Minha lista de blogs

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PALCO EXPERIMENTAL - SESC CAMPOS ...


PALCO EXPERIMENTAL
Unidade Campos
3º Módulo/outubro de 2009
Espetáculo:dia 16/10

Oficinas / Palco Experimental / Oficina para Atores: dias 14 e 15/10, 18h e 17 e 18/10, 14h

JUSTIFICATIVA

O projeto PALCO EXPERIMENTAL surge a partir de uma necessidade existente no meio artístico e cultural da cidade, de experimentar novas técnicas, se aprofundar em alguns aspectos cênicos, e também, da constante busca do nosso público de conhecer e experenciar diferentes linguagens da expressão artística, que se aproxime direta ou indiretamente da sua práxis
[1] de vida, lhe dando respostas e formulando novas questões em relação ao homem.


A COMPANHIA CONVIDADA
Companhia de Teatro Carioca
Formada em outubro de 2004, a CTC – Companhia de Teatro Carioca, mantém em repertório seus espetáculos e dedica-se a uma pesquisa dramatúrgica em suas conexões com a cena contemporânea.
Como chegar ao público em suas questões estéticas mantendo uma reflexão sobre o mundo atual? Que espécie de comunicação pode ser estabelecida com uma platéia entorpecida pela velocidade de tantas mídias diferentes? Qual dramaturgia pode construir uma relação assertiva entre o teatro e seu público?
Partindo destas proposições, a CTC constrói uma cena entre a realidade e a ficção, ou seja, entre o fato acontecido e o imaginado, introduzindo entre seus dispositivos uma atuação que descarta a alegoria. Nesta investigação a possível inovação é a perspectiva de encontrar o outro, de uma comunicação ao vivo, direta, sem intermediadores.
O desejo deste encontro acaba por trazer aos espetáculos a utilização de instrumentos populares como o musical e a comédia acompanhados de uma narrativa que se sofistica na medida em que aposta na multiplicidade dos recursos dramatúrgicos que manipula. Os textos são criados pelo diretor e autor da CTC ou em colaboração com os atores. Seus espetáculos diferem entre si, quer seja na temática, na técnica dramatúrgica empregada, no espaço de atuação. A reuni-los, o desejo de encontrar na prática teatral um espaço onde se possa olhar por diferentes ângulos para a arte – e para a vida que esta articula – e refletir sobre as formas da participação de cada um de nós em ambas, estas perversas senhoras de fino trato.

A PROPOSTA

Espetáculo teatral
não perturbe
comédia musical na macedônia entre rebolados, batuques, caipirinhas e assassinatos
“não quero que me perturbem
nem quero perturbar ninguém
mas não custa repetir o que estamos cansados de ouvir.”

Não perturbe é uma comédia musical que abre mão do lugar comum por Copacabana ou Macedônia, tanto faz. Uma mulher é morta diversas vezes, em diferentes lugares, pelo mesmo motivo. Ela não teme morrer outra vez – tira de letra – mas teme o fato de estar tudo calmo. Ela acredita que quando tudo está calmo é porque uma catástrofe está por vir. Sem conseguir se acalmar, ela segue vivendo o que há para viver: fila de banco, trabalho, política, massa de bolo, homens, adultério, lesbianismo, bala perdida, drogas, rock’n roll – o samba do crioulo esperto.
No fim ela morre.
Sempre.
Entre chás e Augusto dos Anjos.
Mas como a vida não pára, durante o espetáculo, caipirinhas em diversos temas e amendoins afrodisíacos são servidos à platéia. Também servimos a música de Felipe Antello. Entre rebolados e batuques, a platéia delira com a saga da mocinha que vive morrendo.

A OFICINA

A oficina propõe o desenvolvimento, a partir dos princípios do processos de criação co-autoral, de um espaço de construção – no interior de grupos teatrais – de uma dramaturgia própria e, mais especificamente da dramaturgia da cena. Com a atriz Karine Telles.
Objetivos: Construir um espaço específico de desenvolvimento teórico-prático que possibilite aprofundar a relação ator, diretor, dramaturgo na montagem de uma cena curta.
Carga Horária: 12 horas
Distribuição da Carga Horária: 3 horas / dia.

A EQUIPE DA CTC

Não perturbe

De Oscar Saraiva e da CTC, em processo colaborativo

Direção de Oscar Saraiva
com Camilo Pellegrini como mensageiro da Macedônia
Karine Telles como Nataniela
Irene Monteiro como a mãe
Ricardo Gonçalves como Papai Noel
Waleska Arêas como a mulher do ator
e a bateria de Felipe Antello.
Figurino Ticiana Passos
Iluminação Renato Machado
Cenário CTC
Músicas Oscar Saraiva
Arranjo musical Felipe Antello
Direção de produção Verônica Prates


AS INSCRIÇÕES E BILHETERIA


Oficinas:
Comerciário e dependentes: 5,00
Estudantes e Idosos: 8,00
Outras pessoas: 16,00

Espetáculo:
Comerciário e dependentes: 3,00
Estudantes e Idosos: 5,00
Outras pessoas: 10
,

Nenhum comentário: