Minha lista de blogs

quinta-feira, 18 de março de 2010

Festival de cinema e vídeo movimenta a Chapada Diamantina

Festival de cinema e vídeo movimenta a Chapada Diamantina

Secretaria de Cultura da Bahia -



Com a finalidade de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de longa, curta e média metragens, documentais, de ficção ou animação, com temática sócio-ambiental, produzidas nas Américas, será realizada nos dias 24 a 27 de março, a terceira edição do Festival Americano de Cinema e Vídeo Sócio-Ambiental de Iraquara (III Fasai), na Chapada Diamantina - Bahia.



O festival vem valorizar o audiovisual e contribuir para a formação de público específico para obras que estão fora do circuito comercial, ampliando os canais de difusão e aproximando os povos das Américas, trazendo nomes de cineastas de referência do cinema alternativo.



Além disso, possibilita, através dos recursos artísticos e das narrativas inovadoras, que o cinema e o vídeo tornem-se instrumentos de difusão da realidade sócio-ambiental da localidade conhecida como "cidade das grutas" - por concentrar o maior número de grutas da América Latina e ser alvo de intenso fluxo por parte do Turismo Ecológico.



"As obras são capazes de potencializar os debates, envolvendo de forma plena a sociedade na reflexão a respeito da situação de deteriorização do ser humano atualmente e no movimento de conscientização para preservação do planeta", destaca Wilmar Ferraz, organizador geral do III Fasai.



A programação também envolve oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes, oficinas como a de Horta Comunitária, além da premiação às melhores obras que concorrem no festival a seis tipos de troféus, podendo ser concedidas ainda menções honrosas e outras premiações.



O evento é uma realização da prefeitura de Iraquara, com o patrocínio do Governo Federal através da Lei Rouanet, apoio do Governo do Estado da Bahia e parceria da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema). Outra proposta do III Fasai é ultrapassar os quatro dias de eventos através da consolidação de ações na comunidade voltadas para a prática do Turismo responsável, e da sensibilização da população local.



O III Fasai tem o selo Carbono Zero, com a proposta de repor, através do plantio de mudas, as perdas de Carbono por conta das queimas ocorridas por causa da realização do evento.



FILMES - De acordo com a curadoria do III FASAI Cine Vídeo, para a edição deste ano, foram selecionados cinco longas, sete médias e nove curtas metragens. Para a premiação foi constituído um júri internacional com cinco membros de destacada atuação audiovisual, social e ambiental e serão concedidos os seguintes prêmios oficiais:



1. Troféu CIDADE DE IRAQUARA para o maior destaque entre as obras apresentadas;



2. Troféu PRATINHA para o melhor longa metragem;



3. Troféu GRUTA LAPA DOCE para a melhor média-metragem;



4. Troféu GRUTA TORRINHA para a melhor curta-metragem;



5. Troféu BEIJA-FLOR DE GRAVATA para melhor produção de acordo com o Júri Popular formado pela platéia na sala de projeção;



6. Troféu GLAUBER ROCHA para melhor produção de acordo com os jornalistas presentes no festival;



CINEMA BRASILEIRO E BAIANO - A programação do III Fasai também envolve a Mostra Paralela do Cinema Brasileiro e curtas baianos. Um dos destaques será o lançamento do vídeo "Imagine in Bahia", do diretor Caó Cruz. A obra, com duração de 5 minutos, mostra depoimentos de pessoas que viram ou escutaram sobre a passagem do ex-beatle John Lennon por Salvador, no ano de 1971. O vídeo está programado para ser o primeiro a ser exibido no sábado (27).



Dentre os filmes nacionais que serão exibidos no III Fasai encontramos nomes de peso como "Verônica", do diretor Maurício Farias; "Meu Nome não é Johnny", de Mauro Lima; "Romance", de Guel Arraes; "O Homem que Engarrafava Nuvens", de Lírio Ferreira; "Besouro - O Filme", de João Daniel Tikhomioff, entre outros. Veja a lista completa em anexo.



Para conferir a matéria completa acesse:



Nenhum comentário: