Minha lista de blogs

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

BLOG DA FLIP FEIRA LITERÁRIA DE PARATY

Você está recebendo a mais recente postagem do Blog da FLIP:




Desonra no cinema - Blog da FLIP


Outubro 22, 2009


Não sei se é desatenção minha, mas acho que ninguém deu muita bola no Brasil à versão cinematográfica de Desonra, o romance premiado de J. M. Coetzee (FLIP 2007). Tanto que o filme nem chegou a estrear no cinema: foi direto para o DVD.

Há John Malkovich no papel de David Lurie, o professor de literatura que cai em desgraça após acusação de assédio sexual. Há tomadas grandiosas das paisagens do interior sul-africano. Há ainda trilha sonora cheia de efeitos, cores esfuziantes e demais recursos do cinemão. Mas nem por isso se falou do filme por aqui.

Confesso que achei meio sem graça e artificial. Mas o ponto não é esse. Quando o livro saiu no Brasil, em 2000, a crítica fez um auê danado – poucas obras de ficção foram tão festejadas nos últimos tempos. Mas mesmo assim os exibidores acharam que não valia a pena levar o filme para o circuito comercial.

É verdade que os grandes autores contemporâneos não costumam ser campeões de bilheteria: os últimos filmes inspirados em trabalhos de Philip Roth, por exemplo, não eram exatamente empolgantes. Mas pelo menos o leitor pôde verificar isso no cinema. Queria entender por que a Coetzee não foi dada a mesma chance no Brasil.

Nenhum comentário: