Minha lista de blogs

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PRÊMIO JABUTI DE LITERATURA




51° Jabuti anuncia seus vencedores - Blog da FLIPSetembro 29, 2009
Acabam de sair os resultados do Prêmio Jabuti deste ano.
Moacyr Scliar venceu na categoria romance, com Manual da paixão solitária. Milton Hatoum ficou em segundo lugar com Órfãos do Eldorado e Cordilheira garantiu a Daniel Galera a terceira colocação.
Vanessa Bárbara teve seu O livro amarelo do terminal premiado com o primeiro lugar na categoria reportagem. Entre os indicados na categoria poesia, venceu Dois em um, de Alice Ruiz, seguido por Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa, organizado pelo Instituto Moreira Salles, e Cinemateca, de Eucanaã Ferraz.
Na categoria biografia, Lilia Moritz Schwarcz foi a primeira colocada, com O sol do Brasil, seguida por José Mario Pereira, com José Olympio, o editor e sua casa, e Humberto Werneck, com O santo sujo: a vida de Jayme Ovalle.
Para ver a lista completa dos vencedores, acesse
http://www.cbl.org.br/jabuti.Tagged: Literatura, Prêmio Jabuti
Esta matéria, sobre a FLIP 2009, saiu em uma das edições de agosto da revista Spectator. A dica é um pouco atrasada, mas vale a pena. Publicação importante na Inglaterra, principalmente quando o assunto é liberalismo, a revista trouxe informações relevantes sobre Paraty e a FLIP. Está lá a menção à caipirinha, mas os comentários a respeito do patrimônio natural e histórico são comedidos na linguagem “guia turístico”, muito comum em matérias estrangeiras sobre o assunto.
O autor dá detalhes sobre o número de leitores e as ações do governo brasileiro de estímulo à leitura e ainda contextualiza a tradição religiosa do país a propósito dos vários parágrafos dedicados à crítica do “sermão populista” de Richard Dawkins, que seguem a linha conservadora da publicação. E já que o assunto é Dawkins, Stephen Colbert roubou-lhe o posto de showman em uma
conversa bastante divertida entre os dois, que aconteceu no Colbert Nation desta quarta-feira.

Nenhum comentário: