Minha lista de blogs

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Edição nº 165 - 20 a 26/07/2009 PLANO NACIONAL LIVRO E LEITURA

Edição nº 165 - 20 a 26/07/2009

Planos estaduais e municipais do livro e leitura

O PNLL e os ministérios da Cultura e da Educação estão preparando, com o apoio e parceria do Instituto Pró-Livro e equipe de consultores, um encontro para lançar os documentos que darão substância e orientação à feitura de Planos Estaduais do Livro e Leitura (PELL) e Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL). O evento acontecerá em Brasília no mês de setembro. Essa ação está prevista desde os primeiros passos do PNLL e, embora já tenhamos alguns estados e municípios implantando seus planos, será um importante evento de estímulo e orientação para que o Plano Nacional do Livro e da Leitura se concretize em todo o país. Mais informações nos próximos boletins.

Vale Cultura

O presidente Lula lança oficialmente nesta quinta, dia 23, o projeto de lei que institui o Vale Cultura. Segundo a revista
IstoÉ Dinheiro, a expectativa é de que cerca de R$ 700 milhões sejam direcionados para atividades culturais todo mês. Ou seja, em um ano, o Vale Cultura teria o impacto de oito Leis Rouanet e com a vantagem de que "o benefício gerado em nome de um trabalhador de um rincão do Nordeste ficaria lá mesmo e não em uma sala de espetáculo do Sudeste, subsidiando a diversão da classe A".

COLE começa hoje

A 17ª edição do
COLE - Congresso de Leitura do Brasil tem início nesta segunda, 20 de julho, na cidade de Campinas, em São Paulo. Até o dia 24 de julho, estarão reunidos "profissionais nacionais e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura como espaço de reflexão e socialização de experiências, de produção e divulgação de pesquisas e projetos educativos, de aprofundamento e entendimento das práticas culturais, de atuação e incentivo a políticas públicas". Os debates este ano focam a educação de jovens e adultos, os desafios e práticas nas bibliotecas, a mídia a educação e a leitura, entre outros. Estarão presentes o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, e o diretor da Diretoria de Livro e Leitura, Fabiano dos Santos. Aproveite para saber mais sobre o PNLL no estande da ALB.

MEC vai criar a Biblioteca do Professor

O Ministério da Educação irá criar a Biblioteca do Professor, cujo acervo será composto por obras que ajudam o professor em seu cotidiano. A biblioteca será montada a partir de um edital do FNDE que convoca editoras que desejarem inscrever seus livros. De acordo com o
portal do MEC, "o lançamento do edital, a seleção e a reprodução das obras acontecerão neste ano e a distribuição, em 2010".

50 anos da Turma da Mônica

No último sábado foi inaugurada a Exposição 50 Anos de Maurício de Souza, no MuBE, para homenagear o criador da Turma da Mônica e inúmeros personagens que estão no imaginário de crianças de todas as idades. Na ocasião, o presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, representando o ministro da Cultura Juca Ferreira, ressaltou a contribuição de Maurício para a divulgação de valores próprios da cultura brasileira e para a educação e formação de uma sociedade leitora. O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, também compareceu ao evento.

Brasiliana finaliza digitalização das primeiras obras de Machado de Assis

O site Brasiliana Digital
finalizou o processo de digitalização das primeiras obras de Machado de Assis. Ao todo, são 26 obras que podem ser lidas no formato PDF em baixa ou alta resolução (100 e 300 DPI, respectivamente). A busca pelos livros, que podem ser encontrados por tempo indeterminado na página do site, é feita por título, autor ou algum trecho do texto.

Biblioteca britânica está dispoível na internet

O acervo de quase 630 km de prateleiras da Biblioteca Britânica está disponível na internet para consulta. Todos os livros, mapas e fontes de informação estão catalogados, inclusive os 49 principais jornais de Londres, publicados desde 1800. Entretanto, caso a pesquisa necessite de downloads, o usuário deve pagar uma taxa por 24 horas de acesso. Para visitar o site da segunda maior biblioteca do mundo, clique
aqui. Para ver a matéria do Jornal Hoje, da Rede Globo, aqui.

Google Books utiliza Twitter para trazer pessoas para leitura

O Google Books está utilizando o Twitter para
publicar excertos de 140 caracteres de obras que estão em seu banco de dados. A escolha das passagens se dá pela lista dos livros mais populares lidos e ao final do tweet (nome dado à postagem no Twitter), o link para a própria fonte é disponibilizado. Para conferir as passagens selecionadas até o momento, clique aqui.

Governo paulista adquire novos livros

A Secretaria de Estado da Cultura paulista irá
adquirir 200 novas obras entre ficção de autores brasileiros e estrangeiros, publicadas entre 2004 e 2008. Para realizar a compra, a Secretaria solicita a cotação de preços de capa e com desconto, citação de título e autor e o envio de um exemplar da obra cotada para sua sede. Para mais informações ou envio de livros acesar@sp.gov.br ou biblioteca@divbibliotecas.sp.gov.br.
Favoritos
Rachel de Queiroz (1910 - 2003)"É dizer como o outro: já que o homem não vai ao livro, que vá o livro ao homem. Multipliquem-se as feiras de livros pelas praças da cidade, e não só desta, como de todas as cidades do interior. Ah, o interior! As livrarias são poucas, a distribuição das editoras não é boa. Nunca se pisa em cidade do interior sem escutar dos interessados a queixa de que livro de fulano, que está muito falado, não apareceu à venda na terra. Talvez fosse um êxito inesperado a inauguração de feiras de livros por este Brasil afora: o pessoal ver os livros assim de cara como a farinha e os legumes. Poder mexer, palpar, olhar as figuras, se interessar. Seria talvez uma revolução."
Livro, televisão, internet, de Rachel de Queiroz, publicado no Estado de S. Paulo em 2002
Páginas de Rachel de Queiroz na ABL

Nenhum comentário: