Minha lista de blogs

terça-feira, 16 de junho de 2009

BOLETIM NACIONAL DE LIVRO E LEITURA


Audiência pública do Fundo Setorial Pró-Leitura

Amanhã, 16 de junho, haverá no Congresso Nacional a primeira audiência pública convocada pela Frente Parlamentar Mista da Leitura para debater a implantação do Fundo Setorial Pró-Leitura (FSPL), e assim concretizar por lei o compromisso assumido pelo setor produtivo em dezembro de 2004 quando o governo desonerou do pagamento o PIS-COFINS, isentando as editoras e demais negócios do livro do pagamento de impostos. Com o início da arrecadação do Fundo, dedicado exclusivamente aos eixos do PNLL, principalmente à difusão da leitura, espera-se um crescimento da própria atividade do setor, uma espécie de auto-incentivo aos negócios aliado às metas públicas de transformar o Brasil em um país de leitores.

Proler

Tem início, no dia 16, o XII Encontro regional do Proler em Uberaba, Minas Gerais, que este ano recebe também o 1º Fórum Regional de Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. Participarão representantes dos Ministérios da Cultura e da Educação, do Congresso Nacional, do PNLL e da Coordenação Nacional do Proler/Biblioteca Nacional, como José Castilho Marques Neto, Fabiano dos Santos e o deputado Marcelo Almeida.

E Prolerzinho
Para incentivar a leitura e a arte, Era uma vez... Leitura, Artes e Artimanhas, que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, realiza oficinas e palestras para a comunidade de Uberaba, Minas Gerias. Conhecido como Prolerzinho, o projeto, que conta com a participação de escritores, ilustradores e contadores de história, que ministram as dinâmicas procurando capacitar agentes mirins que possam contribuir com a escola e a comunidade.

Nenhuma cidade brasileira sem biblioteca

Passou para outubro o prazo com o qual o Ministério da Cultura trabalha para zerar o número de cidades brasileiras que ainda não contam com os serviços de uma biblioteca pública. A expectativa é que o Dia do Livro, 29 de outubro, possa ser marcado com esta importante conquista. Se sua cidade não estiver na relação disponível neste link e não possuir biblioteca pública municipal, envie um email para biblioteca@cultura.gov.br.

Sopa de Letras 2009

Por meio do programa de rádio Sopa de Letras 2009, que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso), diversos temas presentes na produção literária e fonográfica infantis podem ser abordados. Com o auxílio do computador, esse trabalho pedagógico possibilita o aumento da inclusão social e estimula a leitura à população de Goiânia (Goiás). Os programas são repletos de histórias, entrevistas, dicas e, principalmente, música.

I Bienal da Floresta

Encerrou-se no último dia 7, a I Bienal da Floresta do Livro e da Leitura realizada em Rio Branco (Acre), que contou com a participação de escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Márcio de Souza e Fábio Lucas. Também presente, o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, assinala que "a nova Biblioteca Pública do Acre é um exemplo para todo o país". Aplicando as diretrizes recomendas pelo PNLL, ela é "acessível, acolhedora, bonita, com muita luz e energia humana para cumprir sua missão de casa de cultura que forma o leitor completo, aliando leitura ao prazer e à informação necessária ao homem contemporâneo".

Feiras do Livro em Ribeirão Preto e Canoas

A 25ª edição da Feira do Livro de Canoas (RS) começa no dia 20 de junho e termina em 4 de julho. E este ano, quando serão lembrados os 70 anos de emancipação da cidade, a programação acontece em dois endereços: no tradicional ponto, o Calçadão da Rua Tiradentes, e na Praça da Bandeira. Segundo o secretário de Cultura, Jéferson Assumção, um diferencial desta edição é o funcionamento da feira aos domingos.
Já a 9ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) começa na próxima quinta, dia 18, e segue até 28 de junho. Está confirmada a presença de mais de 100 escritores e diversas editoras que ocuparão 66 estandes montados em três pavilhões. Além disso, haverá a entrega de dois prêmios literários, o Cora Coralina e o Rubem Cione. Os homenageados deste edição são o Chile, o Amazonas, a poetisa Cora Coralina, tendo o jornalista Galeno Amorim como patrono. O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, estará presente em ambos os eventos.
Feiras na América Latina
Os meses de julho e de agosto vão abrigar três feiras internacionais na América Latina. A
feira internacional da Guatemala, que ocorre de 24 de julho a 2 de agosto, tem em sua programação um Congresso de Educação, o III Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Promoção da Leitura e a Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos, além de cursos práticos de capacitação para livreiros e bibliotecários. A Feira Internacional de Lima (Peru) terá o Brasil como país homenageado no evento que vai de 24 de julho a 3 de agosto, reservando um estante de 200m² para o país. Já a feira de Bogotá (Colômbia) vai de 12 a 23 de agosto e terá seminário, conferências, mesas-redondas, lançamentos, entre outras atividades.

Nova edição do Red Planes do Cerlalc

Uma nova edição do Red Planes (Red Iberoamericanas de Responsables de Politicas y Planes de Lectura) foi lançada pelo Cerlalc (Centro Regional para el Fomento del Libro em América Latina y el Caribe). Esta edição é voltada para os planos da Colômbia, e traz entrevista com Beatriz Helena Robledo, subdiretora da Bibliteca Nacional Colombiana e Jeimy Hernández, coordenadora do Plano Nacional de Leitura e Bibliotecas, e matérias que retratam o livro e a leitura no país sul americano. Para conferir na íntegra o boletim Red Planes, clique aqui.

FNLIJ anuncia livros ganhadores

No dia 10 de junho, após a abertura do 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, foi feita a entrega dos prêmios FNLIJ referente à produção literária em 2008. Confira os ganhadores aqui. O evento, que prossegue até o próximo dia 21, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na região do Cais do Porto do Rio de Janeiro, conta com uma intensa programação, como o lançamento de 150 livros, com a presença de aproximadamente 140 autores e muitas atividades de incentivo à leitura.
Dicas de leitura

Contos Fluminenses, de Machado de Assis "Era conveniente ao romance que o leitor ficasse muito tempo sem saber quem era Miss Dollar. Mas por outro lado, sem a apresentação de Miss Dollar, seria o autor obrigado a longas digressões, que encheriam o papel sem adiantar a ação. Não há hesitação possível: vou apresentar-lhes Miss Dollar.Se o leitor é rapaz e dado ao gênio melancólico, imagina que Miss Dollar é uma inglesa pálida e delgada, escassa de carnes e de sangue, abrindo à flor do rosto dous grandes olhos azuis e sacudindo ao vento umas longas tranças louras. A moça em questão deve ser vaporosa e ideal como uma criação de Shakespeare; deve ser o contraste do roastbeef britânico, com que se alimenta a liberdade do Reino Unido. Uma tal Miss Dollar deve ter o poeta Tennyson de cor e ler Lamartine no original; se souber o português deve deliciar-se com a leitura dos sonetos de Camões ou os Cantos de Gonçalves Dias. O chá e o leite devem ser a alimentação de semelhante criatura, adicionando-se-lhe alguns confeitos e biscoutos para acudir às urgências do estômago. A sua fala deve ser um murmúrio de harpa eólia; o seu amor um desmaio, a sua vida uma contemplação, a sua morte um suspiro."Leia o texto na íntegra A Maldita Parentela, de França Júnior"CENA IDamião Teixeira e Raimunda.Damião (Entrando por uma das portas da esquerda, a Raimunda, que entra pela direita) - Onde está Marianinha? (Com alegria) As salas regorgitam de gente e neste momento acaba de entrar a família do Comendador Pestana.Raimunda - Marianinha está no toalete com as filhas do Conselheiro Neves.Damião - Que reunião luzida! São apenas nove horas e já tenho em casa dois desembargadores, três deputados, um conselheiro, um tenente-coronel...Raimunda - O pior é que chove a cântaros.Damião - Tanto melhor. Haverá à porta maior número de carros e o nosso baile, durante uma semana pelo menos, será o assunto das conversações na vizinhança." Leia o texto na íntegra

Favoritos

Júlio Verne (1828 - 1905)Júlio Verne foi o nome dado, como homenagem ao escritor francês, a uma nave espacial não tripulada. Ela é capaz de transportar até 7,7 toneladas de carga, levando material científico e combustível para a Estação Espacial Internacional (ISS). Também é capaz de, por meio de seus propulsores, elevar a órbita da estação para contrabalançar a força de atração da atmosfera terrestre. É o primeiro veículo automatizado de transferência a fazer parte do projeto da ISS.
Homenagem espacial ao autor
Biografia
Entrevistas
Site em espanhol dedicado a Verne
Le musée Jules Vernes
Obras
A Volta ao Mundo em 80 Dias
Da Terra à Lua
20000 Lieues Sous Les Mers
A Journey to the Centre of the Earth (em inglês)
Lista de obras no Projeto Gutenberg
Multimídia
Le Voyage dans la Lune,
clássica adaptação feita por George Méliès em 1902
Les voyages extraordinaires de Jules Verne
Trailer de 20.000 Leagues Under the Sea (1954)

Cursos e palestras

Encadernação artística de estrutura cruzadaABERQuando: 6 a 11 de julho, das 18h30 às 21h30Conteúdo: Os métodos para encadernação de estrutura cruzada, inventada na década de 1990.Docente: Estela VilelaLocal: Rua Machado de Assis, 222 cj 2 - São Paulo (SP)Telefone: (11) 5579-6200E-mail: secretaria@aber.org.br Gestão de estoques e controle de consignações de livrosEscola do Escritor Quando: 11 de julho, das 9h às 13hConteúdo: Serão apresentados conceitos como giro de estoque, nível de serviço ao cliente e consignação, facilitando a profissionalização da gestão de estoques e do processo entre editora e livraria.Docente: Gerson RamosLocal: Rua Mourato Coelho, 393 - São Paulo - SPTelefone: (11) 3034-2981E-mail: escoladoescritor@ escoladoescritor.com.br

Agenda Nacional
11º Salão FNLIJ (RJ)10 a 21 de junho
Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP)18 a 28 de junho
III Bienal do Livro de Santa Catarina (SC)29 de junho a 5 de julho
VII Festa Literária Internacional de Paraty (RJ)1º a 5 de julho
17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil (Campinas - SP)20 a 24 de julho
Jornada Nacional de Literatura (RS)24 a 28 de agosto

Nenhum comentário: