Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de março de 2010

Ministerio da Cultura lança a 3º edição do prêmio Cultura Viva

Ministerio da Cultura lança a 3º edição do prêmio Cultura Viva

Itape Digital -



Idealizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec, o Prêmio Cultura Viva tem por objetivo mobilizar, reconhecer e dar visibilidade a práticas culturais existentes em todo o território nacional. Em sua terceira edição, o Prêmio terá como tema Cultura e Comunicação. As inscrições serão abertas a partir da segunda quinzena de abril.



Já a Coleção Viva Cultura Viva integra o projeto de formação do Prêmio Cultura Viva, também patrocinado pela Petrobras, e foi desenvolvida com a proposta de difundir conceitos e promover reflexões sobre questões relacionadas ao campo da cultura em suas diferentes dimensões: o processo criativo, as artes, a participação cidadã, a sustentabilidade, as redes sociais, a cultura digital, a educação, entre outras. A coleção é composta por 11 vídeos com entrevistas e imagens de Pontos de Cultura e seis debates com especialistas como Alcione Araújo, Lala Deheinzelin, Ana Carla Fonseca, Aimar Labaki, Guti Fraga, Antonio Augusto Arantes, TT Catalão, Marcello Dantas, entre outros, realizados entre abril e junho de 2009. Todo o material poderá ser acessado pelo site www.vivaculturaviva.org.br, que também apresenta informações complementares sobre os temas abordados nos vídeos e nos debates.



Prêmio Cultura Viva



O Prêmio Cultura Viva foi criado no ano de 2005, no âmbito das ações que integram o Programa Cultura Viva.



Pautada no tema Cultura e Comunicação, a 3ª edição do Prêmio Cultura Viva busca valorizar iniciativas culturais que estimulem a fluência comunicativa - a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos - e o trabalho colaborativo como condições preciosas para o reconhecimento da influência das práticas culturais no processo de construção de identidades, convivência e desenvolvimento.



Nesta nova edição, poderão se inscrever gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação. Mais informações no site www.premioculturaviva.org.br.



Teia Brasil 2010



O 4° Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais - será realizado entre os dias 25 e 31 de março no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, e contará com a presença de aproximadamente 2.500 Pontos de Cultura, participantes do Programa Cultura Viva e do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura.



Nenhum comentário: