Minha lista de blogs

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A Imaginação Infantil e a Arte-Educação: Abordagens Teóricas e Formulação de Práticas

A Imaginação Infantil e a Arte-Educação: Abordagens Teóricas e Formulação de Práticas

Categoria: Curso de Extensão
Unidade: PUC São Paulo

Apresentação:
Quem já viu uma criança brincando sabe o poder que a imaginação tem. Sozinha ou acompanhada, ela cria personagens e histórias em que quase tudo é possível. Entender o funcionamento e a gênese da imaginação, visando à criação de práticas voltadas ao desenvolvimento infantil é o objetivo do curso de extensão universitária A Imaginação Infantil e a Arte-Educação: abordagens teóricas e formulação de práticas, oferecido pela PUC-SP. Neste curso teórico-prático, reflexões teóricas sobre a imaginação infantil servirão de fundamento para a formulação de práticas em arte-educação com crianças entre 4 e 9 anos.
Combinando aulas teóricas com atividades práticas, a idéia do curso é abordar o tema da imaginação infantil e capacitar os alunos na criação e realização de atividades ligadas à arte-educação. Divididas em dois módulos, as aulas tratarão das relações entre imaginação e desenvolvimento infantil, em seus aspectos afetivos e cognitivos.
Teorias psicológicas e psicanalíticas de Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky e Sigmund Freud ajudarão os interessados a compreender o campo da imaginação infantil e o que ela representa para a criança. Nas aulas práticas, o aluno vai aprender a contar e ouvir histórias, a ensinar movimentos corporais, a criar atividades de artes plásticas e até a cantar cantigas e cirandas da cultura popular.
No final, os participantes terão de criar uma aula, apresentá-la e discutí-la. Também será possível, durante o curso, realizar uma visita supervisionada a um projeto de circo e arte-educação desenvolvido na capital paulista.
Dirigido a:
Professores de educação infantil e ensino fundamental, além de interessados em arte-educação.
Conteúdo Programático:
O Que se Entende por Imaginação? A Formação da Imagem Mental e a Gênese da Imaginação A Imaginação Infantil: realidade ou fantasia? Aspectos Cognitivos e Afetivos A Imaginação na Arte de Contar Histórias A Imaginação do Contador de Histórias A Imaginação da Criança Diante da Narrativa de Histórias A Imaginação e o Desenvolvimento Psicomotor A Imaginação e as Atividades de Artes Plásticas A Imaginação nas Brincadeiras e Cantigas Infantis Criando Atividades em Arte-Educação: a cooperação criativa
Coordenação:
Prof. Nelson D’Ângelo Ribeiro
.: Supervisão Técnica
Prof. Francisco Igliori Gonsales
.: Corpo Docente: *
Prof. Carlos Leandro Medina GodinhoProfa. Fernanda Igliori GonsalesProf. Francisco Igliori Gonsales Prof. Nelson D’Ângelo Ribeiro
* Sujeito a alterações
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em
Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.
.: Carga Horária:
30 horas
.: -Início/Duração:
10 de setembro de 2009
.: Horário:
Quintas-feiras, das 19h30 às 22 horas - aulas semanais
.: Local de Realização:
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação - Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP -
Mapa da Unidade

Documentos para Matrícula:
No ato da matrícula, além do CPF, do RG, do comprovante de endereço (onde conste o CEP), os alunos graduados deverão apresentar o diploma de graduação e os graduandos deverão apresentar o histórico.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o aluno traga todos os documentos solicitados.
.: Matrícula - Vagas limitadas
Local de Matrícula:
Unidade COGEAE Consolação

Nenhum comentário: