Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de março de 2009

BOLETIM FAZ DE CONTA DE LEITURA ...



Seminário Formação de Mediadores de Leitura I


Foi realizado em São Paulo, nos dias 12 e 13, o Seminário Formação de Mediadores de Leitura. O evento contou, em sua mesa de abertura, com a participação de Juca Ferreira, ministro da Cultura; Marcelo Soares, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica; Jorge Yunes, presidente do Instituto Pró-Livro; Sigrid Weiss, presidente da Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários; Carlos Tibúrcio, assessor da Presidência da República; Fabiano dos Santos, do Ministério da Cultura; e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, que coordenou os trabalhos. Na ocasião, foi feita uma homenagem ao dia do bibliotecário, comemorado em 12 de março. Confira a cobertura completa nesta edição do Boletim PNLL.



Seminário Formação de Mediadores de Leitura II


O evento também contou com a presença dos escritores Marina Colassanti, Affonso Romano de Sant´Anna e Bartolomeu Campos de Queirós; Anna Claudia Ramos, da AEI-LIJ; Cleide Soares, do programa Arca das Letras, do MDA; Eliane Pszczol do PROLER/FBN; Ezequiel Theodoro, da ALB/Unicamp; Francisco Gregório Filho, da Cátedra da Leitura da Unesco-PUCRJ; Georgete Lopes Freitas, da CFB; Ilce Cavalcanti, da BN; Ísis Valéria Gomes, da FNLIJ; Jason Prado, do Leia Brasil; Jéferson Assumção, secretário de Cultura de Canoas; João Luís Ceccantini, da Unesp; Lucília Garcez, da UNB; Marisa Lajolo, secretária de Educação de Atibaia; Regina Pamplona, assessora do deputado Marcelo Almeida, da Frente Parlamentar da Leitura; Rosângela Rossi, assessora da Presidência da República; Tânia Rösing, da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo; e Telma Teixeira, da OEI.



A leitura inserida na vida das pessoas


O ministro Juca Ferreira comentou que os três ambientes prioritários para o desenvolvimento da leitura são a família, a escola e a biblioteca. Também abordou a relação profunda e extremamente particular entre o leitor e o livro, pois só se aprende a ler lendo. Destacou a ação do Ministério frente à necessidade premente de modernização das bibliotecas como novos centros de cultura, que se consubstanciam no programa Mais Cultura. E reforçou a criação de uma instituição específica para a área, a Fundação ou Instituto Nacional do Livro.



Ações do MEC dão materialidade ao Livro e à Leitura


Durante o Seminário Formação de Mediadores de Leitura, Marcelo Soares, diretor de Política de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Ministério da Educação, citou diversas ações que possuem interface com o PNLL e que foram instituídas para materializar a política relacionada ao livro e à leitura no Brasil. Destacou ainda que o grande desafio no momento é criar uma estratégia de formação do professor/leitor.



Bibliotecas em todas as cidades do Brasil


Durante o debate, que abriu o segundo dia do Seminário Formação de Mediadores de Leitura, foi divulgado que o ministro da Cultura Juca Ferreira e o presidente Lula anunciam ainda este ano que foi zerado o número de municípios brasileiro sem biblioteca. Segundo Fabiano dos Santos, responsável pelo programa Mais Cultura do MinC, o presidente está bastante engajado e cobra quase que diariamente os resultados do projeto. A boa notícia foi repercutida, entre outros, por Affonso Romano de Sant´Anna em seu
Blog.


Carta Aberta e curso de formação de mediadores


No decorrer do Seminário Formação de Mediadores de Leitura, foi redigida uma Carta Aberta em prol do Livro e da Leitura. Também foi escrita uma proposta para formação de professores mediadores de leitura, com cinco módulos de 40 horas cada. Os principais pontos deste trabalho serão a construção do eu-leitor, um processo de sensibilização e de imersão cultural; a vivência de leitura em meios eletrônicos; e a elaboração de projetos de práticas leitoras em cada um dos módulos. Além disso, os participantes reforçaram as recomendações feitas no Fórum Literatura na Escola .


Ministro Juca Ferreira apresenta o PNLL para representantes internacionais



Tecendo Leitura no Sítio


Na zona rural de Caxias, no Maranhão, oficinas possibilitam a jovens na faixa de 8 a 12 anos tomarem contato com o universo literário. O projeto, que integra o

Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, coloca semanalmente um acervo à disposição das crianças. Também é feito um trabalho, junto com a leitura dos textos, de conscientização ecológica e de cultivo à cultura local, destacando valores essenciais para a formação humana.


Congreso Internacional de Publicaciones Universitarias de Iberoamérica



Em agosto, acontece a XXII Feria Internacional del Libro de Bogotá. E é quando a capital colombiana também

sedia, entre os dias 12 e 14, o VII Congreso Internacional de Publicaciones Universitarias de Iberoamérica - Conocimiento y Sociedad. Serão três os grandes eixos temáticos: Impacto das publicações científicas no mundo acadêmico; Marco legal e livre acesso ao conhecimento; e Publicações acadêmicas.


Inscrições abertas para o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura



A Fundação SM recebe, até o dia 30 de junho,

inscrições para a quinta edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, que tem por objetivo reconhecer escritores vivos que contem com uma obra literária relevante voltada para crianças e jovens, considerada de valor e escrita em qualquer uma das línguas faladas na Ibero-América. Os candidatos devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas, relacionados com a literatura infantil e juvenil. Cada instituição pode inscrever apenas um candidato, mas o mesmo candidato poderá ser inscrito por várias instituições. As inscrições vão até o dia 30 de junho. Em outubro, serão anunciados os finalistas. A entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares americanos, acontecerá na Feira Internacional Del Libro de Guadalajara, no México. Em 2008, o vencedor foi o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós.




Agenda nacional



Bienal Internacional do Livro da Bahia (BA)17 a 26 de abril


Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (MG)25 de abril a 3 de maio




Agenda Internacional



Salão do Livro de Paris (França)13 a 18 de março


Feira do Livro Infantil de Bologna (Itália)23 a 26 de março


Feira do Livro de Londres (Inglaterra)20 a 22 de abril


Feira do Livro de Buenos Aires (Argentina)23 de abril a 11 de

Nenhum comentário: