Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Academia Internacional de Cinema e SESC-SP promovem palestras

Academia Internacional de Cinema e SESC-SP promovem palestras

Cultura e Mercado - Carina Teixeira



Até 05 de fevereiro, a Academia Internacional de Cinema promove uma série de cinco encontros direcionados aos estudantes da escola, com uma cota de cadeiras oferecidas gratuitamente ao público interessado, que poderá retirar senhas no local. A iniciativa visa aproximar os alunos da experiência de profissionais atuantes no mercado cinematográfico e promover um debate sobre o fazer cinema. Já o CineSESC promove encontros com cinestas durante os meses de janeiro e fevereiro.



As palestras serão realizadas na Academia Internacional de Cinema (Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142 – Higienópolis – próx. ao metrô Marechal Deodoro), em São Paulo (SP), até o dia 05 de fevereiro. Os interessados devem retirar senhas para entrada no evento a partias das 17h30.



O evento é gratuito e a programação completa pode ser conferida abaixo. Para mais informações ligue (11) 3826-7883.



Programação Academia Internacional de Cinema:



Dia 1/02

18h às 19h30– Abertura do evento e palestra sobre cinema latino americano com o mexicano Aarón Fernández, professor da AIC, e diretor do premiado Partes Usadas.



19h30 – Luiz Villaça fala sobre sua carreira e seu último filme O Contador de Histórias



Sobre Luiz Villaça - Diretor de teatro e TV, estreou como cineasta aos 33 anos com o longa metragem Por Trás do Pano (1999). O filme, ambientado nos bastidores da montagem de um espetáculo teatral e protagonizado pela atriz Denise Fraga, obteve os prêmios de melhor direção, atriz e júri popular do Festival de Gramado. Nascido em São Paulo em 1966, até os anos 1990 foi basicamente diretor de teatro em São Paulo. Na televisão, realizou diversos programas para a Rede Globo, entre eles Retrato Falado. Em 2003 dirigiu seu segundo longa-metragem, Cristina Quer Casar, comédia romântica estrelada e produzida por Denise Fraga, co-produzida e lançada pela Fox Film do Brasil. Em 2009, recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular no II Festival Paulínia de Cinema com o longa-metragem O Contador de Histórias (2009), que também recebeu o prêmio especial do júri.



Dia 2/02

18h às 19h30 – Exibição de documentários produzidos pelos alunos do curso de Documentário da AIC e conversa com Júlio Wainer e Ilana Feldman, respectivamente colaborador e coordenadora do curso de Documentário



19h30 – Exibição de filme Janela da Alma e bate-papo com o diretor João Jardim.



Sobre João Jardim - Graduado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, no início de sua carreira trabalhou como assistente de direção em longas metragens, e editor de minisséries para TV. Em 2002 realizou seu primeiro longa metragem, Janela da Alma, que permaneceu em cartaz por 48 semanas e foi assistido por 150 mil espectadores. Conquistou oito prêmios, entre eles o da Mostra Internacional de Cinema de SP. Em 2006 repetiu o sucesso de público e crítica com Pro Dia Nascer Feliz, agraciado com 10 prêmios – incluindo o de Melhor Documentário na Mostra de São Paulo e 3 entre os mais importantes do Festival de Gramado. Em 2008 co-dirigiu o documentário Lixo Extraordinário, sobre a vida e a obra do artista brasileiro Vik Muniz – uma co-produção do Brasil com a Inglaterra que se encontra em fase de finalização. Entre 2006 e 2009 João Jardim assinou a direção de quatro programas da série Por Toda a Minha Vida, da TV Globo, 2 dos quais foram indicados ao Prêmio Emmy Internacional de Melhor Programa de Arte.



Dia 3/02

18h00 às 19h30– Bate-papo com André Schütz, coordenador de produção da AIC, sobre a produção de curtas metragens na AIC e exibição de curtas produzidos por alunos do curso Técnico em Direção Cinematográfica – Filmworks



19h30 – Bate-papo com José Eduardo Belmonte sobre sua última produção Se Nada Mais Der Certo.



Sobre José Eduardo Belmonte - Nascido em São Paulo em 1970, mudou-se para Brasília quatro anos depois. Lá, formou-se em cinema pela Universidade de Brasília. Fez seu primeiro curta metragem, Três (1995), sob orientação de Nelson Pereira dos Santos. Ainda no formato curta, seguiram-se 5 filmes estrangeiros (1997), Tepê (1999) – prêmio do público nos festivais de Brasília, Gramado e Vitória, Dez Dias Felizes (2002) e Um Trailer Americano (2002). Em 2003, estreou em longa com Subterrâneos, filmado inteiramente no Conic, um conjunto de prédios em Brasília. Em 2005, lançou A Concepção no Festival de Brasília. Feito em parceria com a produtora Olhos de Cão, de Paulo Sacramento, o filme ganhou os prêmios de melhor trilha sonora e montagem. No Festival de Brasília de 2007 apresentou seu terceiro longa metragem, Meu Mundo em Perigo. Em 2008, seu quarto longa, Se Nada Mais der Certo, levou os prêmios de melhor longa de ficção e de melhor atriz do Festival do Rio daquele ano. Em 2009, o filme recebeu os prêmios de melhor filme, roteiro e ator no 19º Cine Ceará.



Dia 4/02

A partir das 18h00 – Exibição do premiado Gigante, e debate com seu diretor, o argentino Adrián Biniez.



Sobre Adrián Biniez - Argentino, é ator, roteirista, diretor e músico. Como ator, participou do filme Whisky de Rebella-Stoll, 2004. Atuou como roteirista para a Produção de Filmes Taxi Company, tornando-se co-autor da série de TV El Fin Del Mundo – FONA Award 2005. Em 2005, juntamente com Rebella – Stoll, escreveu o roteiro do curta metragem Bien No Sé, parte de um projeto para a UNICEF Uruguai. Alguns meses mais tarde, roteirizou e dirigiu 8 Horas, um curta metragem em que trabalhou com Control Z Films, a produtora que iria desenvolver o projeto de seu primeiro filme: Gigante, que foi selecionado para o Talent Campus Buenos Aires, e para a oficina de desenvolvimento de script na Fundación Carolina em outubro-dezembro, em Madri, Espanha.



Em 2006, Gigante foi selecionado para Produire au Sud Buenos Aires e para o LBA em Locarno, durante o Festival de Locarno. Em 2006, 8 Horas ganhou o prêmio de melhor curta de Buenos Aires Independent Film Festival (BAFICI) e o prémio para a Melhor curta metragem do Uruguai no Festival de Cinema de Montevidéu. 8 Horas foi escolhido por vários festivais de curta metragem de São Paulo (Brasil), Best Short Film Festival (França) e Gijon (Espanha). Em 2009 Gigante, ganhou o Urso de Prata em Berlim e o Kikito de melhor roteiro e crítica em Gramado.



Dia 5/02

18h00 às 19h30 – Bate-papo com os diretores Cristiano Burlan e Cláudio Gonçalves, professores da AIC, sobre a produção de longas metragens sem o uso de leis de incentivo



19h30 – Roberto Moreira fala sobre sua experiência como diretor e seu mais recente filme Quanto Dura o Amor?



Sobre Roberto Moreira - Seu primeiro filme, o longa metragem, Contra Todos, foi selecionado para o Panorama do Festival de Berlim 2004, ganhou o Silver Firebird Award do Festival de Hong Kong e Melhor Filme nos Festivais de Recife, Rio, Natal e Santa Maria da Feira, além de outros 22 prêmios nacionais e internacionais. É professor de roteiro no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP. Dirigiu e escreveu diversos curtas metragens com participação nos festivais de Locarno, Goteborg, Oberhausen, Brasília e Gramado. Na Itália, fez estágio na Fabrica, instituição do grupo Benetton voltada para pesquisas na área de comunicação. Dirigiu os episódios A Fila, da série Cidade dos Homens – selecionado para o Banff World Television Awards 2007 na categoria Continuing Series – Nem Tudo é Relativo, da série Antônia, produzida pela O2 Filmes para a Rede Globo de Televisão. Em 2010 lançou seu segundo longa metragem, Quanto Dura o Amor?



Bate papo no CineSESC



Como parte da comemoração dos 456 anos, diretores brasileiros cujos projetos tiveram a cidade como cenário, contam suas visões de São Paulo utilizando-se de imagens ou filmes que marcaram suas vidas. Em um bate papo aberto com o jornalista Christian Petermann, os cineastas Hector Babenco, Tata Amaral, Ugo Giorgetti, Laís Bodanzky, Carlos Reichenbach, Anna Muylart, Zé do Caixão, entre outros, falam da importância da cidade em sua obra e relembram histórias de suas produções.



O bate papo será realizado no CineSESC (Rua Augusta, 2.075 – Jd. Paulista), durante os meses de janeiro e fevereiro, sempre às 19h30 das segundas, terças e quartas-feiras. O evento é gratuito. Para mais informações ligue (11) 3087-0500

Nenhum comentário: