Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de março de 2010

Salman Rushdie é o segundo nome internacional confirmado para a Flip 2010

Salman Rushdie é o segundo nome internacional confirmado para a Flip 2010

Folha de S. Paulo -



O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie vai participar pela segunda vez --a primeira foi em 2005-- da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), marcada para 4 a 9 de agosto deste ano, em Paraty (litoral do Rio).

Em 1968, o autor formou-se em História no Kings College, em Cambridge. Rushdie tentou a carreira de ator antes de se dedicar à escrita. Ingressou definitivamente na vida literária em 1971.

O polêmico escritor constantemente vira assunto da imprensa sensacionalista por conta de sua instável vida amorosa. Rushdie chegou a receber a fatwa (ordem de morte) do aiatolá Khomeini em 14 de fevereiro de 1989, que o condenava à morte por causa do livro "Os Versos Satânicos".

O romance "Os Filhos da Meia-Noite" lhe rendeu prêmios como o Booker Prize (1981), o Booker of Bookers (1993) e o Best of the Booker (2008). A obra vai passar por adaptação cinematográfica, que será realizada por Deepa Mehta. Já "Os Versos Satânicos" valeu-lhe o Whitbread Prize.

Em parceria com o cineasta Alan Parker, Rushdie pretende adaptar o livro "Harun e o Mar de Histórias" também para a grande tela, mas ao estilo de Harry Potter. Em julho deste ano, o autor vai lançar "Luka e o Fogo da Vida" pela Companhia das Letras.

Nenhum comentário: