Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O PASSE E O GOL

Marca a estréia na literatura infantil de Juca Kfouri, um dos mais importantes jornalistas do país. E o tema só poderia ser o que ele gosta, escreve, fala e discute todo dia: futebol.
– Foi o texto mais difícil que escrevi até hoje. O que mais me exigiu e deu trabalho. Escrevi e reescrevi várias vezes, sempre com a sensação de que não estava bom. Nunca pensei que escrever para crianças fosse tão difícil.
O Passe e o Gol; conta a história dos gêmeos Joãozinho e Marinho, que são amigos pra valer, para o que der e vier. Companheiros o tempo todo, menos quando o assunto é futebol.. Aí o bicho pega, não tem acordo. Porque Marinho prefere fazer o passe e Joãozinho adora marcar gols e se vangloriar de sua capacidade de ser artilheiro. Por isso humilha o irmão. Até que um dia vão disputar o campeonato escolar jogando no mesmo time, o Preto e Branco Futebol Clube, que tem entre seus adversários o temido Mascarados Futebol Clube. Será que nessa hora os irmãos vão se entender?

 
Release

Os irmãos gêmeos Joãozinho e Marinho se dão muito bem, menos quando o assunto é futebol. Joãozinho joga como atacante e faz muitos gols, o irmão joga no meio campo, tem a função de armar as jogadas. O problema de Joãozinho é não saber ganhar, se vangloria de ser artilheiro e menospreza o irmão. Seus pais tentam mostrar que esse comportamento não é correto, mas ele se recusa a entender.
O conflito sofrerá mudanças radicais quando são convocados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Na final do campeonato entre Preto e Branco Futebol Clube e Mascarados Futebol Clube, muitas surpresas acabam acontecendo. Todas favorecem a atuação de Marinho, e mostram a Joãozinho a importância da união do grupo para o sucesso da turma


Texto Original: Juca Kfouri

Adaptação, Encenação e Direção: Laerte Asnis.

Teclado e Direção Musical: Valéria Peres

Assistentes de Direção: Gabriel Zissi e Yuri Peres Asnis

Duração: 45 minutos



Mais informações  e fotos:

 

O tema futebol favorece a compreensão de um vocabulário simples, com informações que compõem o universo infantil em relação ao esporte. E o esporte, especialmente o futebol, desde cedo integra a vida da criança.


O Passe e o Gol propõe discutir o relacionamento entre irmãos, no caso irmãos gêmeos, e a rivalidade tão comum entre eles. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? Isso permite refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, para que o projeto coletivo seja bem sucedido.  A partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão tão presente no cotidiano infantil que é saber ganhar e saber perder. Sugere, ainda, a exploração de temas como o respeito pelas diferenças, o companheirismo e a união.   


A peça “O PASSE E O GOL” já foi encenada nas seguintes instituições:

Colégio Ofélia Fonseca/São Paulo/SP
Projeto BiblioSESC/Sã o Paulo/SP
SESC Itaquera/São Paulo/SP
SESC Interlagos/Sã o Paulo/SP
SESC Taubaté/SP
SESC Santos/SP
SESC Santo André/SP
Ong Beija Flor/Diadema/ SP
Biblioteca Monteiro Lobato/São Paulo
Associação Monte Azul/São Paulo/SP
Livraria da Vila/São Paulo/SP
Livraria Cortez/São Paulo/SP
Espaço 7/Contribuinte da Cultura/São Carlos/SP
Espaço Cultural CPFL/Campinas/ SP
Universidade Federal de São Carlos/SP
 

Nenhum comentário: