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sábado, 6 de junho de 2009

TATIANA BELINKY


TATIANA BELINKY
Uma das escritoras de livros infantis mais conhecidas no Brasil. Curiosamente, ela nasceu na Rússia, em 1919, e veio pequena ao Brasil, com apenas dez anos de idade. Além dos livros infantis, Tatiana ficou famosa por ter sido responsável pela primeira adaptação do "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", de Monteiro Lobato, para a televisão.

Tatiana, você ,na literatura infantil é uma referência, mas estamos curiosos com sua trajetória no teatro infantil. Como começou essa sua relação com o teatro para crianças?
Começou muito cedo. Meus pais me levavam aos teatros, desde pequena. E meus primos mais velhos “faziam teatro” em nossa casa. “Estreei” como atriz aos 4 anos no papel de uma... mosca. Uma experiência que nunca esqueci;

Ao lado de Ilo Krugli, Maria Clara Machado colocamos o seu nome como uma das desbravadoras do teatro para crianças. Como você mesma vê sua atuação nesta área ?
Começamos a fazer teatro para crianças em 1948, em espetáculos de fim de semana em todos os teatros da Prefeitura de São Paulo. durante cerca de 3 anos, com o nosso grupo semi-amador TESP, Teatro-Escola de São Paulo, com direção de Julio Gouveia, médico-psiquiatra e educador (Já diretor do teatro de amadores do SESC) e eu autora, tradutora e adaptadora dos textos.

A adaptação do Sitio do Pica Pau Amarelo foi um marco em sua carreira e uma referência, mas a televisão fez parte de sua vida durante muito tempo. Poderia falar sobre este momento de sua carreira, levando o teatro infantil para a televisão?
A TV Tupi, Canal 3, de S. Paulo, convidou o TESP a levar o espetáculo que estava nos teatros da Prefeitura para levá-lo ao estúdio da Tupi, como primeiro tele-teatro infantil da televisão, naquele ano, 1951, como “presente de Natal”. E graças ao sucesso dessa experiência, fomos logo convidados a fazer um tele-teatro semanal, com temática brasileira. Foi assim que surgiu a primeira adaptação do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, com roteiros meus e direção e apresentação de Julio Gouveia. Esse programa, semanal, durou mais de 11 anos, sem interrupção. E logo acompanhado por mais 3 programas por semana: 2 capítulos de mini-séries de cerca de meia hora, sempre baseados em obras literárias, de uns 30, 50 capítulos, e mais um programa dominical, de peça teatral completa, de uma hora e até mesmo mais, primeiro de manhã, e logo mais à tarde, o “Teatro da Juventude”, sempre com roteiros meus e direção e apresentação de Julio Gouveia. Tudo sem intervalos comerciais, que o Julio não admitia. As tele-peças só tinham apresentação inicial e conclusão final com o nome do patrocinador, que tinha contrato com a Emissora.

Você é uma autora profícua em literatura infantil e para o teatro quais os seus textos os mais montados ?
Não sei dizer quais foram os meus textos mais montados. Foram muitos mesmo, afinal, 4 textos por semana por cerca de 11 anos é muita coisa! E mais de uma dezena deles saíram publicados em livros, como teatro amador, continuando a ser montados em várias cidades e estados, até hoje, como A Sopa de Pedra, Quero a Lua, e

Você hoje ainda vê Teatro para crianças? Se vê, o que acha dos espetáculos hoje ?
Sim, sempre que posso. São muitos espetáculos em cartaz, talvez até demasiados. Boa parte de excelente qualidade artística, técnica, estética e mesmo temática. (Mas nem todos, né...) De qualquer modo, o teatro para crianças e jovens melhorou muito, em todas as áreas.

Como você poderia dizer para pais e professores da importância do teatro na formação de uma criança?
Essa importância é enorme, uma experiência super-valiosa, que deve ser oferecida às crianças desde bem cedo, em forma de jogos dramáticos e espetáculos feitos e assistidos por elas na escola (e também pelos pais e outros responsáveis). Fica longo falar disso tudo neste espaço. Mas recomendo muito a leitura da “tese-ensaio” de Julio Gouveia, publicada no livro “E isto fica para outra vez”, da Editora Salamandra, adquirido pelo governo federal para distribuição gratuita nas escolas públicas.

Você continua ativamente trabalhando dentro desta área infanto-juvvenil? Quais as suas realizações atuais? Seus planos?
Continuo e vou continuar. Agora estou mais às voltas com literatura, livros, prosa leve e poe4sia divertida. Tenho planos para alguns livros “maiores” – são as minhas “lições de casa”, que me dão ânimo para ir em frente...

Qual o “caminho das pedras” para o bom espetáculo teatral e qual a importância da leitura do texto teatral, pelas crianças ?
Fazer teatro sempre foi e continua sendo “um caminho das pedras”. Está sempre em crise, mas nunca vai acabar – até porque, é uma velha necessidade do ser humano, que “faz teatro” e “assiste teatro” desde que nasce. Mas reconhecer a importância do teatro, do texto teatral, é o primeiro passo. E o bom texto teatral, BOM para a criança, teve ter muitas qualidades. Mas as essenciais são, claro, estética, ética, fantasia, emoção e HUMOR! Recomendo de novo a tese de Julio Gouveia, e cito Stanislawsky: “O teatro para crianças deve ser igual ao dos adultos – só que melhor”.

Você e seu esposo Júlio Gouveia realizaram uma “cruzada” em prol da boa literatura e do bom teatro infantil – resuma para nós esta “cruzada santa” .
Foi uma espécie de coincidência, se é que isso existe. Aconteceu de termos as mesmas idéias e intenções: ajudar a “abrir” (nunca “fazer”) a cabecinha infantil para o que há de melhor: olhos e ouvidos abertos, curiosidade – e beleza! A beleza de Sua Majestade a Palavra, a língua, a poesia – e tudo o mais que vem ao encalço dessas “coisas”...

Quais as diferenças do teatro de ontem e de hoje e da criança de ontem e de hoje?
O “Teatro de ontem”, aundo é BOM, vira clássico e continua bom – mas com mais recursos técnicos, etc – e conservando a “essência”. Já o teatro de hoje conta com toda uma série de recursos novos de todo tipo. Mas a “arte” da representação teatral, da direção, da atuação dos atores – esses exigem a mesma qualidade, mesmo com assuntos e até idéias quiçá um tanto diferentes.Já quanto “à criança” de ontem e de hoje, há muito e muito tempo que ela não muda: nasce pequena, pelada, banguela e “analfabeta” – e totalmente dependente... As diferenças aparecem mais tarde, com as circunstâncias, os ambientes, o “entorno” e tudo o mais, o que pode ser muito bom, mas também muito ruim, especialmente nos grandes centros, com excesso de barulho, de informações, etc, etc, etc, que prejudicam a concentração, a atenção, o próprio pensamento – e de novo, etc, etc, etc...

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