Minha lista de blogs

segunda-feira, 4 de maio de 2009

I Dia Internacional de histórias de vida.-16 de maio de 2009



No dia 16 de maio de 2009, realizamos o I Dia Internacional de histórias de vida. Foram mais de 100 atividades em 30 países do Mundo. Confira aqui algumas delas:
- Instituto Fazendo História: O projeto Fazendo Minha História lançou o vídeo e o Guia de Ação para Abrigos e Colaboradores no dia 16 de maio. Estes dois produtos são essenciais para o trabalho com as histórias de vida das crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Estiveram presentes em torno de 150 pessoas para celebrar conosco essas novas ferramentas de disseminação do trabalho com histórias de vida!
- Fundação Genésio Miranda Lins: Após uma programação com debates e mostras de vídeos no Projeto Educativo Papo Sério, a FGML encerrou suas atividades no dia internacional de histórias de vida com a apresentação de teatro da Cia Experimentus, de Itajaí, em Santa Catarina, Brasil. O público, de em média 25 pessoas, acompanhou o espetáculo de uma maneira diferente. Sem palco e sem cadeiras, as pessoas andaram pelos ambientes do prédio, seguindo os atores e suas histórias.
- Doutores da Alegria: Os atores e besteirologistas dos Doutores da Alegria compartilharam suas histórias, pequenos casos de como se tornaram palhaços, pequenas gafes (‘bola fora’), acertos (‘bola dentro’) e histórias diversas de crianças que marcaram seus dias nos hospitais. O encontro se encerrou com a provocação de uma participante e mãe que relatou os esforços e as tensões de uma mãe quando um filho está doente. Esse foi o mote para o relato de casos do vigor de mulheres que junto a seus filhos, mudam quase que toda sua vida para o quarto de um hospital e sobre os vínculos que são criados entre essas mães, os palhaços, seus filhos e profissionais do hospital. Os participantes gostaram e pediram mais!
- Fundação Terra Mirim: A atividade na Fundação Terra Mirim, no Vale do Rio Itamboatá, Simões Filho, Bahia, foi muito bonita! Realizou-se uma roda de contação de Histórias de Vida, com residentes da FTM e jovens estrangeiros que estão em intercâmbio na instituição. Todos assistiram ao DVD da História de Vida de Dona Sartíria, anciã festeira da Queimada da Palhinha, um baile pastoril tradicional do Vale. Depois cada pessoa fez a sua linha de tempo pessoal e todos juntos fizeram a linha do tempo de Terra Mirim. Foi muito fértil rever tantas fotos antigas, as histórias de vida das pessoas e de Terra Mirim se entrelaçando. Os participantes se emocionaram, sorriram, choraram e conheceram mais um pouco do outro.
No site
http://internationaldayblog.storycenter.org/ você pode conhecer outras atividades que aconteceram durante o dia internacional de histórias de vida. Confira!!
Sarah Faleiros publicou em 28.Abril.09
internacional@museudapessoa.net
Comente
Cesar Baía - cesarbaia.folclore@iphan.gov.br às 19:04 de 29.Abril.09
Prezada Sara,
Como eu faço pra ter acesso ao site. Vejo que temos que fazer um login, mas não encontro aqui nenhum link onde eu possa criá-lo. Obrigado
Um frateranal abraço, Cesar Baía
Sarah Faleiros às 08:04 de 30.Abril.09
Olá Cesar!
Basta clicar no Faça Parte e preencher um pequeno cadastro! Assim você vai conseguir inclusive criar uma Bandeirinha da sua organização;atividade para celebrar o Dia!
Um abraço,
Sarah
Christiane Sampaio - chris.sampaio@uol.com.br às 15:04 de 30.Abril.09
Ei Sarah,
tudo bem, quanto tempo heim!? Nos encontramos em BH no encontro de formação do Brasil Memória em Rede Pólo MG - recebi o e-mail de divulgação do dia internacional das Histórias de Vida - que considero bárbaro! compartilhei na rede:
http://vivoeduca.ning.com/ um abraço a todos chris

Nenhum comentário: