Minha lista de blogs

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA

                                                II Conferência Nacional de Cultura







Estão marcadas para janeiro as assembleias estaduais setoriais de Livro, Leitura e Literatura, instância de articulação local para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC). Os objetivos são: avaliar o Plano Nacional de Livro e Leitura; eleger três delegados da sociedade civil e obter a indicação da Secretaria de Estado da Cultura para delegado para a Pré-Conferência de Livro, Leitura e Literatura; e propor estratégias do setor, baseadas nos eixos temáticos da II CNC. As datas das reuniões são as seguintes: dia 19, Rio de Janeiro e Pará; dia 21, São Paulo; dia 25, Santa Catarina; dia 26, Paraná; e dia 28, Rio Grande do Sul e Acre. Clique aqui para acessar o site do Conselho nacional de Política Cultural e aqui para acompanhar as notícias no blog da CNC.






                                                    PNLD 2012






Já está disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o edital para inscrições no processo de avaliação e seleção de livros didáticos destinados aos alunos do ensino médio. O cadastramento de editores e pré-inscrição das obras didáticas pode ser feito até o dia 12 de abril e a entrega das obras e da documentação acontece entre 3 e 7 de maio. Serão avaliados e selecionadaos títulos para os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol). Clique aqui para acessar o edital.






                                           Livro de Rua






Transformar o Rio de Janeiro em uma grande biblioteca sem teto nem paredes é a grande ambição do Livro de Rua , projeto que integra o Eixo 1 (Democratização do Acesso) do PNLL. “Libertando” livros em locais públicos, seus integrantes esperam que eles sejam novamente “soltos” após a leitura, criando assim uma “corrente de livros libertos”. O processo funciona assim: os “livros libertos” possuem uma numeração de ordem e são registrados no site www.livroderua.com.br quando encontrados. Uma carta explica ao leitor os cuidados com aquele exemplar, além de instruções de como encontrar e liberar livros. Além de incentivarem o empréstimo anônimo de livros, os voluntários também promovem debates, apresentações, exposições e saraus literários.






                                       Oficina de Leitura e Criação Literária






Em Rio Claro, interior de São Paulo, a vertente terapêutica da leitura é trabalhada junto ao público da terceira idade em projeto que integra o Eixo 2 (Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores) do PNLL. A Oficina de Leitura e Criação Literária conta com exposições teóricas e dinâmicas práticas, trabalhando crônicas, contos, poemas e novelas. Após os autores serem apresentados aos alunos e discutidos as obras, os alunos escrevem seus próprios textos dentro da temática proposta. Textos que são lidos para toda a classe e então também analisados. Ao final do semestre, é realizado um sarau com os autores estudados e dos alunos, além do lançamento de um livro artesanal. Além disso, os depoimentos dos alunos da terceira idade sobre a importância da leitura em suas experiências de vida são usados junto às gerações mais novas.






                                    Sancionado o Simples da Cultura






O final de 2009 reservou uma boa notícia a artistas e produtores culturais: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que enquadra produções cinematográficas, artísticas e culturais no regime de tributação para Micro e Pequenas Empresas. Conforme registra o site do Ministério da Cultura, “na prática, isso vai permitir que, a partir de 2010, trabalhadores do setor cultural passem a pagar uma alíquota mínima de 6%, em vez dos atuais 17,5%. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, página 1), desta terça-feira, 29 de dezembro.”






                                            Melhor sorte em 2010






Em primeira edição do ano, a Publishers Weekly faz um levantamento dos dez grandes acontecimentos editoriais de 2009 e analisa as perspectivas para 2010. Com o título Better luck next year , a matéria inicia afirmando que terminou uma década difícil e deixa em aberto a questão se estamos assistindo ao começo do fim do mercado editorial norte-americano ou um novo começo.






                                                     Depois dos e-books, os tablets






O mês de janeiro deve marcar um novo capítulo na história das publicações eletrônicas, já que tanto a Apple quanto a Microsoft mostrarão suas mais recentes crias tecnológicas. Da primeira, aguarda-se um dispositivo tablet sensível ao toque destinado à leitura de textos digitais, navegação na internet e exibição de vídeos. Aparelho que concorreria diretamente com o Kindle, da Amazon. E a empresa fundada por Bill Gates também “prepara um aparelho touch screen e capacidades de e-reader, que seria apresentado na Consumer Electronics Show (CES), que acontece em Las Vegas nesta semana”.






                                              São Luiz do Paraitinga






As chuvas que devastaram São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, desalojando milhares de pessoas e causando danos a centenas de edifícios históricos, também afetaram a biblioteca da cidade. Informa o site G1 : “Já da biblioteca, que ficava em frente à igreja matriz, pouco restou. Da rua, é possível ver que várias paredes vieram abaixo e os livros foram danificados – estão em meio aos entulhos e à lama que apareceu depois que a área secou.”





Nenhum comentário: