Minha lista de blogs

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Curtíssima metragem

Curtíssima metragem



O Povo - André Bloc






O filme Margens, de André Leite, foi vencedor do prêmio de Melhor Fotografia no Festival Claro Curtas de 2008 (Divulgação)


Um stop-motion sobre a mão, a revelação da heterossexualidade de um filho ao pai, a vida de um skatista sem uma perna e a história de uma catadora de lixo e atriz de cinema. Todos entre 30 e 90 segundos. É essa a proposta do Festival Claro Curtas, que premia vídeos de curtíssima metragem com até R$ 50 mil. De acordo com Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro, o festival foi criado para promover a democratização do audiovisual e viabilizar a descoberta e divulgação de talentos na área. A edição de 2009 do evento traz um novo tema: Ser Digital & aprendizado e transformação na sociedade do conhecimento.


Concorrem aos prêmios os participantes que mandarem seus vídeos até o dia 30 desse mês e que estejam enquadrados no tema proposto. Não é necessária uma grande ``infra-estrutura`` de filmagem: a proposta do Claro Curtas é reunir vídeos de câmeras fotográficas, de vídeo ou até mesmo celulares. O que importa não é a qualidade da máquina, mas sim o conteúdo do vídeo.



Na edição passada do evento, em 2008, foram 20 os finalistas com as mais diferentes produções e roteiros, seguindo o tema Diversidade e inclusão sob a perspectiva dos Direitos Humanos. No final, o grande campeão entre os mais de 1.500 inscritos foi Bruno ``Perna`` de Souza, com um vídeo autobiográfico que contava sua história como skatista e produtor de audiovisual, tudo isso apesar de ter perdido a perna esquerda. ``Foi incrível, uma experiência deliciosa. Fiz amigos, tive a oportunidade de conhecer ídolos; Além disso, um dos pontos principais foi poder expor minha história de vida``, disse Bruno, em entrevista para à organização do evento.



Os finalistas vão ser selecionados e avaliados por alguns dos grandes nomes do audiovisual brasileiro: Caio Gullane, Cao Hamburger, Carlos Nader, Dira Paes e Matheus Nachtergaele. Levando em conta a sensibilidade artística e intelectual, a visão particular e original do artista, a apropriação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e a expressão criativa de linguagem, os julgadores vão escolher entre os finalistas quem será o primeiro colocado, que receberá 50 mil reais. O segundo vai receber 30 mil e o terceiro 15 mil. Há ainda a premiação de 5 mil reais para o escolhido por voto popular, com vídeos disponibilizados em http://www.clarocurtas.com.br/.



Aprendizagem


Em 2010, a novidade no Festival Claro Curtas é a parceria com o Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Cultura Viva. A ideia é promover a democratização de conhecimentos por meio de miniguias de audiovisual, distribuídos em cerca de 400 Pontos de Cultura de todo o país. ``Esses Pontos de Cultura utilizarão os miniguias em projetos com as comunidades locais, que terão a oportunidade de aprender técnicas para aprimorar os processos de criação, produção, edição e finalização de produções audiovisuais feitas a partir de dispositivos móveis, como celulares, câmeras digitais e filmadoras``, disse, por e-mail, Carime Kanbour.




Outra iniciativa para a formação de produtores de audiovisual no Claro Curtas são os workshops, que reuniram os 20 finalistas em 2008 e devem reunir mais 10 diretores em São Paulo ainda no início de 2010. ``Eu nunca havia participado de um festival de cinema, nunca havia feito um filme. Um Minuto para Lady Elizeth (vídeo concorrente no Claro Curtas em 2008) foi nossa primeira experiência com o audiovisual. Posteriormente, realizamos mais um curta-metragem, Ausente, já em 2009. Este filme foi finalista do festival Tela Digital, organizado pela TVBrasil``, revelou a vice-campeã de 2008, Márcia Bellotti, uma das participantes do workshop de 2008.






EMAIS






- As inscrições podem ser feitas através do site oficial do festival (www.clarocurtas.com.br) até o dia 30 desse mês. Os filmes para serem inscritos, devem ser produzidos nos formatos AVI., MPEG., MOV., WMA. ou 3GP, tendo até 5MB. A resolução mínima é de 120 x 160 pixels, enquanto a máxima de 320 x 240 pixels.






- A parceria do Instituto Claro com o MinC proporcionou também oficinas de vídeo o foto em Minas Gerais, Bahia e Pará. Foram 120 mineiros de Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ouro Preto. Enquanto isso, 86 baianos produziram mais de 200 fotografias e cerca de 60 curtas metragens. Já no Pará as oficinas acontecem até abril.






- No site oficial do Claro Curtas (www.clarocurtas.com.br), além de informações adicionais e a possibilidade da inscrição dos vídeos, os minguias estão disponíveis para download e vídeos educativos podem ser vistos, explicando algumas técnicas de vídeo e dando dicas de produção.

Nenhum comentário: