Minha lista de blogs

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Povos Guarani da América do Sul

Povos Guarani da América do Sul


Ministério da Cultura -

Representantes do MinC e lideranças indígenas se reúnem para discutir Encontro


Com o objetivo de organizar o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul - previsto para acontecer entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2010 - 15 lideranças Guarani brasileiras e paraguaias, além de representantes do Ministério da Cultura (MinC), reuniram-se em Diamante D’Oeste, no Paraná, nos dias 8 e 9 de dezembro.


O Encontro reunirá cerca de 800 indígenas Guarani - Bolívia, Brasil, Paraguai e Argentina - e visa destacar a importância dos povos Guarani para a formação da identidade cultural sul-americana.

O MinC, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), promove, desde 2005, iniciativas de fortalecimento e reconhecimento das culturas indígenas. Um Grupo de Trabalho, composto por diversas entidades do movimento indígena e indigenista brasileiro, foi criado para contribuir na identificação e na implantação de políticas públicas para esse segmento.

Uma das ações é o Prêmio Culturas Indígenas, cuja primeira edição ocorreu em 2006, em homenagem a Angelo Cretã. Na ocasião foram selecionados 82 projetos, envolvendo cerca de 50 mil indígenas. Em 2007, a edição Xicão Xucuru dobrou o número de beneficiados e concedeu o prêmio a 102 iniciativas, atingindo mais de 100 mil pessoas. As duas edições juntas abrangeram 15% da população indígena brasileira. Ambas resultaram na publicação de catálogos com informações sobre todas as iniciativas inscritas. A próxima edição será lançada em 2010, em homenagem a Marçal Tupã-í, com investimento de mais de R$ 2 milhões em ações de valorização da cultura dos povos indígenas.





Nenhum comentário: