Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de março de 2010

Edição 2010-2012 do projeto Rumos abre inscrições em quatro

Edição 2010-2012 do projeto Rumos abre inscrições em quatro

Correio 24h - Dóris Miranda



Um dos mais conceituados programas de estímulo e difusão da produção artística e intelectual do país, o RumosItaú Cultural, edição 2010-2012, anunciou na terça-feira (2) as inscrições para trabalhos em suas quatro áreas de expressão: música, literatura, artes cênicas e pesquisa. A cerimônia de lançamento aconteceu na sede do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, com anúncio de novidades nas categorias de artes cênicas (que conta com edital de teatro, além de dança) e música (agora com duas novas possibilidades, coletivo de músicos e artista infantil).



Inscrições



Desde a criação do programa, já foram mais de 20 mil projetos inscritos, com realização de cerca de 900 vindos de todos os cantos do país. Interessados em aumentar a lista do Itaú Cultural podem obter informações sobre os editais no site www.itaucultural.org.br/rumos. Foram abertas as inscrições nesta quarta-feira (3) e seguem até 30 de junho(com exceção de Literatura, que encerra em 31 de julho).



Após o lançamento, equipes vão sair em viagem pelas capitais do país para divulgar as especificidades dos quatro novos editais, além de debater a produção local. A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas mais um representante do Itaú Cultural. Os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2010.



Projeto lança seu primeiro edital para teatro

Pela primeira vez em 13 anos de atividade, o programa Rumos do Itaú Cultural abriu edital para teatro. Isso porque, até então, a categoria artes cênicas só tinha espaço para a dança. A ideia nasceu de uma série de encontros de incentivo ao teatro com várias companhias do país. “Daí, tive um retrato claro de que o Rumos Teatro sairia exatamente desses momentos”, diz Sônia Sobral, gerente de artes cênicas, núcleo que abrange dança e teatro.



Esse início fez com que o objetivo do edital seja promover um intercâmbio entre profissionais de teatro de todo o país em atividades que podem ou não gerar montagens cênicas. O único pré-requisito é que desenvolvam trabalhos com temas em comum, comprovados em pesquisas realizadas nos últimos quatro anos. Para serem aceitos, os projetos só valem se tiverem sido feitos a quatro ou mais mãos. “Esse edital parte da troca de informações, da identificação de pontos em comum que um grupo tem com o outro. Estou muito confiante de que isso dá certo”, explica Sobral.



As inscrições estão abertas também para criadores estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de três anos e que tenham carreira desenvolvida por aqui. Não há limites para o número de pessoas que integram os grupos. As dez propostas de compartilhamento selecionadas terão que manter um blog por, no mínimo, seis meses, onde farão o registro das atividades. Além disso, devem ter, pelo menos, dois encontros presenciais. O resultado da pesquisa será apresentado em 2011.

Nenhum comentário: