Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de março de 2010


CLAUDIO HANDREY DIRETOR DE PEÇAS DE SUCESSO COMO: SURTO (GRANDE SUCESSO DE 2004 A 2010) COMO O DIABO GOSTA(com Thiago Fragoso), O GUARANI(com Samara Filippo e Emilio Orciolo Netto), PORCOS COM ASAS(Com Murilo Rosa e Ganhador de 14 Premios Incluindo melhor Diretor) E PERDOA-ME POR ME TRAÍRES (Sucesso de Público e Crítica no festival de Curitiba em 2009), ENTRE OUTROS.
CLAUDIO HANDREY VEM MINISTRANDO ESSE CURSO SOBRE NÉLSON RODRIGUES DESDE 2000, QUANDO SE TORNOU UM GRANDE ESTUDIOSO DE SUA OBRA POR SER UM GRANDE AMANTE DE SEU JEITO DE MOSTRAR O COTIDIANO DE UMA FORMA TÃO PECULIAR.


OBS:CRÍTICA DE “PERDOA-ME...”na folha seguinte


Falando um pouco sobre nosso amado Nelson Rodrigues.

O teatro entrou na vida de Nelson Rodrigues por acaso. Uma vez que se encontrava em dificuldades financeiras, achou no teatro uma possibilidade de sair da situação difícil em que estava. Assim, escreveu "A mulher sem pecado...", sua primeira peça. Segundo algumas fontes, Nelson tinha o romance como gênero literário predileto, e suas peças seguiram essa predileção , pois as mesmas são como romances em forma de texto teatral. Nelson é um originalíssimo realista. Não é à toa que foi considerado um novo Eça. De fato a prosa de Nelson era realista e, tal como os realistas do século XIX, criticou a sociedade e suas instituições, sobretudo o casamento. Sendo esteticamente realista em pleno Modernismo, Nelson não deixou de inovar tal como fizeram os modernos. O autor transpôs a tragédia grega para o sociedade carioca do início do século XX, e dessa transposição surgiu a "tragédia carioca", com as mesmas regras daquela, mas com um tom contemporâneo. O erotismo está muito presente na obra de Nelson Rodrigues, o que lhe garante o título de realista. Nelson não hesitou em denunciar a sordidez da sociedade tal como o fez Eça de Queirós em suas obras. Esse erotismo realista de Nelson teve sua gênese em obras do século XIX, como "O Primo Basílio",e se desenvolveu grandemente na obra do autor pernambucano. Em síntese, Nelson foi um grande escritor, dramaturgo e cronista, e está imortalizado na literatura brasileira.

Teatro

Nélson Rodrigues escreveu dezessete peças teatrais. Sua edição completa abrange quatro volumes, divididos segundo critérios do crítico Sábato Magaldi, que agrupou as obras de acordo com suas características, dividindo-as em três grupos: Peças psicológicas, Peças míticas e Tragédias cariocas.

Esse curso tem a objetivo de colocar nossos atores em contato com os textos do nosso “Shakespeare”, Nelson Rodrigues, fazendo com que os mesmos possam dar valor ao que “temos em casa”! Ou seja, um dramaturgo da importância de Nelson Rodrigues, BRASILEIRO, SIM! E mais, CARIOCA!. Esse ano faz 30 anos de sua morte e nada melhor do que relembrar suas peças nesta oficina que será realizada numa grande instituição de outro grande ícone do nossa cultura cinematográfica, Glauber Rocha!


PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA DO CURSO: PALESTRA COM UM ARTISTA CONVIDADO.
AQUECIMENTO CORPORAL, EXERCÍCIOS EM CIMA DOS TEXTOS E CRÔNICAS.

ESTUDO DAS CENAS RODRIGUEANAS

CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CENAS

ENSAIO GERAL DAS CENAS CRIADAS OU ESQUETES

MONTAGEM DE UM TEXTO DE NÉLSON NO FINAL DO CURSO (a escolha dos alunos).



FAIXA ETÁRIA: ACIMA DE 16 ANOS



PERIODO: 18 DE ABRIL A 19 DE DEZEMBRO DE 2010



HORÁRIO: DOMINGOS DAS 14H AS 18H.



VALORES: R$250,00 MENSAIS



INFORMAÇÕES: CARLOS VIEIRA



PELOS TELEFONES: (21) 7829-7753 OU 8755-8753



carlosveranai@ gmail.com







OBS.: No término do curso o certificado de frequência será fornecido ao aluno que cumprir no mínimo 75% de sua carga horária e mais um DVD (com custo adicional de edição de cenas do curso)

Nenhum comentário: