Minha lista de blogs

sábado, 31 de outubro de 2009

BOLETIM CBTIJ

Inscrições para o FATE (Fundo de Apoio ao Teatro).



Estão abertas as inscrições para o processo de seleção do FATE. Elas poderão ser feitas na Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 209, 2º andar, Cidade Nova, Rio de Janeiro, no período de 24 de setembro a 9 de novembro de 2009, das 10h às 17h. O resultado sai no dia 30 de novembro de 2009. O Edital e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site www.rio.rj.gov.br/cultura. Mais informações: rteatro@pcrj.rj.gov.br ou no tel/fax 2503-2151.


Festival Mundial de Títeres






A WAP (Associação Mundial de Títeres), com o patrocínio do Instituto Internacional da Arte de Títeres, convida espetáculos, filmes e vídeos de títeres - para crianças e adultos, da arte tradicional a trabalhos novos - para o Festival Mundial de Títeres, que se realizará entre os dias 31 de maio e 6 de junho de 2010, em Praga.


O Festival é competitivo e dará prêmios de Melhor Animação, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Cenário e Design de Bonecos, Melhor Apresentação Original, Melhor Criação Artística, Melhor Desempenho, Melhor Filme e Melhor Vídeo, além de alguns prêmios especiais.
Durante o Festival, os participantes receberão acomodações e refeições gratuitas e dinheiro para pequenas despesas diárias. O formulário de inscrição deve ser enviado até 31 de novembro de 2009. Mais informações no site www.wap-prague.org e pelo e-mail festivalpuppet@yahoo.com.


Baixada Encena




O CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes, dando continuidade a suas ações para formação da Rede Baixada Encena, promove a segunda edição da sua mostra teatral regional, entre os dias 7 e 16 de outubro.

O Baixada Encena, que terá a duração de dez dias, incluirá 15 apresentações de espetáculos teatrais, o seminário O Teatro nosso de cada dia e oficinas gratuitas para artistas da região. Este ano, o evento acontecerá simultaneamente em três cidades: Nova Iguaçu, Queimados e Duque de Caxias.


Além disto, haverá a comemoração de trinta anos de carreira do Diretor e Produtor Cultural Lino Rocca e a homenagem o CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude), pela sua ação no país. Mais informações nos endereços: www.cetabaixadafluminense.blogspot.com e www.ciclodevivencia.blogspot.com/


Notícias do Plano Nacional de Cultura



A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou na última quarta-feira (23/09) o 1° Plano Nacional de Cultura, com relatório da deputada Fátima Bezerra ao PL 6835/06, construído após consulta em todo o país aos segmentos culturais. O Projeto agora segue para aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.


O Plano é um marco regulatório na Política Cultural, transformando-se no primeiro estatuto legal dos direitos culturais no Brasil, garantido pela Constituição Federal.



No mesmo dia, depois de aprovado o Plano Nacional de Cultura, a Comissão Especial das Receitas da Cultura aprovou, por unanimidade, o relatório da PEC 150/03 que destina orçamento de 2% para União, 1,5% para Estados e 1% para Municípios, proposta dos deputados petistas Zezéu Ribeiro (PT-BA), Paulo Rocha (PT-PA) e Fátima Bezerra PT-RN). Agora o relatório segue para votação no plenário da Câmara Federal. Seguiremos em vigília até o final.

Nenhum comentário: