Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Alagoas é destaque no Prêmio Culturas Populares

Alagoas é destaque no Prêmio Culturas Populares

Alagoas 24horas -



Foi publicada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União, a lista dos selecionados no Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC). Dos 195 vencedores, Alagoas emplacou 13 nomes entre mestres e representantes de grupos e comunidades.



O número é expressivo. Para se ter uma idéia, na categoria Mestres, região Nordeste, Alagoas ficou atrás apenas da Bahia. Teve a mesma representatividade de Pernambuco e Maranhão, e ultrapassou os demais Estados. Esse desempenho foi possível também pela atuação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).



Dos quatro mestres vencedores, três inscreveram-se no concurso por meio do órgão. Confira os nomes dos alagoanos reconhecidos: José Leonídio da Silva (Zé da Pocilga), Juvêncio Joaquim dos Santos (Mestre Juvêncio), Antides Rodrigues de Lima (Antides da Rabeca) e José Tenório dos Santos (Mestre José Tenório). Lista dos grupos segue abaixo.



Os 195 prêmios, de R$ 10 mil cada, foram distribuídos entre 60 mestres e 135 integrantes de grupos/comunidades formais e informais. A Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do MinC concederá ainda um prêmio especial à Mestra Dona Isabel (ceramista do Vale do Jequitinhonha), homenageada nesta Edição do Prêmio Culturas Populares.



O Prêmio teve 2.833 iniciativas inscritas, 2.308 das quais foram habilitadas. As iniciativas vieram de todo o país, sendo assim distribuídas: 51% da região Nordeste, 30% do Sudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação à categoria, 1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidades informais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.



Os premiados foram escolhidos por uma Comissão de Seleção, composta por 32 membros e formada por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC, que esteve reunida entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Brasília.



A Comissão avaliou, individualmente, todas as propostas apresentadas pelos candidatos habilitados no concurso, utilizando critérios de pontuação e avaliação de quesitos de acordo com cada categoria. Cada proposta foi avaliada por, no mínimo, dois membros da Comissão.



Vencedores de Alagoas



Categoria Mestres



José Leonídio da Silva (Zé da Pocilga)



Juvêncio Joaquim dos Santos (Mestre Juvêncio)



Antides Rodrigues de Lima (Antides da Rabeca)



José Tenório dos Santos (Mestre José Tenório)



Categoria Grupos



Limoeiro de Anadia - Quilombo de Limoeiro



Banda de Pífanos Esquenta Muíe - DVD Esquenta Muié – 30 anos de Pífanos em Alagoas



Santo Amaro - Banda de Pífano Cultura Populares 2009



Comunidade de Bairro Vermelho - Pastoril Santa Maria Madalena



Baianas Virgem dos Pobres - Virgem dos Pobres*



Comunidade Pé Leve - Reisado Santa Luzia



Pagode Tira Teima - Pagode Tira Teima



Mimo do Céu - Guerreiro Vielense Mimo do Céu



Banda de Pífano Santo Antônio - Banda de Pífano Santo Antônio



Fonte: Assessoria/Secult

Nenhum comentário: