeo produzido pela BBC Brasil apresenta a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, que reúne cerca de 60 mil livros em língua portuguesa. As imagens trazem a decoração ornada a ouro, as mesas de madeira provenientes do Brasil, quadros de referências à sabedoria e às artes, além de apresentar alguns livros e traduções presentes nas prateleiras do local. Clique aqui para assistir o vídeo na íntegra.


Dicas de Leitura


A Normalista, de Adolfo Caminha"João Maciel da Mata Gadelha, conhecido em Fortaleza por João da Mata, habitava, há anos, no Trilho, uma casinhola de porta e janela, cor de açafrão, com a frente encardida pela fuligem das locomotivas que diariamente cruzavam defronte, e de onde se avistava a Estação da linha férrea de Baturité. Era amanuense, amigado, e gostava de jogar víspora em família aos domingos.Nessa noite estavam reunidas as pessoas do costume. Ao centro da sala, em torno de uma mesa coberta com um pano xadrez, à luz parca de um candeeiro de louça esfumado, em forma de abajur, corriam os olhos sobre as velhas coleções desbotadas, enquanto uma voz fina de mulher flauteava arrastando as sílabas numa cadência morosa: - Vin...te e quatro! Sessen...ta e nove!... Cinqüen...ta e seis!...Havia um silêncio morno e concentrado em que destacava o rolar abafado das pedras no saquinho da baeta verde.A sala era estreita, sem teto, chão de tijolo, com duas portas para o interior da casa, paredes escorridas pedindo uma caiação geral. À direita, defronte da janela, dormia um velho piano de aspecto pobre, encimado por um espelho não menos gasto. O resto da mobília compunha-se de algumas cadeiras, um sofá entre as duas portas do fundo, a mesa do centro, e uma espécie de console, colocada à esquerda, onde pousavam dois jarros com flores artificiais."Leia o texto na íntegra
Arte Poética, de Aristóteles "1. Nosso propósito é abordar a produção poética em si mesma e em seus diversos gêneros, dizer qual a função de cada um deles, e como se deve construir a fábula visando a conquista do belo poético; qual o número e natureza de suas (da fábula) diversas partes, e também abordar os demais assuntos relativos a esta produção. Seguindo a ordem natural, começaremos pelos pontos mais importantes.2. A epopeia e a poesia trágica, assim como a comédia, a poesia ditirâmbica, a maior parte da aulética e da citarística, consideradas em geral, todas se enquadram nas artes de imitação.3. Contudo há entre estes gêneros três diferenças: seus meios não são os mesmos, nem os objetos que imitam, nem a maneira de os imitar.4. Assim como alguns fazem imitações em modelo de cores e atitudes - uns com arte, outros levados pela rotina, outros com a voz -, assim também, nas artes acima indicadas, a imitação é produzida por meio do ritmo, da linguagem e da harmonia, empregados separadamente ou em conjunto."

Favoritos


João Cabral de Melo Neto (1920 - 1999) "Toda a manhã consumidacomo um sol imóveldiante da folha em branco:princípio do mundo, lua nova. Já não podias desenharsequer uma linha;um nome, sequer uma flordesabrochava no verão da mesa: nem no meio-dia iluminado,cada dia comprado,do papel, que pode aceitar,contudo, qualquer mundo. 2. A noite inteira o poetaem sua mesa, tentandosalvar da morte os monstrosgerminados em seu tinteiro. Monstros, bichos, fantasmasde palavras, circulando,urinando sobre o papel,sujando-o com seu carvão. Carvão de lápis, carvãoda idéia fixa, carvãoda emoção extinta, carvãoconsumido nos sonhos. 3. A luta branca sobre o papelque o poeta evita,luta branca onde corre o sanguede suas veias de água salgada. A física do susto percebidaentre os gestos diários;susto das coisas jamais pousadasporém imóveis - naturezas vivas. E as vinte palavras recolhidasas águas salgadas do poetae de que se servirá o poetaem sua máquina útil. Vinte palavras sempre as mesmasde que conhece o funcionamento,a evaporação, a densidademenor que a do ar."

Lição de poesia, de João Cabral de Melo Neto
Biografia
Página de João Cabral na Academia Brasileira de Letras
Obras
Morte e Vida Severina
O Rio
Tecendo a Manhã
Poema(s) da Cabra
O Cão Sem Plumas
Multimídia
Depoimentos de escritores e artistas sobre João Cabral de Melo Neto -
parte 1
Depoimentos de escritores e artistas sobre João Cabral de Melo Neto -
parte 2
Trecho inicial da versão de Morte e Vida Severina musicada por Chico Buarque
Trecho do enterro de um trabalhador de eito, da versão de Morte e Vida Severina musicada por Chico Buarque
Monólogo final de Morte e Vida Severina recitado pelo próprio autor
Animação baseada no poema Tecendo a Manhã


Cursos e Palestras


Atelier da escritaEstação das Letras

Quando: de 4 de março a 24 de junho, às quartas-feiras, das 10 às 12h Conteúdo: O trabalho individual de cada um dos alunos (contos, crônicas, ensaios, poemas) passará por revisões e exercícios preparatórios sendo desenvolvido até sua finalização.Docente: Bia AlbernazLocal: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 - Rio de Janeiro (RJ)Telefone: (21) 3237-3947E-mail: estacaodasletras@estacaodasletras.com.br

Curso de douração ABERQuando: início em 12 de março, com aulas às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30Conteúdo: A programação do curso está dividida em duas partes. A primeira apresenta os materiais e as técnicas do hotstamping e a segunda será de aulas práticas em máquinas com tipos, florões e clichês aplicáveis em capas diversasDocente: Carlos Polônio ToméLocal: Rua Machado de Assis, 222 - conj. 2 - São Paulo (SP)Telefone: (11) 5579-6200E-mail: aber@aber.org.br

O passo a passo da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro UNIL - Universidade do LivroQuando: 17, 19, 24 e 26 de março, das 18h às 21hConteudo: O curso apresenta o trabalho de edição de um livro na sua fase de produção, buscando prever todos os detalhes, dificuldades que podem ocorrer e possíveis soluções.Docentes: Laura BacellarLocal: Reitoria da Unesp: Rua Quirino de Andrade, 215, último andar - São Paulo (SP)Telefone: (11) 3242-9555E-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br


Prática em tradução
Revista Língua PortuguesaQuando: 1º, 8, 22 e 29 de abril, das 19h30 às 22hConteudo: Na oficina os alunos terão a oportunidade de traduzir dois textos, discutindo as soluções adotadas para criar os critérios de tradução.Docentes: Gabriel PerisséLocal: Rua Cunha Gago, 412 - 1º andar - São Paulo (SP)Telefone: (11) 3039-5696 E-mail: oficinas@revistalingua.com.br


Agenda nacional


Bienal Internacional do Livro da Bahia (BA)17 a 26 de abril

Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (MG)25 de abril a 03 de maio


Agenda Internacional


Salão do Livro de Paris (França)13 a 18 de março

Feira do Livro de crianças de Bologna (Itália)23 a 26 de março

Feira do Livro de Londres (Inglaterra)20 a 22 de abril

Feira do Livro de Buenos Aires (Argentina)23 de abril a 11 de maio


Prêmios Literários


7º Concurso Literário Guemanisse de Contos e PoesiasInscrições: até 9 de marçoAberto a: contos e poesias escritos em língua portuguesa.Premiação: R$ 3 mil para o primeiro colocado, R$2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro, todos com publicação em livro.

Prêmio São Paulo de LiteraturaInscrições: até 30 de marçoAberto a: autores e autores estreantes que tenham livros de ficção no gênero romance lançados entre 01/01/2008 e 31/12/2008.Premiação: R$ 200 mil para os vencedores das duas categorias do prêmio.


Prêmio Euclydes da CunhaInscrições: até 31 de julhoAberto a: livros inéditos ou publicados a partir de 1º de janeiro de 1999 que tratem da vida ou da obra de Euclydes da Cunha.Premiação: R$ 30 mil.


Concurso Banco Real Talentos da MaturidadeInscrições: até 22 de agostoAberto a: Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.Premiação: Troféu e R$ 7 mil reais para os cinco primeiros colocados de cada categoria.

Nenhum comentário: