Minha lista de blogs

segunda-feira, 6 de abril de 2009

NOTICIAS DE LEITURAS ... BOLETIM FAZ DE CONTA ABRIL 2009



Seminário Formação de Mediadores de Leitura
Com o objetivo de fornecer ao MinC e ao MEC subsídios teóricos e práticos para a condução de programas de formação de mediadores de leitura, foi realizado em São Paulo, nos dias 12 e 13 de março, um seminário que reuniu autoridades, educadores, escritores, professores e vários especialistas. Eles debateram, entre outras questões, como trabalhar a leitura também fora da escola, o desafio de se formar um professor-leitor, o esforço do PNLL e a formação de mediadores nas áreas rurais. Clique aqui para ler a relatoria do seminário.

Biblioteca Embrião
No último dia 21 de março foi inaugurado um espaço público em Pinheiros, bairro da capital paulista, destinado ao compartilhamento de ações sociais. Localizado na Rua Galeno de Almeida, nos baixos do viaduto da avenida Sumaré, o lugar está vinculado ao Projeto Biblioteca Embrião, que incentiva a formação de bibliotecas comunitárias de até mil títulos, implantadas por meio da doação de livros. Cadastrado ao Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL, trata-se de um projeto de caráter permanente que busca acervos onde há livros e periódicos em excesso e os encaminha onde são necessários. Também capacita as pessoas atendidas, facilitando o gerenciamento dos empréstimos e formandos novos leitores.

Leitura no Hospital

O uso da leitura com pacientes hospitalizados era o sonho de Eva Maria Seitz, coordenadora da Sala de Leitura Salim Miguel do Hospital Universitário da UFSC, iniciativa que busca promover a leitura não só para pacientes hospitalizados, mas também para seus acompanhantes e servidores. O diversificado acervo literário conta com computadores com acesso à internet e muitas doações da comunidade, que é a responsável pela continuidade da ação. Há livros em todos os locais do hospital, das salas de espera às unidades de internação. Com isso, além de estimular constantemente a integração e a leitura, a meta da iniciativa é formar uma equipe permanente e capaz de contribuir no tratamento dos pacientes.

Espaço Literário Contando histórias, Formando Leitores

O Espaço Literário Contando Histórias, Formando Leitores é um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Piçarras, Santa Catarina, junto a escolas e creches, para incrementar o envolvimento com a leitura e a literatura. Por meio da narração oral de histórias e do manuseio de livros, a formação das crianças fica mais completa, ocorrendo também uma integração entre leitores veteranos e mirins. O projeto, que integra o Eixo 3 (Valorização do Livro e da Leitura) do PNLL, tem como objetivo não só despertar o gosto pelos livros e pela literatura, mas também possibilitar situações prazerosas de leitura, promovendo o intercâmbio de experiências entre escolas e creches.

103 milhões de livros didáticos são entregues em todo Brasil

Depois de cinco meses de trabalho, o Ministério da Educação entregou 103 milhões de livros didáticos a 140 mil escolas públicas brasileiras. Como registra a revista Veja, a operação envolveu milhares de viagens, inclusive, de carretas, barcos e carroças - "não há no Brasil nenhum programa oficial que envolva uma distribuição tão extensa nem demande logística tão complexa". A matéria lembra ainda que "além da logística, outro aspecto que merece atenção no programa brasileiro diz respeito ao sistema de escolha dos livros, que preserva o direito do professor de optar pelos títulos que julgar melhores". Já o site do MEC informa que também serão distribuídos exemplares do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa às escolas públicas.

Vocabulário Ortográfico com a nova ortografia é lançado

A Academia Brasileira de Letras lançou no dia 19 o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) incorporando o Acordo Ortográfico vigente a partir de 1º de janeiro deste ano. São cerca de 350 mil vocábulos organizados por ordem alfabética. De acordo com o presidente da ABL, Cícero Sandroni, "esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépicas sobre possíveis dúvidas resultantes do emprego de algumas das normas ortográficas".

Biblioteca Britânica "perde" 9 mil livros

Mais de nove mil livros foram perdidos pela British Library. Os organizadores acreditam que as publicações não foram roubadas, mas sim foram colocadas fora de ordem nos 650 km de prateleiras do local. Dentre os livros perdidos estão algumas primeiras edições de Charles Dickens e John Updike, além de uma versão de Mein Kampf, lançada no 50º aniversário de Adolf Hitler e do artigo Of the Lawful and Unlawful Usurie Amongest Christians, avaliado em 20 mil libras.

Prêmio Vivaleitura

Estão abertas, até 24 de julho, as inscrições para a quarta edição do Prêmio Vivaleitura. Sendo uma iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio tem o objetivo de estimular a leitura e suas práticas em todo o Brasil. Ele é dividido em três categorias - Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade - e premiará cada um dos três vencedores com R$ 30 mil, diploma e troféu, além das menções honrosas a diversos projetos. Desse modo, a iniciativa, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), se torna uma mobilização a favor da leitura no país.

Cresce o segmento livreiro

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) realizou uma amostragem sobre o desenvolvimento do setor livreiro no país. Tendo como principal objetivo o reconhecimento dos números do segmento livreiro e considerando as livrarias de pequeno e médio porte, o levantamento constatou um significativo crescimento no setor: 10,46% em 2008 comparativamente a 2007. Esse aquecimento livreiro deve-se, seguindo a ANL, principalmente ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro, que também se refletiu em todos os demais segmentos de cultura e consumo em geral do país.

Ministro faz acordo para aumentar o número de bibliotecas

Na reta final das ações que irão zerar ainda em 2009 os municípios brasileiros sem bibliotecas, o ministro Juca Ferreira conquistou o apoio de três entidades: a Unesco, a fundação de Bill Gates e a federação internacional de bibliotecários. No acordo, além das entidades participarem do esforço do governo, fechou-se também que a parceria incluiria o treinamento de pessoas destinadas a trabalhar em bibliotecas digitais, com acervos computadorizados e integrados.

Comunidades ribeirinhas do Pará terão acesso à biblioteca flutuante

Por meio do projeto "Semeando Cidadania na Escola", promovido pelo Museu Emílio Goeldi, 500 pessoas, incluindo crianças e adolescentes, terão acesso a uma biblioteca flutuante entregue em março às comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional do Caxiuanã, no Pará. Os 9.350 livros doados chegaram de barco durante a 1ª Olimpíada de Ciência e já estão disponíveis para as escolas dos municípios de Melgaço e Portel. Como forma de motivar a leitura, acontecerão visitas de contadores de histórias, os quais implementarão tanto o projeto Hora do Conto, como o Festival de Contadores de História.

Educadores serão apresentados em coleção lançada pelo MEC

Até o final deste mês, o Ministério da Educação irá lançar a Coleção Educadores, que reunirá em 60 livros alguns dos mais importantes pensadores sobre educação nacionais e internacionais, como Gramsci, Freud, Darci Ribeiro e Cecília Meirelles. Nesta coleção também serão anexados o manifesto dos educadores de 1932 e de 1959, além do texto A Escola Nova, de 1926. A primeira edição lançada pelo MEC será distribuída gratuitamente para escolas e faculdades de educação, e parte da tiragem será colocada à venda.

Literatura argentina para gringos

De 22 de junho a 3 de julho, será realizado na cidade argentina de Resistencia o 10º Seminario de Posgrado Literatura Argentina y Latinoamericana: Critica y Creacion, criado pelo Latin American Studies Program da Universidade de Virginia. O foco são profissionais, professores e estudantes que residam e trabalhem nos EUA, mas está aberto a pessoas de todo o mundo. Mais informações pelo email adminseminario@fundamgiardinelli.org.ar.

Prêmios divulgam finalistas

O Man Booker Prize Internacional, prêmio bienal que é dado a autores vivos pelo conjunto de sua obra, divulgou os nomes de seus finalistas. São 14 escritores de 12 países diferentes e o vencedor será conhecido em maio. Já a entrega do prêmio acontece no dia 25 de junho, em Dublin. Para conferir a lista de concorrentes, clique aqui. Já o prêmio Orange, único do Reino Unido a premiar ficções escritas apenas por mulheres, divulgou as 20 autoras pré-selecionadas para a lista final, que será conhecida em 7 de abril (no caso de novas escritoras) e em 21 de abril (para as concorrentes do prêmio principal). A cerimônia de entrega do prêmio ocorre em 3 de junho.

Biblioteca cearense completa 142 anos

Criada em 25 de março de 1867, com o nome de Biblioteca Provincial do Ceará, a hoje denominada Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel tem uma programação especial esta semana para comemorar os seus 142 anos. Até o dia 27, o público poderá escolher entre exposições, oficinas de leitura, visitas guiadas, lançamentos e palestras.

Nenhum comentário: