Minha lista de blogs

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BOLETIM PNLL - LEITURA E LITERATURA EDIÇÃO 175

Fórum Nacional Mais Livro Mais Leitura nos Estados e Municípios

O estímulo à criação de planos estaduais e municipais de leitura está elencado como um dos principais objetivos do PNLL. No Dia do Livro, 7 de outubro, dirigentes estaduais e municipais de educação e cultura, assim como demais interessados no desenvolvimento da leitura no Brasil, estarão reunidos em Brasília para o lançamento do projeto O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL, que ocorre durante o Fórum Nacional Mais Livro Mais Leitura nos Estados e Municípios. Trata-se trabalho desenvolvido em parceria pelo PNLL, os ministérios da Educação e Cultura e o Instituto Pró-Livro (IPL). Informações e inscrições no
site do IPL.
Presenças confirmadas

Participam da cerimônia de abertura do Fórum Nacional Mais Livro Mais Leitura nos Estados e Municípios o ministro da Cultura, Juca Ferreira; da Educação, Fernando Haddad; o subchefe de Assuntos Federativos da SRI da Presidência da República, Alexandre Padilha; o secretário-executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto; o vice-presidente do Instituto Pró-Livro, Jorge Yunes; os deputados federais Maria do Rosário Nunes e Marcelo Almeida; o presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; a presidenta do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Maria Auxiliadora Rezende; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Carlos Eduardo Sanches; e a presidenta do Fórum Nacional dos Secretários de Cultura das Capitais, Jandira Feghali.
Prêmio Vivaleitura 2009

O Prêmio Vivaleitura, que incentiva a propagação da leitura no Brasil, já anunciou seus finalistas para a cerimônia de premiação deste ano, que se dará no dia 22 de outubro em São Paulo. Foram escolhidos cinco projetos por categoria para disputar os R$ 30 mil concedidos a cada vencedor. Os indicados em "Bibliotecas públicas, privadas e comunitária" são: O Caminho da Leitura, Projeto Leituração, Tenda da Biblioteca Popular, Projeto Biblioteca da Base da PM do Jardim Ranieri e Leitura Patrimônio.
III Seminário Potiguar Prazer em Ler

Começa nesta segunda, dia 28, o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler - "Da escola de leitores ao Estado Leitor". O evento segue até o dia 30 e conta com a participação de reconhecidos escritores de literatura, como Ana Maria Machado, e pesquisadores dedicados à literatura e à formação de mediadores de leitura. A conferência de abertura, com o tema "da escola de leitores ao estado leitor", será feita pelo secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto.
Prolerzinho

Acontece, entre os dias 5 e 9 de outubro, o III Encontro Regional de Leitura e Artes Infanto-Juvenil do Vale do Rio Grande, em Uberaba, Minas Gerais. Palestras, oficinas e lançamentos acontecem sob o tema "Era uma vez... leituras, artes e artimanhas". Informações pelos telefones (34) 3318-0706 ou 9141-8857.
Divulgada lista nacional para o programa Memória do Mundo da Unesco

O Comitê nacional do Programa Memória do Mundo do Brasil escolheu os dez documentos que passarão a constar como registros de relevância para a memória coletiva dos brasileiros. Entre os vencedores, constam o Acervo Documental da Guerra do Paraguai, Livros de Registro/Matrícula dos Imigrantes e uma coleção de Registros de Enterros de Escravos. O programa visa preservar essa documentação histórica, assim como já faz com outros arquivos indicados em anos anteriores.

Nenhum comentário: