Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

BOLETIM PNLL N° 174


Blog Pró-Leitura
O Ministério da Cultura lançou, na última semana, uma nova ferramenta para quem quiser acompanhar as novidades vinculadas ao Fundo Pró-Leitura, desde notícias sobre sua tramitação no Congresso a matérias publicadas em veículos (jornais, revistas, sites, redes de rádio e televisão) sobre os avanços no projeto.

Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado

No semi-árido baiano, mais precisamente em Nova Soure, uma biblioteca comunitária foi idealizada para amenizar os graves problemas educacionais do município. (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL, disponibiliza um rico acervo com cerca de 60 mil títulos, criando condições para que os jovens possam fazer uso instrumental das informações e do conhecimentos sobre o mundo ao migrarem de lá. Também são desenvolvidas atividades de dinamização da leitura, narração de histórias, inclusão digital e muitas outras, focadas nos alunos e professores das escolas da região, mas abertas a todos os públicos. Em entrevista ao Programa Jô Soares, o responsável pela iniciativa, Geraldo Moreira Prado, falou sobre como teve a ideia de criar a biblioteca, os primeiros passos e da estrutura atual.

Sementes da Igualdade

Contribuir para o letramento, para a inclusão social e para a melhoria das condições de vida na comunidade de São Pedro (Vitória - ES) são as metas trabalhadas pelo projeto Sementes da Igualdade, que integra o (Democratização do Acesso) do PNLL. Numa região em que a demanda por movimentos sociais é maior do que as oportunidades disponíveis, a iniciativa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de jovens em conflito com a lei detidos no Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Sua biblioteca comunitária serve como lugar de acesso à leitura e à escrita, promovendo o avanço nos índices de letramento.

Projeto propõe reduzir custos na produção de obras para deficientes visuais

Menos de 5% dos livros lançados no mundo têm versões em braille ou em audiobooks (geralmente CDs com a narração oral da obra). A Proposta de Trabalho de Limitações e Exceções em Benefício dos Deficientes Visuais, documento enviado pelo governo brasileiro à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) em maio, pretende mudar esse quadro. Sugere a isenção do pagamento dos direitos autorais em prol da publicação de mais obras para pessoas cegas a um custo reduzido. Sua análise acontece nesta segunda-feira, 21/09, em Genebra (Suíça) e acontecerá com a participação de representantes da União Mundial de Cegos e representantes de países como Brasil, Equador e Paraguai, que apresentaram o projeto.

MinC apresenta projetos de fomento à cultura a parlamentares da França

A comitiva francesa visitou o Brasil na última quarta-feira, dia 16, como parte da agenda do Ano da França no Brasil. No encontro, a delegação conversou com os dirigentes do Ministério da Cultura brasileiro sobre iniciativas de fomento à cultura em nosso país, entre eles o Programa Mais Cultura, do qual faz parte a criação do Fundo Pró-Leitura, e a implantação de bibliotecas públicas nos municípios.

Nova Lei Rouanet deve ter maior participação do capital privado

O texto de reforma da lei deverá acabar com a dedução de 100% do valor investido em um projeto de renúncia fiscal. Em entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, afirma que "o fato de que o novo sistema de incentivo fiscal terá fundos de incentivo direto (sem a necessidade de captação no mercado) será suficiente para dar segurança às artes".

Prêmio Portugal Telecom anuncia finalistas

No dia 16, foram anunciadas as dez obras escolhidas para a shortlist do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Entre os autores selecionados, estão os brasileiros Lourenço Mutarelli, João Gilberto Noll, Eucanaã Ferraz, Maria Esther Maciel e Nuno Ramos. A premiação é uma das mais importantes junto à comunidade literária brasileira, ao lado do Prêmio Jabuti.

Google Books ganha nova ferramenta de digitalização de livros

O Google anunciou a aquisição do programa Recaptcha, desenvolvido na Universidade de Carnegie Mellon (EUA), que promete acelerar a transição de obras para um acervo digital, processo que já vem dando o que falar desde sua proposta, em 2004. O novo sistema evita que programas automatizados façam o cadastro de usuários em sites, o que diminui a possibilidade de fraudes. Para isso, apresenta jogos simples de palavras, extraídos de trechos de livros, ao invés das sequências de letras e números já conhecidas dos internautas.

Computadores compreendem linguagem de sinais

Estudo feito na Universidade Politécnica de Madri promete viabilizar a comunicação de surdos e pessoas com dificuldades auditivas a se comunicar. Segundo matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, o projeto visa facilitar a compreensão entre funcionários e clientes ou requerentes em órgãos públicos ou em empresas, de modo a dinamizar o atendimento à pessoas com deficiência auditiva.

Nenhum comentário: