Minha lista de blogs

segunda-feira, 8 de março de 2010

SESC NOVA IGUAÇU RJ



OS ESTONIANOS , texto de Julia Spadaccini, direção de Jorge Caetano, projeto da Cia. Casa de Jorge, com Ana Kutner, Jorge Caetano, Thais Tedesco, Pedro Henrique Monteiro e Ticiana Passos.


A peça Os Estonianos é formada por cinco personagens, todos em situação limite. Há na peça uma atmosfera de desespero freqüente. A peça tem pequenas doses de um humor que é expelido através da identificação dos conflitos contemporâneos. O drama diário desses personagens é apresentado através de diálogos e também imagens conjuntas, com num vídeo clipe, dando a impressão de uma grande teia incômoda que liga todos eles. Cada figura da história trás uma solidão vista de forma diferente.



A peça tem como protagonista um jornalista chamado Pedro ( Jorge Caetano) . O personagem central está enfrentando uma crise da qual ele não tem nenhuma domínio. Sabe que alguma coisa está acontecendo e mudando seu olhar para o mundo, mas não sabe verbalizar o quê para as pessoas a sua volta. Pedro tenta se explicar e tem que lidar com a solidão dessa transição sem volta. Marília ( Ana Kutner ), mulher de Pedro é psiquiatra, tenta de forma reducionista controlar a crise de Pedro lhe dizendo que ele está passando por uma crise de ansiedade generalizada e lhe medica. Fred ( Pedro Henrique Monteiro ), melhor amigo de Pedro, é um economista que começa a desenvolver uma paranóia constante quando percebe que no prédio onde trabalha há 42 câmeras que controlam os funcionários. Fred começa a achar que pelas câmeras os seus superiores verão que ele está infeliz no trabalho e resolve fazer curso de interpretação para TV, para que ele consiga interpretar um sujeito feliz durante 8 horas diárias e não ser mandado embora. Fred, que é economista e tem uma vida completamente afastada de seus próprios desejos, começa a se corresponder pela internet com um Estoniano. Ele se encanta com a Estônia e começa a se programar para morar lá. Uma grande metáfora de como sempre achamos que lá é melhor do que aqui. Suely



( Ticiana Passos ) é uma garçonete que faz entregas no bairro onde trabalha. Numa de suas entregas Suely conhece Pedro que a convida para entrar em sua casa. Depois desse dia, Suely não consegue mais fazer entregas, pois não consegue lidar com o fato de não ser mais convidada para entrar. Lívia (Thais Tedesco) é uma moça solitária que vive freqüentando terapias de grupo. Lívia é tão solitária, que coloca um anuncio no jornal como prostituta para que alguém lhe faça companhia.. Todos os personagens se encontram e vão gradativamente formando um quadro da realidade contemporânea dos jovens na faixa dos trinta anos.





Nenhum comentário: