Minha lista de blogs

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Inscrições para oficinas no Palácio da Cultura

Inscrições para oficinas no Palácio da Cultura

Por Telmo Filho
Fotos: Divulgação (Fachada do Palácio da Cultura)

Iniciaram ontem (quinta-feira) as inscrições para três oficinas que serão realizadas no auditório Amaro Prata Tavares, Palácio da Cultura. Duas são do projeto “Escrevivendo – oficinas de criação e de leitura”, cujos cursos são ministrados pela Instituição Estação das Letras, do Rio de Janeiro, sob coordenação da pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional, Suzana Vargas, e a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) traz a Campos. A outra é “Videopoesia – Versos a 29 frames por segundo”. As inscrições vão até o dia 17 deste mês. Os interessados deverão procurar o Departamento de Literatura, instalado no Palácio da Cultura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


A primeira oficina “Poesia e Letra de Música” com o poeta e compositor Mauro Santa Cecília, acontecerá nos dias 23 (18h às 21h) e 24 (10h às 13h) de outubro, falará sobre poesia e letra de música: as características comuns e diferenças, além de contar a história afetiva da poesia e da letra de música, com aplicações de exercícios para serem feitos em casa.


A segunda “Como publicar na Internet” será ministrada pela escritora e publicitária Ana Paula Maia, nos dias 27 (18h às 22h) e 28 (09h ás 13h) de novembro. Será uma breve introdução sobre a publicação folhetinesca, discutir a Internet como veículo e blog como suporte para a literatura, com apresentação de case do livro “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos”. Haverá, ainda, uma apresentação de um blog formatado para a publicação de um livro eletrônico em capítulos e os alunos deverão levar um conto de três a cinco laudas para analisar a melhor adequação e como editá-los em capítulos para Internet, na segunda etapa haverá demonstração do passo a passo de como criar um blog para a publicação de um livro eletrônico em capítulos.

Videopoesia – Esta será realizada nos dias 26, 27 e 28 de outubro deste ano das 10h às 12h e das 14h às 18h, ministrada pelo comunicador social Cardes Monção Amâncio. A oficina tem a finalidade de trabalhar com a sensibilidade poética e a interligação da poesia com imagens. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão roteiros, farão estudos de locações, aprenderão a manusear câmeras de vídeo ou aprimorarão suas técnicas.

As oficinas serão gratuitas, assim como as inscrições a serem feitas no Departamento de Literatura, no Palácio da Cultura. As vagas são limitadas. Os interessados podem acessar os sites de Cardes Monção: www.avesofilmes.com.br e assistir as vídeopoesias feitas nas oficinas do comunicador:
www.versos29frames.blogspot.com. Os alunos serão contemplados no final da oficina com certificados.

Nenhum comentário: