Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PLANO NACIONAL DE LIVRO E LEITURA N°192

                                    Conferência Nacional de Cultura



Continua a fase preparatória para a Pré-Conferência Setorial de Livro, Leitura e Literatura. Já foram realizadas 16 Assembleias Setoriais Estaduais, que mobilizaram em torno de 800 pessoas. Os participantes avaliaram os eixos do Plano Nacional de Livro e Leitura, apresentaram propostas por eixo temático da II Conferência Nacional de Cultura e elegeram seus delegados. Acompanhe as assembleias pelo Blog da II Conferência Nacional de Cultura.



                                     Assembleia Setorial no Fórum Mundial Social



A institucionalização do PNLL foi destacada na Assembleia de Livro e Leitura do Rio Grande do Sul, realizada em Canoas. A atividade integrou um dos 230 debates promovidos como parte da programação do Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre. Para o diretor do Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba, “a elaboração do PNLL proporcionou um discurso mais qualificado em torno do tema, o que gerou aumento expressivo no orçamento do Programa Mais Cultura direcionado às ações de livro e leitura”. Já o secretário de Cultura de Canoas e ex-coordenador de Livro e Leitura do MinC, Jefferson Assumção, ressaltou a importância de “assumirmos a tarefa de transformação do Brasil como uma sociedade leitora”. Durante a Assembleia de Livro e Leitura – que contou, ainda, com a participação do secretário executivo do PNLL, professor José Castilho Marques Neto, e do diretor do Centro de Programas Integrados da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Tadeu Di Pietro – também foram eleitos os três delegados que representarão o estado na etapa setorial. Leia mais .



                                                     Modernização de bibliotecas



O Ministério da Cultura informa que foi prorrogado o prazo para inscrições no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Prefeituras de municípios com até 20 mil habitantes podem encaminhar propostas até o dia 10 de fevereiro. Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à internet banda larga.



                                             Morre J.D. Salinger



J.D. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio, morreu aos 91 anos. Como lembra o jornal O Estado de S. Paulo, o escritor “desde 1953 vivia isolado, por vontade própria, em sua casa em Cornish”, New Hampshire (EUA). Leia mais sobre Salinger na seção Favoritos deste boletim.



                                       Morre Tomás Eloy Martínez



Outro escritor que faleceu nos últimos dias foi Tomás Eloy Martínez, autor, registra o PublishNews, do “livro argentino mais traduzido de todos os tempos, Santa Evita, e um dos principais jornalistas de sua geração”. Eloy Martínez tinha 75 anos e morreu em Buenos Aires, vítima de câncer. Em 2002, recebeu o prêmio Alfaguara de melhor romance por El vuelo de la reina. Em 2009, o jornal El País conferiu-lhe o prêmio Ortega y Gasset de jornalismo por toda a sua trajetória profissional.



                                     Textos digitais



Após os e-books provocarem muitos debates e incertezas no mercado editorial, começam a surgir novos leitores de texto digital. O mais badalado é o iPad da Apple, que é também computador, videogame e tocador de música e vídeo. Reportagem da Reuters publicada no G1 começa dizendo que “as editoras têm grandes esperanças de que o muito aguardado computador tablet da Apple atraia novos leitores e reforce sua receita, mas poucas esperam que ele reverta por si só a queda de um setor em crise”. A Apple lançou também uma livraria virtual, a iBook Store , que será totalmente integrada ao iPad. Conforme registra a MacWorld , Steve Jobs disse que cinco das maiores editoras norte-americanas – Penguin, HarperCollins, Simon & Schuster, Macmillan, e Hachette Book Group – terão obras na loja.



                                     Barco a vapor - errata



As inscrições para o 6º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil continuam até o dia 19 de fevereiro (e não dia 12 como equivocadamente publicamos na edição 190 deste Boletim). Concorrem originais inéditos que se encaixem em uma das quatro séries da coleção. Além da publicação do livro, o vencedor recebe, no ato da assinatura do contrato de edição, R$ 30 mil como adiantamento de direitos autorais.



                                         Curso para mediador de leitura



A Universidade Aberta do Brasil oferecerá, no primeiro semestre de 2010, 2.890 vagas para o curso de formação continuada de mediadores de leitura. Podem se inscrever professores das redes públicas de educação básica. Segundo o portal Capes , os temas a serem abordados são linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais, textos literários e como trabalhar a leitura com diversos públicos – crianças, jovens, adultos e idosos.



                                                     Cardó volta para a Espanha



O executivo Andrés Cardó, colaborador ativo do PNLL desde o seu início, está deixando o país para assumir, em Madri, o cargo de diretor de desenvolvimento corporativo, comercial e marketing do Grupo Prisa. Cardó, que foi vice-presidente da Abrelivros e comandou a estruturação do Grupo Santillana no Brasil, teve papel destacado em ações como a criação do Prêmio Vivaleitura e no debate sobre a desoneração do livro.



                                      Casa de las Americas



Nelida Piñon foi a vencedora do prêmio Casa de las Americas 2010 na categoria Literatura Brasileira com O aprendiz de Homero. Nas categorias poesia, teatro e literatura caribenha em inglês ou creóle, os ganhadores foram o argentino Bruno Di Benedetto, a salvadorenha Jorgelina Cerritos e a trinitense Jennifer Rahim. Segundo o Prensa Latina, o livro de Nelida, para os jurados, se constitui em “uma defesa radical da arte de criar em uma língua, a portuguesa, valores e processos universais a partir de um amplo espectro literário que abarca da Bíblia e Homero a Machado de Assis, passando por Shakespeare, Joyce e Cervantes”.



Nenhum comentário: