Minha lista de blogs

terça-feira, 20 de outubro de 2009

FESTIVAL DE SÃO JOÃO DA BARRA






Montagem de Maria Clara Machado na programação do III Festival de Teatro de SJB



A montagem infantil ‘Aprendiz de Feiticeiro’, de Maria Clara Machado, é a atração desta terça-feira, dia 20, no III Festival de Teatro de São João da Barra. A apresentação do Grupo Barnardina, do Rio de Janeiro, acontece às 17h e 20h. O cientista Uranus Octavius Octopus de Almeida trabalha no desenvolvimento de fórmulas de diversos tipos. Após receber um chamado urgente, Uranus parte para África do Sul e deixa seu laboratório aos cuidados de seu aprendiz Horacius Juventus e do atrapalhado Tenente Perseguição, designado pelo Ministério das Descobertas para defender as fórmulas secretas do cientista. Arabela, a espevitada neta de Uranus, aproveita a ausência do avô para se divertir com as poções, enquanto Dimitri Nicolai Massachusetts, ladrão de fórmulas, lança mão de seus disfarces para se apoderar das descobertas de Uranus.
Já na quarta, dia 21, a Cia. Escaramucha de Teatro, também do Rio, apresenta, nos mesmos horários, a montagem ‘Quando as máquinas param’, de Plínio Marcos (Adulto / 14 anos). Trata-se do único texto de Plínio Marcos que apresenta uma história de amor sem marginais e submundo. No entanto, aponta a marginalidade a que está condenado o homem comum. O espetáculo conta a história do casal Zé (Rômulo Rodrigues) e Nina (Ana Berttines). Zé gosta muito de futebol: é torcedor fanático e joga pelada com a garotada da rua. Nina adora novelas. Ele é operário. Ela costura para fora. Eles se amam e juntos já conseguiram algumas vitórias: casaram, alugaram uma casa, pensam em ter filhos. Formam um casal feliz. Até Zé perder o emprego. Agora eles vão ter que lutar diariamente contra todas as limitações sociais que colocam em risco a continuidade e o objetivo do seu amor.
Outro grupo carioca, Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, apresenta, no dia 22, às 17h e 20h, o infantil ‘Antes que o galo cante’, de Fabíola Rodrigues e Ribamar Ribeiro. Árvores seculares e prados floridos compõem esta linda floresta onde uma borboleta poeta narra esta história de amor. Neste cenário, convivem em perfeita harmonia, animais de patas e de asas que, depois de uma grande divisão, não se misturam. No entanto, eles verão nascer o amor quase impossível entre uma gata e um sabiá. Para viver este amor, o Sabiá Laranjeira Junior e a Gata Malhada do Mato, terão que passar por muitas dificuldades, já que este passarinho está prestes a se casar antes do último cantar do galo. Será que este amor vai dar certo? Livremente inspirada na obra de William Shakespeare, Romeu e Julieta, ‘Antes que o Galo Cante’ é um espetáculo leve e divertido que agrada a adultos e crianças de todas as idades.
Encerrando a mostra competitiva, no dia 23, os Ciclomáticos retornam ao palco encenado a montagem adulta ‘Amargasalmas’, de Ribamar Ribeiro (Adulto / 16 anos), com sessões nos mesmos horários. A história se passa em uma família de quatro irmãs bordadeiras, numa casa onde a espera e a aspereza são o mote na relação entre elas. Segredos entrelaçados e jogos de poder envolvem a irmã mais jovem, Úrsula, que passa por humilhações e maldades, principalmente por parte de Astorga, a mais velha. Esta, por sua vez, possui segredos que farão com que a realidade entre elas se destrua repentinamente. Só uma estranha que está na casa pode trazer as respostas.
            No dia 24, às 20h, acontece o encerramento oficial, com entrega de prêmios e troféus e com a reapresentação de ‘Rua dos Passos’, com o Grupo Nós na Rua. Os ingressos podem ser obtidos mediante 1kg de alimento não perecível ou uma caixa de leite.

Nenhum comentário: