Minha lista de blogs

sábado, 6 de junho de 2009

FESTIVAL DO TEATRO DO ANÔNIMO -SESC CAMPOS







SEMINÁRIO DE GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL






DIA 19 E 20 DO JUNHO






HORÁRIO SEXTA DAS 14 ÀS 19 HORAS



SABADO 10 H ÀS 13 H E 14 H ÁS 18 HORAS






COM FLAVIA BERTOM COORDENADORA DO TEATRO DO ANÔNIMO






ESPETÁCULOS






19/6, 20h - IN CONSERTO






Um trio de palhaços chega ao local para dar um concerto Público, mas muitas trapalhadas acontecem até que consigam executar suas peças. Assim, acabam tendo que dar um conserto no programa, que inclui a "Ópera Desastrada", interpretada pelo alto barítono Seu Flor e seu lerdíssimo discípulo Cuti-Cuti. Em seguida, é a vez de Buscapé executar sua peça musical, até que se depara com uma fatalidade do destino: seu estimado apito mirim ultrapassa a barreira da vida e vira estrela. Em seu périplo fúnebre, Buscapé leva o público às lágrimas de tanto rir. No Gran Finale, os três atrapalhados palhaços executam seu concerto, agora com instrumentos de verdade (acordeão, cavaquinho e trompete). Contudo, até que isso ocorra, muitas outras tentativas e erros irão se suceder.




26/6, 20h - HOMEM BOMBA







Homem BOMBA é um espetáculo-processo-avaliação-balanço "com uma estrutura ambivalente de ficção e de memórias autobiográficas, de um palhaço que, ao tentar exercer seu trabalho, depara-se com um universo completamente hostil gerado por um grupo de crianças de classe média alta. Eliminando qualquer possibilidade de representação do mundo contemporâneo como um universo harmônico e pacificado, de se fornecer uma imagem de feliz reunião dos diferentes que a idéia de circo e a exibição mais ou menos lírica de um palhaço inocente para espectadores irmanados num mesmo sentimento de empatia poderia sugerir¹". Em linhas gerais, a peça mostra uma espécie de 11 de setembro dos palhaços, com bom humor, é claro.¹ - José da Costa - Prof. do Programa de Pós Graduação em Teatro da UNI RIO
Partindo da realidade desse profissional/cidadão, discute várias questões que estão na ordem do dia na sociedade moderna. Valendo-se de algumas habilidades circenses como o malabarismo, o equilibrismo, a magia e a manipulação de bonecos, o ator cria um ambiente mágico, lúdico e às vezes onírico para conduzir o espectador, a partir de uma relação direta, a uma viagem bem humorada, trágica, patética, singela, onde o objetivo é refletir e provocar a indignação.
3/7, 20h - INTERMEZZO
Intermezzo é um espetáculo circense que explora principalmente a linguagem da comicidade, utilizando técnicas como magia, acrobacia, dança, equilíbrio e acrobacia aérea, como trapézio, tecido, lira, corda indiana, etc.





Mais sobre o grupo Teatro Anônimo




Além do repertório de 9 espetáculos - Roda Saia Gira Vida (1994), In Conserto (1998), Caleidoscópio (1998), Tomara que Não Chova (2001), Guardados (2003), Almas Berrantes (2004), Homem Bomba (2006) e Lar Doce Lar (2006), Noites de Parangolé (2008) - o Teatro de Anônimo desenvolve oficinas práticas com diferentes enfoques: O Jogo Como Técnica, direcionado para atores e artistas circenses, Circo-Teatro Atuação, oficina introdutória de circo-teatro para crianças e adolescentes, oficina permanente de Acrobacia Aérea e oficina de Gestão Cultural.




A atuação do Teatro de Anônimo se dá através de uma dinâmica sistemática de apresentações de espetáculos, realização de temporadas, oficinas e participação em festivais. O Grupo é também responsável pela criação, produção e realização do evento Anjos do Picadeiro - Encontro Internacional de Palhaços que, em suas 7 edições, já reuniu mais de 500 grupos e artistas nacionais e internacionais.

Nenhum comentário: