Minha lista de blogs

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tão bons que viram livros

Tão bons que viram livros



Estado de Minas - Frederico Bottrel






Depois de Yaoni Sanchéz, a polêmica cubana que transformou seu blog Geração Y em livro, e do escritor português José Saramago, cujas linhas inicialmente destinadas à web foram parar na publicação impressa O caderno, a nova moda se consolidou: blog que vira livro agora já tem até prêmio para isso. E também editora própria. Trata-se da Blog Books, que editou os melhores blogs de 2009, em coletâneas diversas de textos, divididos em 12 categorias, bem à maneira das premiações blogueiras.



A editora é novidade da Singular Digital, que vem, aos poucos, introduzindo um novo conceito de publicação no país. É a impressão sob demanda, nossa versão para o self-publishing. O autor faz um cadastro no site, faz o upload do arquivo com seu livro diagramado e a obra só é impressa e enviada quando algum leitor se interessar em comprar. O livro fica pronto em 20 dias.



É o fim do encalhe nas prateleiras. “As tecnologias de impressão sob demanda e e-books permitem rompimento com o modelo tradicional de publicação de livros em diversos níveis, do mais básico ao mais completo”, defende Newton Neto, diretor executivo da empresa. Para ajudar a movimentar a ideia, surgiu o concurso, que deve se tornar anual, a partir de agora. Os blogs eleitos ganharam tudo a que têm direito os nobres textos que merecem o papel: edição, revisão, diagramação, capa e distribuição nas principais livrarias brasileiras on-line.



Os blogs selecionados foram Pergunte ao urso, de Marcelo Vitorino (entretenimento), Kibe loco, de Antono Tabet (humor), Bichinhos de jardim, de Clara Gomes (quadrinhos), Poltrona, de Ale Rocha (artes e cultura), Planejando meu casamento, de Cíntia Costa (universo feminino), Papo de homem, de Guilherme Valadares e equipe (universo masculino), Dinheirama, de Conrado C. Navarro (negócios), Guanabara.info, de Gustavo Guanabara (tecnologia), Aventuras gastronômicas (gastronomia), Sexto sexo, de Fernanda Lizardo (sexo), Vi o mundo, de Luiz Carlos Azenha (política), e, o mais votado de todas as categorias, Mensagens e testemunhos, o livro do blog de Salette Ferreira (religião).




Além desses, a editora lança o livro de Deu no blogão, um dos blogs mais polêmicos de 2009. Espaço de desabafos do novelista Aguinaldo Silva, o endereço chega a ter quase três mil comentários por post.






Em busca dos blogs impressos


www.blogbooks.com.br


www.lojasingular.com.br/blogbooks.html

Nenhum comentário: