Minha lista de blogs

quarta-feira, 29 de abril de 2009

BOLETIM DE LEITURA DO FAZ DE CONTA

2009: o PNLL na formação de mediadores de leitura

Nos últimos anos, muito se avançou na democratização de acesso aos livros e à leitura no Brasil, objetivo que constitui o Eixo 1 do PNLL. Implantação de bibliotecas em quase todos os municípios do país e modernização das já existentes, a conquista de novos espaços de leitura, o uso de tecnologias da informação e a distribuição de livros foram aceleradas com o início do programa Mais Cultura, em 2008. Agora, ganha impulso também o Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores, objetivo do Eixo 2. Passo importante nesse sentido foi a realização do Seminário Formação de Mediadores de Leitura, realizado nos dias 12 e 13 de março em São Paulo, com lideranças de todas as regiões do país. Como ressalta José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, em artigo que pode ser lido
aqui, esse encontro forneceu aos ministérios da Educação e da Cultura importantes "subsídios teóricos e práticos para a condução de programas de formação de mediadores de leitura já existentes ou a inventar". Com uma orientação objetiva e pragmática, os resultados já aparecem, como pode ser observado na nota abaixo.

Curso de Formação para Mediadores de Leitura

Entre as propostas feitas pelos participantes do Seminário Nacional Formação de Mediadores de Leitura, realizado em março, estava a de mobilizar as universidades com cursos de formação de mediadores nas áreas do livro e leitura. Sugestão feita, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) já a incorporou no seu Edital Nº 06, de 1º de abril de 2009, que trata da seleção de instituições de ensino superior para fomento da rede de educação para a diversidade no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil. Entre os cursos a serem ofertados aos professores das redes de ensino público da educação básica está justamente o de Formação para Mediadores de Leitura. O curso proposto e os conteúdos serão avaliados por Comissões Temáticas de Seleção compostas por representantes do MEC e de instituições de ensino superior. A expectativa é que sejam formados cerca de 6 mil professores da rede pública ainda este ano.

Declaração

Especialistas, líderes de ações pela mediação da leitura, escritores, professores, bibliotecários, editores, atenderam ao convite do PNLL e, juntos com os Ministérios da Cultura e da Educação, além do Comitê Diretivo do PNLL, produziram importantes documentos e orientações para dar maior conteúdo ao Eixo 2 do Plano: a Formação de Mediadores de Leitura.
Propostas para valorizar a leitura

Além da formação de professores-mediadores para atuar na educação escolarizada, que dever ser "realizada no horizonte de uma cultura didática mais arejada, prazerosa e envolvente", os participantes do Seminário também propuseram que o PNLL tivesse garantida sua continuidade independentemente dos governos eleitos. Também se destacou a valorização da literatura infantil e seus autores, a incorporação da Internet às estratégias de incentivo à leitura e o desenvolvimento de pesquisas na área da leitura, entre outras sugestões.

Literatura Viva

Em Água Boa, no Mato Grosso, o estímulo à leitura é trabalhado a partir do ambiente escolar no projeto Literatura Viva, que integra o
Eixo 3 (Valorização do Livro e da Leitura) do PNLL. A idéia é promover o acesso à leitura, fornecendo espaços e materiais de literatura em todas as escolas municipais e organizando bibliotecas ambulantes. Além da aquisição de livros, gibis e revistas, o estudante conta com 15 minutos diários para ler assuntos de seu interesse. Outras estratégias adotadas são a organização de grupos de contadores de histórias, o uso dos livros de literatura distribuídos pelo MEC e a confecção de material instrucional e formação continuada dos professores.

Brincar, Aprender e Saber: a psicopedagogia para adolescentes

Com o princípio de trazer alegria às pessoas que aprendem, a psicopedagogia ajuda crianças e adolescentes a solucionarem problemas de aprendizagem e auto-estima, que, muitas vezes, foram causados pelos próprios pais e professores. Dessa forma, a ação Brincar, Aprender e Saber: a psicopedagogia para adolescentes, que integra o
Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, pretende alfabetizar adolescentes de Itaquaquecetuba (São Paulo) com dificuldades de aprendizagem, utilizando leituras, jogos e brincadeiras. Em encontros semanais, além de exposições e sorteios de livros, são realizadas dinâmicas para a fixação de letras e o desenvolvimento da expressão artística.

Sergipe cria sua Política do Livro

Foi publicada no último dia 6 de abril a lei que cria no estado de Sergipe a Política Estadual do Livro. O objetivo é "fomentar o desenvolvimento cultural, a criação artística e literária, reconhecendo o livro como instrumento para a formação educacional, a promoção social e a manifestação da identidade cultural do Estado".Outro ponto a destacar é o segundo artigo da nova lei, em que a "atividade editorial, como integrante do processo de desenvolvimento cultural do Estado de Sergipe, passa a ser considerada de importância estratégica, bem como indústria de base essencial para o desenvolvimento do Estado".

Brasil é convidado de honra na Feira do Livro de Santo Domingo

A multiplicidade da cultura brasileira
estará em destaque na Feira Internacional del Libro de Santo Domingo, da qual o Brasil é o convidado de honra. Durante o evento, que será visitado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, nos dias 2 e 3 de maio, o Brasil vai desenvolver atividades como oficinas de literatura, lançamentos de livros, projeção de filmes, peças teatrais, dentre outras atividades. Para conferir a programação completa, que conta ainda com uma exposição sobre Machado de Assis.

Feira do Livro de Poços de Caldas

Teve início no último sábado, dia 25 de abril, a
4ª Feira do Livro de Poços de Caldas e o 3º Festival Literário Nacional de Poços de Caldas, que este ano homenageia João Guimarães Rosa. Além da presença de escritores como Laurentino Gomes, Alex Born e Celso Antunes, estão programadas atividades voltadas ao público infantil e juvenil. O evento estará aberto até o dia 3 de maio, das 10h às 21h, com entrada franca.

Inaugurada a primeira Praça da Leitura em Atibaia (SP)

A cidade paulista de Atibaia
conta, desde o último sábado, 25 de abril, com uma biblioteca ao ar livre, onde além de empréstimos de livros haverá espaço para lançamentos e venda de novos títulos, varal de poesias e apresentações diversas. O projeto da Secretaria Municipal de Educação, dirigida pela pesquisadora da leitura Marisa Lajolo, é um desdobramento de A leitura no coração da escola e trata-se da primeira ação do Praças de Leitura. O evento teve o apoio MinC, do PNLL e de várias editoras, tendo participado o prefeito José Bernardo Denig, o gerente de Articulação Institucional do MinC, Fabiano dos Santos, que representou o ministro Juca Ferreira, e o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto. No dia 23 de maio está prevista a inauguração da próxima Praça de Leitura, desta vez no centro da cidade.

Vencedores do Pulitzer 2009

O prêmio Pulitzer anunciou os vencedores de sua edição 2009 nas áreas de literatura, música e teatro. Na categoria Ficção, o ganhador foi Olive Kitteridge, de Elizabeth Strout. Em Drama, Ruined, de Lynn Nottage. Na categoria Não-ficção geral, venceu Slavery by Another Name: The Re-Enslavement of Black People in America from the Civil War to World War II, de Douglas A. Blackmon. Em História, The Hemingses of Monticello: An American Family, de Annette Gordon-Reed. Em Biografia, American Lion: Andrew Jackson in the White House, de Jon Meacham. E em Poesia, The Shadow of Sirius, de W. S. Merwin.

Orange Prize divulga seus finalistas

As finalistas do Orange Prize 2009 foram divulgadas no último dia 21. As seis autoras que concorrem são Ellen Feldman, Samantha Harvey, Samantha Hunt, Deirdre Madden, Marilynne Robinson e Kamila Shamsie. A divulgação da vencedora acontece no dia 3 de junho. Para a sinopse dos livros e biografia das autoras
.

MDA: Entrega de bibliotecas rurais e encontro de agentes de leitura

No último dia 23, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)
entregou no Rio Grande do Norte mais 14 novas bibliotecas do programa Arca das Letras, que visa beneficiar famílias de pescadores dos municípios de Arez, Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino e Vera Cruz. Na mesma ocasião, foram capacitados 28 agentes de leitura que serão responsáveis pela atividade das bibliotecas. Já nos dias 28 e 29 próximos, o MDA e a Oscip Missão Criança irão promover um encontro entre os agentes de leitura do território da cidadania do Alto Acre e Capixa. Na mesma semana do encontro serão inauguradas nove novas bibliotecas na região.

London Book Fair

As principais
discussões da London Book Fair 2009 giraram em torno da digitalização do acervo e da utilização dos e-books, além das adaptações que serão necessárias para se aproveitar as oportunidades geradas pela crise. De acordo com o Paul Kenny, gerente de marketing da Guiness World Record UK, em entrevista para o Book Seller.com, a feira foi boa para todos, apesar de estar "um pouco quieta, parecida com Frankfurt". Para ver a cobertura completa (em inglês) desenvolvida pela Publisher's Weekly, clique aqui.

Dia do Livro é comemorado em diversos cantos do mundo

No dia 23 de abril se comemora o Dia do Livro e dos Direitos Autorais em todo o mundo. Na Espanha, o jornal
El País criou um site especial e organizou um encontro com diversos autores. Já no México, 68 municípios de Jalisco fizeram uma maratona de leitura da obra Cuentos de amor, de locura y de muerte, do uruguaio Horacio Quiroga.

Nenhum comentário: